domingo, 18 de setembro de 2022

Manifesto de trabalhistas, filiados e dissidentes do PDT apela por voto em Lula no 1º turno

 "Reconhecemos a legitimidade das disputas, mas como Brizola fez em 2002, entendemos conveniente a solução da eleição presidencial em 2 de outubro", diz o documento

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de comício em Belo Horizonte, MG 18/08/2022 (Foto: REUTERS/Washington Alves)

247 - O manifesto de brizolistas e trabalhistas do PDT reforça a campanha pelo voto útil em Lula no primeiro turno. 

O documento tem a assinatura de integrantes e ex-integrantes do PDT, como Luis Carlos Barreto, José Maurício Linhares Barreto e Vivaldo Barbosa.

Leia a íntegra do documento:

Lula lidera disputa presidencial em Cuiabá, diz Ipec

 Pesquisa aponta que Lula lidera a disputa presidencial em Cuiabá com 44% das intenções de voto, contra 31% de Jair Bolsonaro

Lula (Foto: Reprodução)

247 - A segunda pesquisa Ipec realizada em Mato Grosso aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial em Cuiabá, com 44% das intenções de voto, contra 31% de Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa mostra uma virada de Lula na capital, uma vez que na rodada anterior ele registrava 34% da preferência do eleitorado, ante 40% dos que diziam que iriam votar em Bolsonaro. Ainda conforme o levantamento, Simone Tebet (MDB) tem 6% das intenções de voto, Ciro Gomes (PDT), 3%, e Soraya Thronicke (União Brasil), 2%.

Em todo o Estado, Bolsonaro registra 45% das intenções de voto, contra 36% do petista. No comparativo com a rodada anterior, Lula subiu cinco pontos percentuais e Bolsonaro caiu quatro. Ciro oscilou dentro da margem de erro, caindo de 6% para 5%, enquanto Simone Tebet passou de 3% para 4%. Soraya Thronicke e Felipe d’Ávila (Novo) têm 1% cada.

A pesquisa, encomendada pela TV Centro América, ouviu 800 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro em 33 municípios do Mato Grosso. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) sob o número MT MT-07150/2022.

Economia do Brasil cresceu abaixo da média global durante a pandemia, diz estudo

 Estudo elaborado com dados do FMI aponta que o PIB brasileiro 0,59% ao ano entre 2019 e 2021, abaixo da média mundial de 1,54%

(Foto: Agência Brasil - EBC)


247 - A economia brasileira cresceu abaixo da média mundial entre 2019 e 2021. A informação consta de um estudo elaborado pelo economista Sergio Gobetti que aponta que o Produto Interno Brasileiro (PIB) cresceu 0,59% ao ano, abaixo da média mundial de 1,54% registrada durante o período. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o levantamento feito com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) destaca ainda  que o Brasil ocupa a 32.ª posição num ranking de crescimento econômico de 50 países nos últimos três anos. 

No mesmo período, que abrange a pandemia de Covid-19, a economia dos Estados Unidos cresceu 1,45% ao ano. Nos países da Zona do Euro, o crescimento foi de 1,25%; e na Ásia, de 2,17%. A China, considerada o epicentro da pandemia, cresceu 5,4%. Os dados contradizem as declarações da equipe econômica do governo Jair Bolsonaro de que a economia brasileira foi uma das poucas a crescer em meio à crise sanitária. 

Bolsonaro chega a Londres e faz discurso de campanha na sacada da embaixada brasileira

 "Sabemos quem é do outro lado e o que eles querem implantar no Brasil", disse Bolsonaro a apoiadores ao desembarcar em solo britânico

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Carla Carniel)


247 - Jair Bolsonaro (PL) aproveitou os primeiros instantes de sua chegada na Inglaterra, neste domingo (18), para fazer campanha eleitoral nas dependências da embaixada brasileira em Londres. Em um discurso improvisado na sacada, ele voltou a atacar o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera a disputa presidencial de acordo com as pesquisas de intenção de voto. 

“Esta manifestação por parte de vocês representa o que realmente acontece no Brasil, o momento que temos pela frente, que teremos que decidir o futuro da nossa nação. Sabemos quem é do outro lado e o que eles querem implantar no Brasil. A nossa bandeira sempre será dessas cores aqui: verde e amarela”, disse Bolsonaro a um grupo de apoiadores posicionado em frente ao local. 

"Esse é o sentimento da grande maioria do povo brasileiro. Em qualquer lugar que eu vá, para quem conhece aqui… ontem eu estive no interior de Pernambuco e a aceitação é simplesmente excepcional. Não tem como a gente não ganhar no primeiro turno", disse em um outro momento. 

Ele também voltou a minimizar a inação do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19, comparando o Brasil com outros países da América do Sul.

PT identifica risco de tumulto bolsonarista e pede que Polícia Federal reforce segurança de Lula

 Direção do partido identificou que apoiadores de Jair Bolsonaro pretendem criar um "fato novo" para tentar colar em Lula a pecha de violento

(Foto: Ricardo Stuckert)

247 - A direção do PT pediu que a Polícia Federal reforce a segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na reta final da campanha eleitoral. Segundo a coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, a solicitação foi feita após o PT detectar que “os bolsonaristas estão mais raivosos e querem criar um ‘fato novo’ contra Lula, seja por meio de uma agressão ou de provocações contra apoiadores do ex-presidente”.

APUCARANA: Junior da Femac entrega nova capela mortuária do “Colonial”

 

O prefeito Junior da Femac, ao lado do diretor-presidente da Autarquia de Serviços Funerários (Aserfa), José Airton Deco de Araújo, entregou neste sábado (17) a nova capela mortuária do Jardim Colonial e região. O prédio edificado em área de 1.200m², na Avenida Aviação, foi adquirido pelo município junto à Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Apucarana (AFAP).

Com 262m² de área construída a nova capela teve investimento de R$546.294,57, com recursos próprios do município. O prédio dispõe de duas salas de velório, hall de entrada, varandas externas cobertas, sala de estar, copa, depósito e dois sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais.

Entre os bairros que serão beneficiados estão os residenciais Sumatra 1, 2 e 3, Jaçanã, Núcleo Castelo Branco, jardins Colonial, Santiago, Aeroporto, Aviação e Santos Dumont, além dos residenciais Sabiá e Andorinhas e ainda os loteamentos Raposa 1 e 2.

“Esta obra é uma reivindicação antiga dos moradores que até agora precisavam recorrer a capelas mortuárias distantes para velar os seus entes queridos”, justificou o prefeito Júnior da Femac, relatando que a nova capela vai atender a demanda de 14 bairros e uma população estimada de 20 mil pessoas.

Nos últimos anos outras duas capelas mortuárias foram construídas em Apucarana, sendo uma no Jardim Ponta Grossa e outra no Distrito de Vila Reis. “Também reformamos e ampliamos a capela mortuária central, e fizemos várias melhorias na capela mortuária do Distrito de Pirapó”, citou o prefeito.

APUCARANA: Festival de Atletismo das Escolas Municipais reúne mais de 450 alunas no “Estação Cidadania”

 



Mais de 450 alunas nas categorias sub-9, sub-10 e sub-11 participaram com sucesso nesse sábado (17/09), na pista do Complexo Esportivo Estação Cidadania, no Parque Japira, em Apucarana, do Festival de Atletismo das Escolas Municipais, competindo nas provas de corrida, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo. No próximo sábado (24/09), no mesmo local, a partir das 8 horas, será disputado o festival pelo naipe masculino. Todas as meninas inscritas das 35 escolas municipais da cidade receberam medalhas.

Estiveram presentes o prefeito Junior da Femac, a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professora Marli Fernandes, o secretário municipal de Esportes, José Marcelino da Silva, o Grillo, a vereadora Jossuela Pirelli e os vereadores Rodrigo Lievore e Toninho Garcia.

“Foi um belo evento, sendo a primeira competição de atletismo realizada no Complexo Esportivo Estação Cidadania. Os alunos mostraram agilidade, velocidade, disposição e força. São nesses festivais que surgem os novos talentos e os futuros campeões de nossa cidade. É um festival importante que a criança levará para a vida toda”, destacou o prefeito Junior da Femac.

Apucarana conquista a maior nota do IDEB no PR, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes

 


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou na sexta-feira (16) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), edição de 2021. Apucarana conquistou a nota 7,3 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) e ficou em primeiro lugar no ranking dos municípios de médio e grande porte do Paraná.

O cálculo do IDEB leva em consideração a taxa de aprovação e o rendimento dos estudantes na prova SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica -, das áreas de Matemática e Língua Portuguesa. “Nós estamos muito felizes com o resultado porque ele demonstra que conseguimos garantir a aprendizagem dos estudantes apucaranenses mesmo no difícil período da pandemia do coronavírus, com aulas sendo transmitidas pela internet e televisão”, diz a secretária de educação Marli Fernandes.

Entre os municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes, Apucarana alcançou a nota 7,3 nesta edição do IDEB, sendo seguida por Arapongas (6,7), Foz do Iguaçu (6,7), Maringá (6,5), Londrina (6,4), Cascavel (6,3), Cambé (6,2), Pinhais (6,2), Ponta Grossa (6,2), Toledo (6,2) e Curitiba (6,0).

Com a pandemia inviabilizando as aulas presenciais, Apucarana foi o primeiro município do Paraná a criar um canal específico de televisão, para transmissão diária das aulas, por meio do Google Classroom. “Todas as crianças puderam acessar este canal e manter o cronograma de aulas previsto. Apucarana deu exemplo para todos e, inclusive para a Secretaria de Estado da Educação, que seguiu o nosso modelo”, comentou o prefeito Junior da Femac.