quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Randolfe promete ir à Justiça contra mudança no desfile de 7 de setembro para o Rio

 "O Exército pertence à Nação, não ao inquilino de plantão da Presidência!", afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro e Randolfe Rodrigues (à dir.) (Foto: ABR | Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)


247 - O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou que vai ao Judiciário contra a decisão de Jair Bolsonaro (PL) após o ocupante do Planalto decidir fazer um desfile militar na cidade do Rio de Janeiro, no dia 7 de setembro, e não em Brasília (DF). O chefe do Executivo federal pretende transformar a comemoração dos 200 anos da Independência em ato político contra o Supremo Tribunal Federal e as urnas eletrônicas. A oposição ao governo denuncia que o bolsonarismo estimula tentativas de golpe.

"O Exército pertence à Nação, não ao inquilino de plantão da Presidência! Os 200 Anos de Nação Independente foi forjado pelo nosso povo e não por fascistas como você, Bolsonaro! Vamos representar judicialmente para impedir essa mudança de local", escreveu o parlamentar no Twitter. 

Bolsonaro cancela evento na Fiesp no dia de ato pela democracia

 Bolsonaro também havia marcado para 11 de agosto um jantar com grandes empresários que participam do grupo Esfera Brasil

Jair Bolsonaro (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

247 - Jair Bolsonaro (PL) desmarcou nesta quarta-feira, 3, sua presença em um jantar com grandes empresários em São Paulo agendado para o dia 11 de agosto, dia em que a Faculdade de Direito da USP vai fazer um ato em defesa da democracia, no Largo de São Francisco, no centro da capital paulista. Ele cancelou também a participação que teria em um debate na Fiesp.

O ato terá a leitura da "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", que conta já com 711 mil adesões. 

Alvaro Dias volta a rejeitar Moro: “Não tenho mais como ser aliado dessa gente”

 Senador já havia se mostrado "perplexo" com proposta de desistir de candidatura à reeleição para favorecer o ex-juiz suspeito na disputa à casa legislativa

Alvaro Dias e Sergio Moro (Foto: Redes Sociais/Reprodução)


247 - O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) voltou a rejeitar uma aliança com Sergio Moro (União Brasil) nesta semana, contrariando o desejo do União Brasil de lançar o ex-juiz suspeito como candidato ao Senado Federal em uma chapa com o Podemos. A informação é da coluna do Igor Gadelha do portal Metrópoles.

Apucarana forma novos profissionais através do Programa Portas Abertas

 


O Programa Municipal de Qualificação Profissional Portas Abertas, da Prefeitura de Apucarana, concluiu mais duas turmas nesta semana. No total, 40 novos profissionais foram capacitados, sendo 20 torneiros mecânicos e 20 instaladores de painéis solares.

Custeadas com recursos municipais pela Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, através do Centro de Qualificação Total, as formações foram disponibilizadas gratuitamente aos alunos. “As profissionalizações foram conduzidas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Apucarana (Senai Apucarana), sendo que o curso de Torneiro Mecânico teve carga horária de 320 horas e o de instalador de painéis solares 80 horas”, informa Miguel Luis Vilas Boas, diretor do Centro de Qualificação Total. De acordo com ele, o aprendizado adquirido confere aos novos profissionais “plenas condições de atender a todas as necessidades do exigente mercado de trabalho”.

APUCARANA: “Bom de Bola” define três campeões nesta quinta-feira no estádio do Sesi

 


Serão conhecidos nesta quinta-feira (04/08) no estádio do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Apucarana, os campeões das categorias masculino A e B e feminino A da fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), Bom de Bola. As equipes que subirem no lugar mais alto do pódio se classificam para a fase regional da competição que acontecerá de 26 a 28 de agosto no município de Cambira.

APUCARANA: Secretária Marli Fernandes recebe comitiva de Campo Largo

 


A secretária Marli Fernandes recebeu, na manhã de hoje (3/8), a visita de uma comitiva da cidade de Campo Largo, situada na região metropolitana de Curitiba, que veio conhecer a estrutura e o funcionamento da rede municipal de educação de Apucarana.

“Apucarana é referência em educação no estado do Paraná. Nós estamos aqui a fim de trocar experiências e obter informações sobre os projetos que vocês desenvolvem. O intuito é copiar e levar as boas práticas no nosso município,” afirmou a secretária de educação de Campo Largo, Dorotéa Aparecida Merchiori Stoco.

Prefeitura pavimenta acesso ao novo centro de diagnóstico da APAE Apucarana

 


A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria de Serviços Públicos, executou nesta semana a pavimentação asfáltica do pátio das futuras instalações do Centro de Audiologia e Diagnóstico Integrado (CADI) da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE de Apucarana).

O presidente da organização social, Luiz Fernando Frias, explica que a nova estrutura de atendimento está em fase final de construção e deve ser inaugurada ainda neste segundo semestre. “Mantemos importantes parcerias com a prefeitura. Mais uma vez só temos o que agradecer ao Município que, por intermédio do prefeito Júnior da Femac, está de portas abertas para, sempre dentro do possível, contribuir com as causas da entidade. Este investimento feito pela prefeitura é primordial para a conclusão do projeto”, disse Frias.

Forças Armadas inspecionam código-fonte de urna eletrônica no TSE

 Partidos políticos também podem verificar os códigos



Agência Brasil/EBC - Técnicos das Forças Armadas foram hoje (3) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eletrônicos de votação, informou a assessoria da Corte.

Pelo cronograma de trabalho, pela manhã foram feitas reuniões explicativas com técnicos da Justiça Eleitoral, e, hoje à tarde, os códigos-fonte começam a ser inspecionados numa sala instalada pelo TSE em sua sede especificamente para este fim.

Pros retira candidatura de Pablo Marçal e declara apoio a Lula, que aumenta chances de vitória no primeiro turno

 Ex-presidente vem reunindo apoio dos mais variados setores. Além de Marçal, Janones (Avante) também deverá deixar a disputa, se aliando a Lula


247 - Em reunião nesta quinta-feira (3) com coordenadores da campanha de Pablo Marçal à Presidência da República, a direção histórica do partido decidiu e declarou apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT), líder em todas as pesquisas eleitorais. Ainda que Marçal tenha registrado somente cerca de 1% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais ao longo dos últimos meses, o apoio de seu partido ao petista pode ser decisivo para que Lula vença o pleito já no primeiro turno. A candidatura de André Janones (Avante) também pode ser retirada e ajudaria o ex-presidente no mesmo sentido.

Segundo Guilherme Amado, do Metrópoles, "participaram da conversa Eurípedes Junior, presidente da sigla, Felipe Espírito Santo, presidente da Fundação da Ordem Social, e Bruno Pena, advogado do Pros". 

APUCARANA: Unespar/Fecea prepara o 1º vestibular do curso de Direito

 


No dia 6 de novembro, o campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea) vai realizar o primeiro vestibular para o curso de Direito. O curso em instituição pública gratuita, que gerou uma espera de 55 anos, é fruto da mobilização da sociedade e de lideranças de Apucarana.

O diretor-geral da Unespar/Fecea, Daniel Fernando Matheus Gomes, destaca o papel da sociedade de Apucarana na conquista do curso. “A mobilização da sociedade foi fundamental na aprovação do curso”, reitera Daniel Gomes,  citando a atuação de diversas lideranças, especialmente do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e do ex-secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

APUCARANA: Aulas de natação e hidroginástica completam seis meses no Centro da Juventude

 


As aulas de natação e de hidroginástica no Centro da Juventude Alex Mazaron, no Jardim Diamantina, estão completando seis meses de atividades. A piscina térmica, que atende a comunidade da zona norte do município, conta atualmente com 1.036 alunos, sendo 780 na hidroginástica e 256 na natação. A atividade de natação funciona a partir dos 12 anos de idade e da hidroginástica conta com alunos a partir dos 16 anos. São aulas proporcionadas pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

“Investimos nesta estrutura para atender as pessoas da região norte, permitindo à saudável pratica da natação e da hidroginástica e a procura tem sido muito boa”, comenta o prefeito Junior da Femac.

Apucarana fecha ciclo da dengue com apenas 248 casos e nenhum óbito

 


Ao contrário da realidade regional que vive um crescimento de 916% nos casos da dengue e de 400% no número de óbitos, Apucarana fecha o ciclo anual epidemiológica da doença, encerrado no dia 31 de julho, com um número reduzido de apucaranenses contaminados pelo mosquito Aedes aegypti.

Conforme balanço divulgado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) entre agosto de 2021 e julho de 2022, Apucarana registrou 248 casos da dengue, contra 63 do ciclo 2020/2021 e 793 do ciclo 2019/2020. Nos últimos cinco anos a cidade teve apenas um óbito provocado pela doença, em 2020.

“Os números que refletem o controle da doença na cidade, levando em conta o fato de uma cidade da região chegar a somar mais de 3 mil casos, é resultado de um conjunto de ações de prevenções da saúde reforçado por parcerias com a Educação e Meio Ambiente”, afirma o prefeito Junior da Femac.

Pesquisa Quaest mostra que eleitor não se vende: 82% sabem do aumento do auxílio, mas 74% não mudam voto

 Plano de Bolsonaro comprar votos com o Auxílio Brasil turbinado foi uma tentativa frustrada, segundo o levantamento

Lula e Jair Bolsonaro (Foto: Alessandro Dantas | Leonardo Sá/Agência Senado | Clauber Cleber Caetano/PR)

247 - Pesquisa presencial Quaest, contratada pelo banco Genial, divulgada nesta quarta-feira (3) escancara a tentativa frustrada de Jair Bolsonaro (PL) de comprar votos por meio do aumento do Auxílio Brasil, que subiu para R$ 600.

De acordo com a pesquisa 82% têm conhecimento do benefício turbinado, mas 74% dizem que a mudança no programa social não altera seus votos.

Para 46%, o aumento no Auxílio Brasil "não faz diferença" e para 28% "diminui" suas chances de votar em Bolsonaro. Somente 24% responderam que o auxílio turbinado aumenta as chances de voto no atual chefe do governo federal.


A pesquisa ouviu 2.000 eleitores presencialmente entre 28 e 31 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02546/2022.

Nova pesquisa Quaest aponta Lula com 44% contra 42% de todos os adversários e chance real de vitória em primeiro turno

 Na projeção de um eventual segundo turno, Lula aparece com 14 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)


247 - Pesquisa presencial Quaest, contratada pelo banco Genial, divulgada nesta quarta-feira (3) aponta para uma vitória do ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno.

Com 44% das intenções de voto, o petista supera todos os outros candidatos somados: 42%. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32%, Ciro Gomes (PDT) com 5%, André Janones (Avante) com 2%, Simone Tebet (MDB) com 2% e Pablo Marçal (Pros) com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.


Na rodada anterior da pesquisa do mesmo instituto, de julho, a distância entre Lula e Bolsonaro era de 14 pontos. Agora, a diferença é de 12 pontos.


Segundo turno

Na projeção de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 51% das intenções de voto contra 37% do atual chefe do Executivo.


Na rodada anterior do levantamento, Lula aparecia com 53% das intenções de voto no segundo turno e Bolsonaro com 34%. 


A pesquisa ouviu 2.000 eleitores presencialmente entre 28 e 31 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02546/2022.


Depois do Avante, de Janones, Lula busca acordo com Pros para vencer em primeiro turno

 Se houver acordo, candidatura de Pablo Marçal à presidência será retirada

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

247 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que avançou em um acordo com o partido Avante, de André Janones, agora tenta um acordo com outro partido, visando garantir a vitória em primeiro turno. "Após avançar na articulação com o deputado André Janones (Avante-MG), que admite retirar a candidatura para apoiá-lo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou um diálogo com a Executiva Nacional do Pros, tradicional aliado do PT. A ofensiva é para que a legenda retire a candidatura do influenciador Pablo Marçal para se alinhar à coligação liderada pelo PT e apoiar a chapa Lula-Alckmin", informa a jornalista Andréa Jubé, no Valor Econômico.

Aposta do PL para alavancar Bolsonaro, presença de Michelle na campanha não surte efeito na internet

 Foi pequeno o número de buscas pelo nome da primeira-dama no Google

Michelle Bolsonaro (Foto: Reprodução)

247 - Principal aposta do PL para alavancar a campanha de Jair Bolsonaro, segundo colocado nas pesquisas eleitorais, atrás do ex-presidente Lula (PT), a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, não causou maiores efeitos na internet. Segundo Ancelmo Gois, do jornal O Globo, "foi pequeno o crescimento de buscas no Google" pelo nome de Michelle, de acordo com dados do Google Trends.

As pesquisas por Michelle feitas na semana de 24 a 30 de julho representam só 4% do ápice de buscas pelo nome da primeira-dama, que ocorreu na posse de Bolsonaro, em janeiro de 2019.

Pela primeira vez, Bolsonaro enfrenta rejeição de banqueiros, que admitem vitória de Lula, escreve colunista do Globo

 Ocupante do Palácio do Planalto ataca signatários de manifesto pró-democracia

Manifestações contra Bolsonaro e Lula (Foto: Jornalistas Livres | Jonas Souza / João Ramos)

247 - "Jair Bolsonaro está invocado. O capitão não gostou da nova Carta aos Brasileiros, que condena o golpismo e defende o sistema eleitoral", escreve o jornalista Bernardo Mello Franco.

"Nos últimos dias, o presidente passou vários recibos de sua irritação", diz Mello Franco. 

"Bolsonaro não se sensibilizou com mais de 670 mil mortes na pandemia. Seria ingenuidade imaginar que ele está preocupado com o número de assinaturas numa petição online. O motivo da ira presidencial é a adesão de porta-vozes da elite econômica e de entidades como Fiesp e Febraban, que lançarão um segundo manifesto na semana que vem. O capitão é tosco, mas sabe o que isso significa", ressalta o jornalista.

Governo Bolsonaro dilapida caixa da Petrobrás, que paga duas vezes mais dividendos do que as gigantes globais do petróleo

 Governo Bolsonaro está secando o caixa da empresa para favorecer acionistas privados

Petrobras e Bolsonaro (Foto: Reuters)

247 – A política do governo Bolsonaro de dilapidar o caixa da Petrobrás para favorecer acionistas privados da estatal, comprometendo investimentos futuros, criou uma situação atípica: a estatal brasileira paga dividendos duas vezes maiores do que as gigantes globais do setor. Confira, abaixo, reportagem da Reuters:

Julgamento do Tribunal de Contas da União poderá tornar Deltan Dallagnol e Rodrigo Janot inelegíveis

 O ex-chefe da Lava Jato e o ex-procurador-geral pretendem concorrer a uma vaga de deputado federal

Dallagnol e Janot


247 - O Tribunal de Contas da União (TCU) deve retomar nos próximos dias o julgamento que envolve o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e o ex-procurador Deltan Dallagnol em gastos da força-tarefa da Operação Lava Jato com passagens aéreas e diárias. 

Uma condenação pode torná-los inelegíveis. O TCU tem até o dia 15 de agosto para entregar à Justiça Eleitoral a lista de pessoas condenadas por irregularidades no manejo de recursos públicos. Quem estiver nela é considerado ficha suja e não pode ser candidato, informa a jornalista Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

Participe do grande ato de 11 de agosto em defesa da democracia e do sistema eleitoral

 Marcado para 11 de agosto, leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” reúne juristas, empresários,sociedade civil e artistas

(Foto: Luiza Castro/Sul 21 | ABr)


247 – Juristas, professores, estudantes, artistas, lideranças cívicas, empresários e representantes de organizações e movimentos da sociedade civil se reunirão na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, no próximo dia 11 de agosto, em ato de defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro. O encontro marcará o lançamento oficial da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, documento suprapartidário que começou com a assinatura de 3 mil pessoas e já conta com a adesão de cerca de 700 mil. Um vídeo será exibido, com artistas se dividindo na leitura da íntegra da carta.