segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Pesquisa IPEC aponta Lula com 44% e Bolsonaro com 32%; Cenário estável


Candidatos à presidência
Foto: Reprodução/Montagem

Segundo o levantamento do IPEC, Luis Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado, está a 12 pontos de distância, com 32%.

Ciro Gomes (PDT) tem 7% dos votos e segue em terceiro lugar. Simone Tebet (MDB) possui 3% das intenções de voto e Felipe d’Avila (Novo), do PSTU, tem 1%.


Gráfico da pesquisa IPEC mostra cenário estável

É a primeira pesquisa do instituto após a rodada de entrevistas dos candidatos no Jornal Nacional.

No levantamento divulgado pelo instituto em 15 de agosto, os dois líderes apresentaram os mesmos números:  Lula tinha 44% e Bolsonaro, 32%. Não houve oscilação.

Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzado (PCB) e Soraya Thronicke não atingiram 1% das intenções.

A margem de erro da pesquisa é 2% para cima ou para baixo. Foram ouvidas 200 pessoas em  128 municípios. A pesquisa foi registrada sob o código BR-01979/2022

Fonte: DCM

Alexandre de Moraes revela pedido da PF que motivou ação contra bolsonaristas

 Ministro do STF retirou sigilo de decisão que levou à operação de busca e apreensão contra empresários que defenderam um golpe contra a eleição de Lula

Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Raymundo, José Koury e Luciano Hang (Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE | Reprodução | Divulgação/PF | Edilson Rodrigues/Agência Senado)


247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo da decisão que autorizou a operação da Polícia Federal contra contra empresários bolsonaristas que defenderam, em um grupo de WhatsApp, um golpe de estado caso o ex-presidente Lula seja eleito.

Na decisão, o ministro do STF afirmou que não haver dúvidas de que a conduta dos empresários indica possibilidade de atentados contra a Democracia e o Estado de Direito. "Revelando-se imprescindível a adoção de medidas que elucidem os fatos investigados, especialmente diante da existência de uma organização criminosa identificada no Inq. 4.874/DF e também no Inq. 4.781/DF, ambos de minha relatoria", afirma Alexandre de Moraes na decisão. 

Entre os alvos da operação estão os empresários São alvos da operação, segundo o g1: Afrânio Barreira Filho (do Grupo Coco Bambu); Ivan Wrobel (da construtora W3 Engenharia); José Isaac Peres (dono da gigante de shoppings Multiplan); José Koury (dono do Barra World Shopping, no Rio de Janeiro); Luciano Hang (dono das lojas Havan); Luiz André Tissot (do Grupo Sierra); Marco Aurélio Raymundo (dono da marca de surfwear Mormaii) e Meyer Joseph Nigri (fundador da Tecnisa).

Juliette, uma das maiores influenciadoras do Brasil, declara voto em Lula: "não há como calar"

 "Lula tem a plataforma política que mais condiz com o que penso para o Brasil", escreveu a cantora paraibana e vencedora do BBB 21

Juliette e Lula (Foto: Instagram, Juliette/@igoormelo | REUTERS/Carla Carniel)

247 - A cantora paraibana Juliette Freire declarou nesta segunda-feira (29) que votará no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2 de outubro. Juliette é uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, com mais de 33 milhões de seguidores no Instagram.

Em uma sequência de tweets, Juliette falou sobre sua trajetória como mulher nordestina e disse que tem ressalvas sobre todos os candidatos. "Porém Lula tem a plataforma política que mais condiz com o que penso para o Brasil", escreveu a vencedora do Big Brother Brasil 21.

Juliette também se manifestou frontalmente contra Jair Bolsonaro. "Quanto à atual liderança, tenho CERTEZA ABSOLUTA do que NÃO quero que se perpetue. Não há como dizer o contrário, não há como calar, o meu voto é no Lula."

TSE ordena exclusão de fake news sobre Lula com Adélio Bispo e contra aplicativos

 A ministra Maria Claudia Bucchianeri determinou a remoção de publicações que relacionavam Lula a um falso irmão de Adélio Bispo e à falsa promessa de acabar com Uber e iFood

Ministra Maria Claudia Bucchianeri (do TSE), ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Adélio Bispo (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados | Ricardo Stuckert | Divulgação)

Por José Higídio, no Conjur - A Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral proíbe a divulgação ou o compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral.

Assim, a ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE, concedeu liminares, neste domingo (28/8), para determinar a remoção de publicações que relacionavam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um falso irmão de Adélio Bispo e à falsa promessa de acabar com serviços de aplicativo como Uber e iFood caso seja eleito.

A fake news sobre o suposto parente do autor da facada no presidente Jair Bolsonaro (PL) foi reproduzida por diversos perfis das redes sociais Facebook, Kwai, Twitter e Gettr. A magistrada também ordenou que as plataformas forneçam os dados de acesso e registro e o endereço de IP para identificação dos responsáveis pelas contas que publicaram o conteúdo.

Já a distorção sobre os empregos de aplicativos ocorreu em um post no Twitter do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do presidente, e em um texto divulgado no blog de um jornalista.

Ambas as representações foram movidas pela Coligação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSOL, Rede, PSB, Solidariedade, Avante e Agir.

Adélio

Os posts, veiculados nas redes desde 2020, mostravam Lula ao lado de um homem e afirmavam tratar-se do irmão de Adélio Bispo. O sujeito da foto, na verdade, era o médico Marcos Heridijanio, que foi candidato a deputado federal pelo PT em 2018.

De acordo com os advogados Marcelo Winch Schmidt e Cristiano Zanin Martins, que assinam a representação, "a disseminação de tal desinformação faz parte de um braço de uma campanha de propagação de fake news que visa violar o processo eleitoral e distorcer a percepção e a opinião do eleitor quanto ao candidato Lula". Eles ressaltaram que o conteúdo já foi desmentido pela mídia e por diversas agências de checagem.

Maria Claudia considerou que o caso era de "claríssima divulgação de fato manifestamente inverídico, com o deliberado propósito de induzir o eleitor a erro e de desconstruir a imagem de determinada candidatura a partir de conteúdo indubitavelmente mentiroso".

Aplicativos

As publicações impugnadas alegavam que Lula teria defendido a extinção dos empregos de aplicativos como Uber e iFood. Zanin e Angelo Ferraro, advogados responsáveis pela representação, apontaram que o ex-presidente jamais proferiu tal afirmação.

A ministra do TSE confirmou a tese da defesa. Ela destacou que a fala do candidato foi no sentido de criticar a informalidade e a falta de direitos trabalhistas dos empregados de aplicativos, mas não de proibir ou acabar com tais postos de trabalho. Na verdade, Lula chegou a sugerir mais garantias a essa modalidade de contratação.

"O caso, portanto, é de grave descontextualização discursiva que subverteu e desvirtuou por completo o conteúdo da mensagem divulgada, com aptidão para induzir os eleitores e as eleitoras a erro, em especial os que são vinculados a esse setor, a respeito do real pensamento de determinado candidato sobre assunto de relevante interesse público", assinalou.

Mesmo assim, Maria Claudia negou a remoção de publicações do site O Antagonista e da revista Oeste que citavam as críticas de Lula aos empregos de aplicativos, mas sem lhe atribuir uma promessa de eventual proibição.

Gleisi afirma que participação de Lula em outros debates será avaliada

 


A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta segunda-feira que a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novos debates será avaliada caso a caso. Um dia depois do encontro da Band, em que o presidenciável petista foi, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o principal alvo, a dirigente defendeu também uma discussão sobre o formato dos programas, em entrevista ao GLOBO

— Vamos avaliar convite a convite, vamos avaliar também os convites para entrevistas. Não há problema nenhum em participar, obviamente que a gente quer discutir um pouco o formato. O formato desse debate é muito ruim, muito engessado — respondeu Gleisi, ao ser perguntada sobre o planejamento da campanha para novos debates.

“Parem de falar por mim”, diz Patricia Pillar, citada por Bolsonaro em debate

 Atriz diz que perdoou seu ex-marido, Ciro Gomes, por comentário “infeliz” feito há 20 anos. “Ciro não me deve absolutamente nada”

Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Patricia Pillar (Foto: Reprodução | Reuters)


247 - A atriz Patricia Pillar publicou no Twitter uma sequência de postagens em resposta à referência feita a ela por Jair Bolsonaro no debate entre presidenciáveis na noite deste domingo (28). Patricia diz que já perdoou Ciro Gomes há 20 anos pelo comentário machista que o ex-marido fez em uma entrevista e que o político do Ceará tem seu voto.

Durante o debate, Bolsonaro, depois de ouvir de Ciro a lembrança de sua declaração misógina sobre a filha mais nova - que segundo ele, teria sido uma “fraquejada”, após o nascimento de quatro homens - devolveu na mesma moeda lembrando o polêmico comentário de Ciro sobre Patricia Pillar.

À época, Ciro disse que o “papel principal” da atriz era “dormir com ele”. Ele voltou a pedir desculpas no debate e acrescentou: "20 anos atrás, cometi absolutamente a infelicidade de fazer gracinha com uma mulher extraordinária que foi minha mulher durante 18 anos. Já me desculpei por isso milhões de vezes e isso é de se desculpar a vida inteira”.

Leia a íntegra do texto publicado por Patricia Pillar no Twitter nesta segunda-feira (29):

Lula fala sobre situação climática e diz a parlamentares europeus que Brasil pode liderar construção de um mundo limpo

 “Brasil não vai se fechar. Vai construir parcerias com muitos países. Amazônia é de interesse de sobrevivência da humanidade”, disse Lula, sem abrir mão da exploração do território

(Foto: Reprodução)

247, com site do Lula - Em São Paulo, nesta segunda-feira, 29, o ex-presidente Lula (PT) se reuniu com uma delegação de parlamentares europeus e debateu questões globais. A questão climática foi um dos principais temas abordados.

Lula destacou que o Brasil é soberano sobre o território que lhe pertence da Amazônia, mas que a situação da floresta é de interesse de toda a humanidade, não apenas dos brasileiros. “A gente não abre mão da soberania da Amazônia, mas ela não é só nossa. Temos a Amazônia na Venezuela, na Colômbia, no Peru, no Equador, um pouco na Bolívia e até às guianas”, afirmou.

Diante dessa situação, Lula defendeu “parcerias em ciência e tecnologia” com outros países para a “construção de um mundo efetivamente limpo”, assim como para explorar mais os recursos da floresta.

Apucarana vacina contra polio em CMEIs neste sábado

 No próximo sábado (3) haverá vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) nos 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Apucarana, entre 8h30 e 15 horas. A mobilização, que visa aumentar a cobertura vacinal contra a doença no município, envolve a parceria das autarquias municipais da saúde e da educação.

“Estamos recorrendo a essa nova estratégia para darmos oportunidade a mais para os pais levarem seus filhos para vacinar contra a polio. Nossa meta é imunizar 7.689 crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses) e até o momento atingimos 32% desse total. Vamos mobilizar nossas equipes de saúde neste sábado para garantirmos a proteção contra essa grave doença ao maior número de crianças possível”, afirma o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

O prefeito Junior da Femac alerta para gravidade da doença, que causa paralisia irreversível em questão de horas nas pernas ou braços. “A vacinação neste sábado demonstra a nossa preocupação com o baixo número de crianças imunizadas até agora. Apelo para os pais e responsáveis que levem suas crianças para vacinar nas UBSs durante a semana ou no próximo sábado nos CMEIs”, conclama o prefeito Junior da Femac, lembrando que a direção da Autarquia Municipal de Educação, por meio dos professores, realizará um trabalho de divulgação da vacinação no sábado com os pais de seus alunos.

Corrida de Rua movimenta estudantes da rede municipal de Apucarana

 


Aproximadamente 750 estudantes participaram, na manhã de ontem (28/8), no Jardim Ponta Grossa, da terceira etapa do Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais de Apucarana. Os professores, as famílias e a comunidade também compareceram em peso ao Ginásio de Esportes Adildo Mecenas (Cebolão) para torcer e incentivar os atletas mirins.

Desenvolvido em parceria pela Autarquia de Educação e a Secretaria de Esportes, o Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais tem por objetivo incentivar a prática do atletismo e promover a qualidade de vida entre as crianças apucaranenses. As duas primeiras etapas da competição foram realizadas respectivamente no mês de maio, no Distrito de Pirapó, e em junho, no Parque Jaboti.

O prefeito Junior da Femac destacou que o município tem tradição no pedestrianismo. “Nós realizamos anualmente a corrida 28 de Janeiro que atrai atletas de todo o país e até do exterior. No próximo dia 11 de setembro, sediaremos também a 15ª etapa do Circuito SESC de Corrida de Rua. Neste contexto, além de fomentar a criação de hábitos saudáveis, o projeto da Autarquia de Educação e da Secretaria de Esportes contribui para a revelação de novos talentos,” disse.

APUCARANA: Avoap termina a Copa Paraná de Voleibol Feminino em quarto lugar

 

O time feminino adulto da Associação de Voleibol de Apucarana (Avoap) terminou em quarto lugar a sua participação na Copa Paraná, realizada nesse domingo (28/08), no Clube Arena 369, em Londrina. A competição reuniu oito equipes, representando os municípios de Apucarana, Londrina, Cambira, São Pedro do Ivaí e Maringá.

O técnico Adilson Franco de Souza, o Sassá, da Avoap, disse que a equipe realizou quatro jogos em Londrina. “Conseguimos duas vitórias e sofremos duas derrotas. Na disputa de terceiro lugar o time perdeu para o Fênix de Maringá por 2 sets a 0. A Copa Paraná foi um bom teste para as nossas atletas já visando a Copa Apucarana e a fase final dos Jogos Abertos do Paraná”, frisa o técnico Sassá.

Na primeira fase da copa realizada nesse domingo as apucaranenses perderam para o time do WI Londrina por 2 a 1, e venceram o São Pedro do Ivaí por 2 a 0 e o Só Colchões Maringá por 2 a 1.

Inscrições da Copa Apucarana de Futebol fecham na próxima sexta-feira


 Encerram-se na próxima sexta-feira (02/09), as inscrições para a Copa Apucarana de Futebol Amador de 2022, competição que será promovida pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura, que é chefiada pelo professor José Marcelino da Silva, o Grillo. Segundo ele, dez equipes já confirmaram participação no campeonato e as inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura: www.apucarana.pr.gov.br/esporte.

Já se inscreveram na copa as equipes do Ajax, Castelo Branco United, Ferroviário da Vila Regina, UTFPR, Baiano Futebol Clube, Pinheirão/Barbearia Rapes, Serralheria Canova, Tupã, Vila Reis e Fúria Futebol Clube.

“Após dois anos o campeonato de futebol retorna na cidade, pois não aconteceu em 2020 e 2021 devido à pandemia da covid-19. O congresso técnico será realizado no dia 5 de setembro, às 19 horas, no Centro da Juventude. É mais uma competição que tem o incentivo do prefeito Junior da Femac”.

APUCARANA: Prefeitura conclui remodelação da Rua Bandeirantes

 


Com a pintura das faixas de sinalização e da delimitação das vagas de estacionamento, a Prefeitura de Apucarana concluiu nesta semana as obras de remodelação da Rua Bandeirantes. O serviço compreendeu o alargamento da via, concretagem do passeio e plantio de árvores adequadas para a área urbana.

O prefeito de Apucarana lembra que o serviço foi executado em trecho de cerca de 200 metros lineares, entre as ruas Osório Ribas de Paula e Talita Bresolin, nas imediações do Cemitério Municipal da Saudade. “É um eixo que teve significativo crescimento comercial nos últimos anos, onde também estão situadas muitas clínicas médicas. Com a remodelação,  conseguimos dobrar as vagas de estacionamento, passando de 27 para 53 vagas”, salienta Junior da Femac.

Bruna Marquezine declara voto em Lula e petista agradece

 Sem citar diretamente o petista, ela postou uma foto com vestido vermelho e brincou com o jargão “meu voto é secreto"

Bruna Marquezine (Foto: Reprodução/Twitter)


247 - A atriz Bruna Marquezine usou suas redes para declarar voto ao ex-presidente Lula. 

Sem citar diretamente o petista, ela postou uma foto com vestido vermelho e brincou com o jargão “meu voto é secreto". 

Lula respondeu ao post com um emoji de coração vermelho. 


TSE determina que Eduardo Bolsonaro e outros perfis bolsonaristas apaguem fake news contra Lula

 "O conteúdo impugnado é veiculado nas redes sociais desde meados de 2020 e vem sendo desmentido desde então", disse a ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri em sua decisão

Eduardo Bolsonaro (Foto: Amanda Perobelli/Reuters | Pixabay)


247 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a retirada do ar de vídeos com fake news contra o ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) espalhadas por perfis bolsonaristas nas redes sociais. Entre os perfis atingidos pela decisão da ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri está a do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além de sites, como o Blog do Linhares, a Revista Oeste e O Antagonista.

De acordo com o jornal O Globo, Eduardo Bolsonaro replicou uma notícia falsa que circula em redes bolsonaristas que afirma que o petista iria "acabar com os empregos de motoboys no Uber, iFood e apps similares" caso vença as eleições. A fake news foi uma distorção de um tuíte em que Lula afirmava que "nosso povo vai voltar a trabalhar, voltar a ter carteira de trabalho assinada. Se quiser ser empreendedor, vai ganhar crédito para montar seu negócio. Esse país não quer eternizar empregos de aplicativos que as pessoas não conhecem o patrão, não tem direito à férias". 

Em uma outra postagem, perfis bolsonaristas também reproduziram a mentira de que o irmão de Adélio Bispo, autor do suposto atentado a faca contra Bolsonaro durante a campanha de 2018, teria tirado uma foto posando ao lado de Lula. 

Janones explica brigas nos bastidores do debate: “tive minha parcela de culpa” (vídeo)

 Aliado de Lula fez vídeo para explicar discussões em que esteve envolvido: “Eu vou contar aqui o que gerou toda essa confusão”

André Janones (Foto: Reprodução)

247 - O deputado federal André Janones, aliado do ex-presidente Lula, postou um vídeo no Twitter com o intuito de explicar como teve  início a discussão entre o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, aliado de Jair Bolsonaro, e ele.

“Eu vou contar aqui para vocês em primeira mão que gerou toda essa confusão e que tirou o ex-ministro Ricardo Salles do sério”, disse Janones.

“Eu confesso para vocês que eu tive minha parcela de culpa, uma vez que eu cheguei nele cara a cara e disse a ele, ao pé do ouvido, que eu ia plantar uma árvore na frente da casa dele. Foi isso que gerou toda a confusão”, completou.

Soraia Thronicke, que chamou Bolsonaro de thuthuca do centrão, era bolsonarista e agora considerada "traíra" pelos extremistas

 Senadora foi eleita com discurso de candidata de Bolsonaro no Mato Grosso do Sul

Bolsonaro e Soraya Thronicke (Foto: Isac Nóbrega/PR)

247- A candidata Soraia Thronicke (União Brasil), que ganhou destaque no debate pool na Bandeirantes ao criticar a postura machista de Jair Bolsonaro, chamando-o de “thuthuca do centrão” gerou revolta entre os bolsonaristas, que subiram a #traíra para criticá-la. 

Thronicke era militante bolsonarista e foi eleita com um discurso de que era a candidata do atual chefe do executivo em Mato Grosso do Sul, como mostra os vídeos abaixo:

Primeiro debate entre presidenciáveis pode ter agravado situação de Bolsonaro no eleitorado feminino

 Candidato à reeleição disparou agressões contra a jornalista Vera Magalhães e a senadora Soraya Thronicke, enquanto as candidatas mulheres se destacaram na oposição

Simone Tebet e Jair Bolsonaro em debate na Band (Foto: Reprodução / TV Band)

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - As mulheres roubaram o palco que esperava-se seria predominantemente ocupado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no primeiro debate entre candidatos à Presidência, realizado em pool pela Band TV, TV Cultura, Folha de S.Paulo e UOL, num movimento que pode ter agravado a já delicada situação de Bolsonaro entre o eleitorado feminino.

O presidente bem que tentou polarizar com Lula no tema da corrupção, tentando colocar o petista contra a parede citando números de endividamento da Petrobras e chamando-o de "ex-presidiário", levando o petista a acusá-lo de mentir e fazendo a mesma acusação ao adversário.

Mas seu destempero com a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, que fez uma pergunta sobre vacinação a outro candidato, Ciro Gomes (PDT), cuja resposta caberia a Bolsonaro comentar, trouxe a questão feminina --e principalmente seu histórico de agressividade com mulheres-- para o centro do debate, permitindo à candidata do MDB, Simone Tebet, se destacar, assim como, em menor grau, a candidata do União Brasil, Soraya Thronicke.

Vera Magalhães se pronuncia após ataque misógino de Bolsonaro: "não admite ser questionado por mulheres”

 Vera ressaltou que “Bolsonaro não admite ser questionado por mulheres”.

Vera Magalhães e Bolsonaro (Foto: Reprodução/Band)

247 -  A jornalista Vera Magalhães se pronunciou a respeito do ataque misógino de Jair Bolsonaro durante o debate entre presidenciáveis na noite deste domingo (28). 

Vera ressaltou que “Bolsonaro não admite ser questionado por mulheres”.

“Não foi o primeiro ataque pessoal que Bolsonaro fez a mim”, acrescentou.

“Deus, Pátria, Família”: Bolsonaro termina debate com lema criado pelo fascismo

 Lema da Ação Integralista Brasileira, movimento com inspiração no fascismo italiano, foi novamente usado pelo candidato à reeleição

Bolsonaro em debate | lema do fascismo (Foto: Renato Pizzutto/Band)

247 - Jair Bolsonaro voltou a usar o slogan “Deus, Pátria, Família”, criado pelo fascismo, em suas considerações finais no primeiro debate entre presidenciáveis na noite deste domingo (28). 

A expressão é utilizada pela Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento com inspiração no fascismo italiano.

O fato foi lembrado pelo perfil dos Judeus pela Democracia nas redes sociais, entre outros internautas. 

Com vestido vermelho, Anitta homenageia Lula em premiação internacional do VMA e faz o “L”

 A cantora venceu o 'Melhor Clipe de Música Latina' com a canção Envolver

Anitta fazendo L de Lula (Foto: Reprodução/Twitter)

247 - Anitta continua em crescente no cenário internacional e ganhou  destaque  ao ser a primeira artista brasileira a se apresentar no palco principal do evento que é considerado a mais importante premiação de música no mundo, a Video Music Awards (VMA). 

Apesar de não estar em solo brasileiro, a artista mostrou que estava atenta ao primeiro debate entre candidatos presidenciais. Quando foi entrevistada cantora explicou que escolheu um vestido vermelho não por acaso. Tanto que publicou uma foto no seu perfil no Instagram com o número 13, de Lula (PT) e também fez o símbolo de referência do petista.

A cantora venceu o 'Melhor Clipe de Música Latina' com a canção Envolver.

Núcleo da campanha de Bolsonaro reavalia participação em novos debates

 Aliados do Planalto dizem que o formato que garante a presença de candidatos nanicos favorecem que ele seja alvo de ataques de adversários

Bolsonaro no debate da Band (Foto: Renato Pizzutto/Band)

247 - O resultado do primeiro debate dos presidenciáveis, exibido pela Band na noite do domingo (28), já levou o núcleo da campanha de Jair Bolsonaro (PL) a reavaliar a participação do atual ocupante do Palácio do Planalto nos próximos confrontos diretos entre os postulantes à Presidência da República da República. Até o momento estão previstos debates na TV Aparecida, no dia 13; no pool é formado pelo SBT, CNN, Veja, Estadão, NovaBrasil FM e Terra, no dia 24; e na Globo, no dia 29 de setembro.

“O QG de campanha do presidente avalia que, se for mantido o formato de garantir a presença de candidatos nanicos, Bolsonaro deve repensar sua participação. Na avaliação de um aliado, candidatos com pontuação inexpressiva ‘não têm nada a perder e, portanto, partem para o ataque de presidenciáveis’ com chances reais”, diz reportagem da coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo.

Aliados de Bolsonaro apontam que ele 'perdeu a linha' ao atacar mulheres

 Os de Lula veem falta de confronto sobre corrupção

Lula e Bolsonaro em debate na TV Bandeirantes (Foto: Reprodução / Band)


247 - Num debate em que as mulheres tiveram protagonismo, aliados de Jair Bolsonaro (PL) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os dois principais candidatos ao Palácio do Planalto, avaliaram como positivo o desempenho deles, mas admitem que houve escorregões. As informações são  do jornal O Globo.

Para petistas, Lula poderia ter sido mais combativo e confrontar o atual presidente ao ser questionado sobre corrupção. Entre bolsonaristas, a avaliação é que embora tenha ido bem no embate direto com o petista, ele foi mal ao atacar mulheres durante o programa.

Lula diz no debate que está mais limpo do que Bolsonaro ou qualquer parente dele

 Lula rebate acusação de corrupção e destaca aliança com Alckmin

Lula no debate da Band (Foto: Reprodução)


247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder em todas as pesquisas eleitorais, disse durante debate na Band neste domingo (28), que está muito mais limpo do que Jair Bolsonaro ou qualquer parente dele, ao rechaçar acusações de corrupção formuladas pelo ocupante do Palácio do Planalto

Lula destacou as realizações do seu governo entre 2003 e 2010 e do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2016). 

Nova pesquisa BTG/FSB mostra vitória em primeiro turno mais distante

 Lula oscilou 2 pontos para baixo (dentro da margem de erro) e, agora, aparece com 43%; Jair Bolsonaro ficou nos mesmos 36% da semana passada

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert | Clauber Cleber Caetano/PR)


247 - Na primeira pesquisa após as sabatinas no Jornal Nacional e o início do horário eleitoral gratuito, que neste sábado (27) exibiu o primeiro dia de programas com os presidenciáveis, os dois líderes das pesquisas - Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro - se mantiveram estáveis (dentro da margem de erro), enquanto apenas Ciro Gomes cresceu 3 pontos percentuais.

Ainda líder, Lula oscilou 2 pontos para baixo (no limite da margem de erro) e, agora, aparece com 43% das intenções de voto. Jair Bolsonaro ficou nos mesmos 36% da semana passada. Com isso, a diferença entre os dois recuou de 9 pontos para 7. Já Ciro Gomes foi de 6% para 9% (patamar que ele tinha no final de julho) e Simone Tebet, de 3% para 4%. 

Votos válidos

Nos votos válidos, Lula tem agora 46% e se distanciou de possível vitória no 1º turno. Bolsonaro ficou estagnado, segundo o instituto FSB, “porque não viu se confirmar como tendência uma melhora entre os beneficiários do Auxílio Brasil, segmento em que, apesar do aumento do valor de R$ 400,00 para R$ 600,00, Lula voltou a ampliar sua liderança. O petista também melhorou no Nordeste (63% a 22% de Bolsonaro), enquanto nesta rodada Bolsonaro apareceu numericamente à frente no Sudeste (39% a 35%, considerada a margem de erro, um empate técnico).

A estabilidade no cenário eleitoral pode em boa parte ser explicada pela percepção do eleitorado em relação à economia brasileira. Os dados sobre o otimismo em relação ao país e principalmente à inflação variaram pouco em relação à semana passada, deixando a corrida presidencial também bastante estável.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08934/2022.

Confira a íntegra da pesquisa:

2022-08-29-pesq-btg-rodada-1-1-inst-fsb



Pesquisa Datafolha aponta que para eleitores indecisos, Bolsonaro foi o pior no debate

 Levantamento qualitativo entrevistou eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco

Bolsonaro foi o pior no debate da Band (Foto: Reprodução)


247 - Pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha mostra que Jair Bolsonaro (PL) teve a pior avaliação entre eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco.

Bolsonaro lidera com folga o ranking dos candidatos com pior desempenho.  

Ataque de Bolsonaro a Vera Magalhães gera indignação entre jornalistas

 Associação “exige que o presidente respeite as profissionais que trabalham na imprensa”

Vera Magalhães (Foto: Reprodução / TV Band)


247 - O ataque misógino de Jair Bolsonaro contra a jornalista Vera Magalhães durante o debate entre presidenciáveis na noite deste domingo (28) gerou uma série de mensagens em solidariedade à jornalista por colegas da imprensa nas redes sociais.

Além de jornalistas, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou uma nota exigindo “que o presidente respeite as profissionais que trabalham na imprensa”.

No momento do ataque, Bolsonaro não foi repreendido por nenhum dos candidatos homens presentes no debate. Simone Tebet reclamou dos ataques e ouviu de Bolsonaro: "não pedi sua opinião". Na rodada de perguntas que veio a seguir, a candidata Soraya Thronicke, do União Brasil, disse ao candidato à reeleição que não tem medo dele. 

Bolsonaro criticou a pergunta feita por Vera a ele com um ataque misógino: “eu não poderia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim, você tem alguma paixão por mim”. 

“Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, disparou ainda.

Confira as reações de jornalistas no Twitter: