quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Alvo da PF, ex-mulher de Bolsonaro posta foto com ministro do STF André Mendonça

 Ana Cristina Siqueira Valle admitiu ao TSE que fez a compra de uma mansão avaliada em R$ 3 milhões

Ana Cristina Siqueira Valle, ministro André Mendonça (STF), a mansão comprada por ela e um agente da Polícia Federal (Foto: Reprodução | ABR)


247 - A advogada Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro (PL), mostrou, nessa quarta-feira (31), no Instagram uma foto com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. Ela confessou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que fez a compra de uma mansão avaliada em R$ 3 milhões em Brasília (DF). A Polícia Federal investiga a ex-esposa do atual candidato à reeleição. 

De acordo com informações publicadas nesta quinta-feira (1) pela coluna de Guilherme Amado, no site Metrópoles, a advogada não tirou a foto nessa quarta-feira. Ela, que tenta uma vaga de deputada distrital (Câmara Legislativa do Distrito Federal), publicou fotos antigas feitas com pessoas famosas.

Site "bolsonaro.com.br", que continha críticas a Jair Bolsonaro, sai do ar

 Página saiu do ar um dia após o ministro da Justiça, Anderson Torres, pedir que a Polícia Federal a investigasse

(Foto: Reprodução/bolsonaro.com.br)

247 - O site "bolsonaro.com.br", que ficou famoso nos últimos dias por publicar imagens e mensagens contra Jair Bolsonaro (PL) - inclusive comparando-o a Adolf Hitler - saiu do ar nesta quinta-feira (1).

O domínio originalmente era destinado à promoção da imagem de Bolsonaro, constando, inclusive, como site oficial nas redes sociais do atual chefe do Executivo. Contudo, após os administradores do site não renovarem a licença, o domínio foi adquirido pelo filósofo curitibano Gabriel Baggio Thomaz, de 29 anos, de acordo com a revista Veja.

Tribunal dos Povos condena Bolsonaro por crimes contra a humanidade e diz que pelo menos 100 mil brasileiros morreram em vão

 A condenação, ainda que não tenha efeitos práticos, aumenta a pressão internacional sobre Bolsonaro

Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)

247 - O Tribunal Permanente dos Povos (TPP) condenou nesta quinta-feira (1) Jair Bolsonaro (PL) por crimes contra a humanidade cometidos durante a pandemia de Covid-19, informa Jamil Chade, do UOL.

Segundo decisão do TPP, Bolsonaro é culpado pela morte de pelo menos 100 mil brasileiros em decorrência da Covid-19.

A condenação é simbólica e poderá aumentar a pressão internacional sobre Bolsonaro, mas não tem efeitos práticos.

Cármen Lúcia rejeita pedido do PL para remover vídeos em que Lula chama Bolsonaro de ‘genocida’

 Para a ministra, não houve propaganda antecipada na modalidade negativa, "uma vez que as críticas ao presidente da República são resguardadas pela liberdade de expressão"

Cármen Lúcia (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)


247 - A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral, negou um pedido do PL para retirar do ar seis vídeos em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chama Jair Bolsonaro de “genocida”.   

O PL acionou a Justiça Eleitoral após um ato protagonizado por Lula em julho deste ano, em Pernambuco, quando o ex-presidente criticou a condução da pandemia de Covid-19 pelo governo federal.

O partido alegou que o discurso de Lula configuraria propaganda antecipada e pediu a remoção dos registros do discurso do petista. 

No entanto, ao analisar o caso, a ministra Cármen Lúcia afirmou que não estão configurados os requisitos da tutela de urgência, pois não houve pedido explícito de voto. De acordo com reportagem do UOL, a ministra disse também que não houve propaganda antecipada na modalidade negativa, uma vez que as críticas ao presidente da República são resguardadas pela liberdade de expressão. 

TSE confirma remoção de fake news que liga Lula a suposto irmão de Adélio Bispo

Imagem circulou pelas redes sociais e mostra Lula ao lado de um homem, que é na verdade um ex-candidato do PT e não o irmão de Adélio Bispo, autor da suposta facada em Bolsonaro

Adélio Bispo (Foto: Divulgação)


247 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira, 1º de setembro, confirmou ser falsa a insinuação de que o candidato e ex-presidente Lula (PT) teria tirado uma foto ao lado de um homem identificado como irmão de Adélio Bispo, autor da suposta facada em Jair Bolsonaro (PL).

A imagem circulou pelas redes sociais e mostra Lula ao lado de um homem, que é apontado como irmão de Adélio. No entanto, o homem é, na verdade, o médico Marcos Heridijanio, que foi candidato a deputado federal pelo PT em 2018.

TSE determina remoção de tuítes de Bolsonaro com fake news que associam Lula ao PCC

 "Não é possível uso da liberdade de expressão como liberdade de agressão", disse o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ao votar pela remoção dos tuítes

Bolsonaro e Lula (Foto: REUTERS/Adriano Machado | REUTERS/Carla Carniel)

247 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que três tuítes de Jair Bolsonaro (PL) associando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) sejam apagados das redes sociais. A informação é do jornal O Globo

A decisão do TSE, proferida nesta quinta-feira (1), derrubou uma decisão anterior da ministra Maria Claudia Bucchianeri que havia considerado que o conteúdo não era falso por se basear em material jornalístico e que, por isso, não deveria ser removido. 

Nesta quinta-feira, porém, os ministros do TSE entenderam que o conteúdo feria os limites da liberdade de expressão, além de atentar contra a honra de Lula. Na decisão, que teve seis votos favoráveis e um contrário, os magistrados também impuseram o pagamento de multa a ser aplicada em caso de descumprimento da decisão judicial. 

Eleitor que não entregar celular não poderá votar, decide TSE

 Plenário aprovou, por unanimidade, mudança na resolução

Fachada do TSE e urna eletrônica (Foto: TSE | José Cruz/Agência Brasil)

Agência Brasil - O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (1º), por unanimidade, mudança na resolução que trata das disposições gerais das Eleições 2022 para incluir na norma as recém-aprovadas proibições de porte de aparelhos celulares e armas dentro da cabine de votação.

As proibições foram aprovadas nas duas sessões plenárias anteriores, quando os ministros do TSE responderam duas consultas elaboradas por partidos. As respostas indicaram qual a interpretação da Corte Eleitoral sobre o assunto. Agora, com a inserção em norma, as vedações se tornam efetivas.

Pela decisão desta quinta-feira, a resolução define ser proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, “mesmo que desligado”.

Flávio Bolsonaro tenta explicar corrupção imobiliária: "moeda corrente é o real, não dinheiro vivo"

 A expressão "moeda corrente contada e achada certa", encontrada em escrituras de compra e venda de imóveis pela família Bolsonaro, se refere ao pagamento em dinheiro em espécie

Senador Flávio Bolsonaro chega para cerimônia no Palácio do Planalto (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


247 - O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) quebrou o silêncio de sua família ao comentar pelo Twitter nesta quinta-feira (1) a revelação de que os parentes de Jair Bolsonaro (PL) compraram 51 imóveis em dinheiro vivo nas últimas três décadas.

Nas escrituras dos imóveis, obtidas pelo UOL, encontra-se a expressão "moeda corrente" como forma de pagamento. Flávio Bolsonaro alega que o termo se refere ao pagamento em real - a moeda brasileira - e não em dinheiro em espécie. "O desespero da grande mídia com Bolsonaro é grande! 'Moeda corrente' no Brasil é o real, e não 'dinheiro vivo'. E se está na escritura de um imóvel é declarado, transparente, tudo legal", afirmou.

Segundo apuração do Estado de S. Paulo, no entanto, a expressão "moeda corrente do País contada e achada certa" - ou variações semelhantes - se refere sim ao pagamento em dinheiro vivo.

APUCARANA: Iluminação de LED chega a 50% do cronograma no Parque Industrial Norte

 


Mais de 50% dos serviços de implantação de luminárias com padrão LED estão concluídos no Parque Industrial Norte (BR-369), na entrada de Apucarana, para quem vem de Arapongas, Rolândia e Londrina.

A empresa que venceu a licitação para a execução da obra concluiu a instalação dos postes e luminárias no trecho que vai da divisa com Arapongas, nas imediações da Indústria Nortox e da Facnopar, até o viaduto que permite o acesso às empresas instaladas nas vias marginais, Zilda Seixas Amaral e Francisco Kitano.

Apucarana abre comemorações da Semana da Pátria, no bicentenário da independência do Brasil

 


Com destaque à retomada da programação presencial, após 2 anos de pandemia, e à comemoração dos 200 anos da independência do Brasil, foi realizada na manhã de hoje (1) a abertura da Semana da Pátria, no Platô da Praça Rui Barbosa, em Apucarana. A chegada do fogo simbólico e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, contou com a presença do prefeito Júnior da Femac, autoridades do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro (30º BIMec), do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM) e do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (11º GB), bem como alunos e professores da Escola Municipal João Antônio Braga Cortês, do Colégio Estadual Cívico-Militar Padre José Canale, e do Colégio Evolução.

O fogo simbólico foi conduzido por militares desde o quartel do 30º BIMec, percorrendo a Avenida Curitiba e, a partir do Cine Teatro Fênix, foi acompanhado também por alunos do Colégio Evolução, portando bandeiras dos 26 estados brasileiros. Em seguida, o fogo simbólico da Pátria passou às mãos do comandante do 30º BIMec, tenente-coronel Flábio Meireles Machado, que fez o acendimento da pira.

“Temos a honra de ser uma geração que está comemorando os 200 anos da independência do Brasil. Essa data deve ser comemorada com demonstrações de patriotismo e amor pela nossa nação”, afirma o comandante, tenente-coronel Machado.

O prefeito Junior da Femac destaca o momento histórico que o país estava comemorando. “Somos uma nação brasileira há 200 anos. Uma nação é junção de território e gente. São os recursos naturais que devem ser preservados e nossa população que merece nosso trabalho para ter o direito de ter uma vida digna e feliz. Esse nosso país merece nosso amor, carinho e respeito”, enfatiza o prefeito.

A solenidade de hasteamento das bandeiras, às 8 horas, e o arriamento, às 18 horas, irão acontecer diariamente no platô da Praça Rui Barbosa, até o dia do tradicional desfile de 7 de Setembro. Ao longo da semana, o evento cívico terá a participação do 30º BIMec, 10º BPM e Corpo de Bombeiros. Também estão previstas diversas atividades promovidas por instituições, em especial nas escolas públicas e privadas.

O prefeito Junior da Femac convida a população para prestigiar o tradicional Desfile de 7 de Setembro, na Praça Rui Barbosa, a partir das 8h30, com a participação de 64 entidades. Mantendo a tradição, os soldados e veículos do 30º BIMec irão abrir o desfile. “Será uma grande festa cívica que, neste ano, ganha ainda mais importância e simbologia pela comemoração do bicentenário da independência do Brasil”, assinala o prefeito.

A cerimônia de abertura da Semana da Pátria teve a participação do comandante do 10º BPM, tenente-coronel Marcos José Fácio; do comandante 11º Grupamento de Bombeiros; tenente-coronel Leandro Zotelli de Matos; do comandante da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Donizete de Andrade; do presidente da câmara de vereadores, Franciley Preto de Godói, e da vereadora Jossuela Pirelli.

Copa Apucarana de Futebol terá o congresso técnico na próxima segunda-feira

 

Será realizado na próxima segunda-feira, a partir das 19 horas, no Centro da Juventude Alex Mazaron, no Jardim Diamantina, o congresso técnico da Copa Apucarana de Futebol 2022, competição promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura. Na ocasião, haverá a confirmação das equipes e a data de início do campeonato, que não foi realizado em 2020 e 2021, devido à pandemia da covid-19.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, Secretário Municipal de Esportes, reforça que a inscrição da copa de futebol será encerrada nesta sexta-feira (02/09) pelo site da Prefeitura: www.apucarana.pr.gov.br/esporte. “Dessesete equipes já se inscreveram na competição que iniciará nesse mês e prossegue até dezembro com jogos em vários campos da cidade, com a copa tendo o apoio total do prefeito Junior da Femac”, comenta o professor Grillo.

APUCARANA: Polo da UAB oferta vagas remanescentes para Especialização em Educação

 

A coordenação do Polo da UAB de Apucarana comunica que estão abertas as inscrições para um processo seletivo que visa o preenchimento de vagas remanescentes da Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. O curso será ministrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e terá aulas à distância e atividades presenciais.

“São dez vagas disponíveis no polo de Apucarana, sendo sete destinadas prioritariamente para os professores da educação básica seguidos pelos demais profissionais da educação, que atuam nas funções administrativas ou no ensino superior. É uma excelente oportunidade para os docentes que desejam atualizar seus conhecimentos,” afirmou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac destacou que todos os cursos ofertados pelo Polo da UAB são gratuitos. “O nosso objetivo é proporcionar formação acadêmica acessível e de qualidade a todos, especialmente àqueles profissionais que são responsáveis por educar as futuras gerações de apucaranenses,” disse.

'O Globo' finalmente escancara em editorial a escandalosa corrupção de Bolsonaro

 Jornal diz que Bolsonaro não poderá mais atacar Lula falando em corrupção. O ex-presidente foi inocentado, já contra Bolsonaro pipocam escândalos


247 - Dois dias depois de vir à tona a reportagem do UOL que mostrou que Jair Bolsonaro (PL) e sua família compraram 51 imóveis em dinheiro vivo, o jornal O Globo finalmente publicou editorial escancarando o caso.

A publicação afirma que Bolsonaro não mais poderá atacar o ex-presidente Lula (PT) se utilizando do tema da corrupção. Vale lembrar que Lula teve todos os seus processos anulados por ter sido vítima de um julgamento injusto e um juiz parcial, fato reconhecido até mesmo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"Os eleitores estão cientes dos inúmeros rolos envolvendo o clã Bolsonaro. Para complicar a situação, o noticiário desta semana foi pródigo em novas denúncias contra o presidente e sua família", diz o texto.

PIB do Brasil cresce 1,2% no 2º trimestre

 Expectativa era de expansão de 0,9% sobre os três meses anteriores

Participação do Brasil no PIB global despenca e é a menor em 38 anos (Foto: Divulgação)

Por Camila Moreira (Reuters) - O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou crescimento de 1,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro, acima do esperado e mantendo o ritmo visto no início de 2022.

A atividade econômica brasileira mostrou expansão de 1,1% no primeiro trimestre, em dado revisado de um aumento de 1,0% informado antes, mostrou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Lula muda estratégia e denuncia corrupção bolsonarista

 Postura do ex-presidente em relação ao tema vinha sendo apática. Agora, além de explicar ter sido vítima de perseguição judicial, ele aponta escândalos envolvendo Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - Declarações recentes do ex-presidente Lula (PT) têm indicado que o petista mudou sua estratégia para rebater as acusações de corrupção feitas por seus adversários, principalmente por Jair Bolsonaro (PL). 

A postura de Lula em relação à corrupção, principalmente após o debate entre presidenciáveis na TV Bandeirantes no último dia 28, vinha sendo considerada passiva. Na ocasião, ele focou em apenas explicar ter sido vítima de perseguição judicial e lembrou ser inocente aos olhos da Justiça.

Agora, o ex-presidente resolveu subir o tom e apontar para os casos de corrupção no governo Bolsonaro. Em entrevista à Rádio Clube, de Belém (PA), nesta quarta-feira (31), ele disparou: "o atual presidente não exigiu a investigação do Queiroz, dos filhos ou das denúncias da CPI contra o Pazuello. Ele não só coloca a sujeira embaixo do tapete como transforma em sigilo de 100 anos. (...) Nós fizemos o cartão corporativo ser transparente, e agora o cartão corporativo do presidente tem sigilo de 100 anos".

Com grande atraso, JN decide dar destaque aos esquemas do clã Bolsonaro na aquisição de imóveis com dinheiro vivo

 Internautas ainda observaram que o jornal não usou como cenário os esgotos com lama saindo dinheiro, como faziam ao citar Lula

Jair Bolsonaro e William Bonner (Foto: Reprodução)


247 - Com grande atraso, o Jornal Nacional decidiu dar destaque aos esquemas do clã Bolsonaro na aquisição de imóveis com dinheiro vivo, ação que pode ser classificada como lavagem de dinheiro. 

O caso, que veio à tona na quarta-feira em reportagem do portal UOL, só foi divulgada na emissora na edição desta quinta-feira do Jornal Nacional. 

Internautas ainda observaram que o jornal não usou como cenário os esgotos com lama saindo dinheiro, como faziam ao citar Lula no âmbito das arbitrariedades cometidas pela operação Lava Jato contra o petista.

Cauã Reymond detona Bolsonaro: "Flertou com a tirania"

 O ator está prestes a estrear no cinema com “A Viagem de Pedro”, filme que mostra a trajetória de Dom Pedro I

Cauã Reymond (Foto: Divulgação | REUTERS/Carla Carniel)

247 - Cauã Reymond é mais um ator a engrossar a lista de críticos ao governo de Jair Bolsonaro (PL). O ator está prestes a estrear no cinema com “A Viagem de Pedro”, filme que mostra a trajetória de Dom Pedro I, papel interpretado por ele. Ele aproveitou para detonar o atual presidente e traçar um paralelo para a atual gestão com a época do imperador e promete oferecer uma reflexão a respeito dos heróis do Brasil. As informações são do portal Na Telinha.

'Minha função na campanha de Lula é distrair o gado', diz Janones

 "Nós somos um time. E se a gente é um time, cada um tem a sua função. A minha função atual é distrair a boiada. É isso que estou fazendo: distrair o gado", disse André Janones

Lula e André Janones (Foto: Reprodução)

247 - O deputado federal André Janones (Avante-MG) afirmou que sua atuação na campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como objetivo “distrair o gado”. Ainda segundo ele, a campanha de Lula age como um “time” e que cada um dos integrantes deve executar a sua tarefa. Para Janones, Lula tem se saído bem nos debates e não deve mudar o tom utilizado até agora. 

“Eu discordo da análise de que o Lula deveria mudar o tom nos debates. Acho que a gente tem que ser o que a gente é”, disse Janones em entrevista à revista Carta Capital. “Eu avalio que o presidente Lula tem ido muito bem. E nós somos um time. E se a gente é um time, cada um tem a sua função. A minha função atual é distrair a boiada. É isso que estou fazendo: distrair o gado”, completou. 

Golpismo de Bolsonaro no 7 de setembro poderá ser a gota d'água para fim do apoio de empresários

 Empresários afirmam ter alguma sintonia com pautas do governo, mas preferem a estabilidade de um novo governo Lula a "rompantes golpistas"

Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)


247 - O comportamento de Jair Bolsonaro (PL) no próximo de 7 setembro, para quando estão marcadas manifestações de seus apoiadores, será decisivo para a manutenção, ou não, do apoio de empresários ao atual governo.

Segundo Bela Megale, do jornal O Globo, se Bolsonaro "voltar a colocar as urnas em xeque e manifestar novamente seu ímpeto golpista, muitos executivos garantem que migrarão para Lula (PT)".

Caminhões serão proibidos de entrar na Esplanada dos Ministérios no 7 de Setembro

 Prédios públicos também terão segurança reforçada contra tentativas de invasão

Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF (Foto: Mario Roberto Duran Ortiz)


247 - A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal decidiu proibir a entrada de caminhões na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), no 7 de Setembro. O local será palco de desfile militar pelo Dia da Independência e de atos de campanha de Jair Bolsonaro.

A restrição acontece após o temor de invasão a algum prédio público, em especial ao Supremo Tribunal Federal (STF), que abriga ministros tidos como desafetos da militância bolsonarista. A intenção é, ainda, evitar que cenário ocorrido em 2021 se repita, quando caminhões ficaram estacionados na Esplanada, em frente ao Congresso Nacional (foto) e em direção ao STF. No dia seguinte, em 8 de Setembro, manifestantes bolsonaristas tentaram furar o bloqueio policial para tentar uma aproximação do prédio da Suprema Corte.

Ministro da Justiça aciona PF contra site "bolsonaro.com.br", que faz críticas a Bolsonaro

 O criador do site é o filósofo curitibano Gabriel Baggio Thomaz: "estou exercendo minha liberdade de expressão e fazendo uso da minha propriedade privada"

(Foto: Reprodução/bolsonaro.com.br)


247 - O Ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu que a Polícia Federal, segundo a Veja, instaure um inquérito para investigar o site "bolsonaro.com.br", que agora veicula conteúdos críticos a Jair Bolsonaro (PL)

No requerimento enviado ao diretor-geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira, Torres afirma que “diante de tamanho ataque direto e grosseiro ao presidente”, faz-se necessário pedir a “instauração imediata de inquérito".

O ministro alega que o site atenta contra a “honra do presidente”. O autor poderia, diz ele, estar cometendo injúria e “eventuais crimes conexos”.

Lula quebra hegemonia de Bolsonaro no TikTok e no YouTube

 Petista melhora desempenho com vídeos nas redes sociais

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução)


247 - O PT conseguiu superar Jair Bolsonaro em plataformas de vídeos como TikTok e YouTube no último mês.

Com discursos em que Lula diz que quer "garantir que toda criança tenha um café da manhã para tomar"– e vídeos de malhação com a legenda "partiu pós-treino", o petista ultrapassou Jair Bolsonaro na rede de microvídeos TikTok, o novo pilar das campanhas de internet nesta eleição.

Corrupção imobiliária do clã Bolsonaro ganha destaque na imprensa internacional

 O Guardian, maior jornal inglês, destacou a compra de 51 imóveis em dinheiro vivo

Bolsonaro participa de sabatina em Brasília 
(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 – O jornal The Guardian, o mais influente do Reino Unido, destacou, em grande reportagem, o escândalo de corrupção imobiliária do clã Bolsonaro, que adquiriu 51 imóveis em dinheiro vivo, num indício claro de lavagem de dinheiro. "As obscuras finanças familiares de Jair Bolsonaro estão sob escrutínio renovado depois de alegações de que o presidente brasileiro e parentes próximos usaram dinheiro para pagar mais de 50 propriedades no valor de milhões de dólares. As alegações – resultado de uma investigação de sete meses do grupo de notícias brasileiro UOL – sugerem que, entre 1990 e 2022, membros do clã Bolsonaro usaram repetidamente grandes somas de dinheiro para pagar apartamentos, casas e terrenos em cidades como o Rio de Janeiro", aponta a reportagem de Tom Philips.