quarta-feira, 20 de julho de 2022

'Querer a morte de adversários é a tônica do bolsonarismo', diz Gleisi após bolsonarista ameaçá-la em vídeo

 Bolsonarista candidato a vereador de Belo Horizonte em 2020 afirmou em vídeo que iria "caçar" Gleisi, Lula, Marcelo Freixo e os ministros do Supremo Tribunal Federal

Gleisi Hoffmann (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

 247 - A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) denunciou, nesta quarta-feira (20), o vídeo de um bolsonarista que ameaçou “caçá-la” junto com o ex-presidente Lula (PT), o pré-candidato ao governo do Rio, Marcelo Freixo (PSB), e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Circula nas redes bolsonaristas vídeo de um homem que se diz cidadão de bem ameaçando a mim, Lula e ministros do STF. Querer a morte de adversários é a tônica do bolsonarismo. Acionamos as autoridades e não vamos tirar o pé das ruas para defender o povo e a democracia”, afirmou Gleisi em seu Twitter.

Isolamento: PL pede ao TSE descredenciamento de empresa que auditaria eleições

 O partido que abriga Jair Bolsonaro informou que formalizará a indicação de representantes próprios para fiscalizar o pleito

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução | REUTERS/Adriano Machado)


247 - Em mais um fracasso das tentativas de descredibilizar o processo eleitoral, o PL, partido que abriga Jair Bolsonaro, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira, 20, o descredenciamento do Instituto Voto Legal para auditar as eleições deste ano, em meio à investida do chefe de governo contra as urnas eletrônicas

A sigla informou que formalizará a indicação de representantes próprios para fiscalizar o pleito.

Apucarana começa vacinar amanhã crianças de 3 e 4 anos contra a Covid

 

Apucarana começa a vacinar amanhã (21) crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, essa nova faixa etária do público infantil irá receber o imunizante Coronavac/Butantan.

A estimativa da Autarquia Municipal de Saúde é de que Apucarana tenha aproximadamente de 4,5 mil crianças com a idade de 3 e 4 anos. “A imunização desse novo público é mais um grande avanço no enfrentamento da pandemia. Apelo para os pais levarem seus filhos para o nosso posto de vacinação contra a Covid no ginásio do Lagoão”, conclama o prefeito Junior da Femac.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, informa que a vacina contra a Covid é aplicada de segunda-feira a sábado, de 8h30 às 17 horas. “Nossas equipes de saúde atendem dentro do ginásio de esportes Lagoão, onde já foram aplicadas mais de 309 mil doses do imunizante da Covid-19”, informa Bachiega.

A Autarquia Municipal de Saúde orienta sobre os documentos que devem ser apresentados: carteira de vacinação da criança; documento de identificação da criança (RG ou certidão de nascimento; e CPF ou cartão do SUS; documento de identificação com foto do responsável; e comprovante de residência (água, luz, telefone) com no máximo 90 dias.

A orientação do Ministério da Saúde é de que seja respeitado um intervalo de 28 dias para a aplicação da segunda dose para este novo grupo de 3 a 4 anos. Crianças acima de 5 anos devem ser imunizadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados pelo ministério.

A aplicação nessa nova faixa etária infantil foi liberada para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a comprovação da eficácia dos estudos preliminares. Para crianças de 3 anos ou mais, a vacina CoronaVac começou a ser utilizada em diferentes partes do mundo em 2021.

4ª dose liberada para 18 anos ou mais

Também a partir desta quinta-feira (21) Apucarana libera a 4ª dose da vacina contra a Covid para a população com 18 anos ou mais, respeitando o intervalo de 4 meses do recebimento da 3ª dose.

Em novo desafio a Moraes, Bolsonaro faz postagem associando facção criminosa a Lula e ao PT

 Postagem foi feita utilizando símbolos cifrados em uma tentativa de burlar uma decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes

(Foto: STF | Isac Nóbrega/PR)

247 - Jair Bolsonaro voltou a desafiar o Supremo Tribunal Federal (STF) ao usar o Twitter nesta quarta-feira (20) para fazer uma postagem com informações falsas associando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). 

A postagem desrespeita uma decisão do ministro da Corte Alexandre de Moraes - tomada no domingo (17), quando ele ocupou interinamente a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - que proibiu parlamentares e canais bolsonaristas de divulgarem fake news relacionando o PT ao PCC e a morte do ex-prefeito Celso Daniel,  assassinado em 2002, além de um vídeo editado que busca associar Lula ao fascismo e ao nazismo. Na decisão, Moraes também ordenou que os materiais veiculados fossem retirados das redes sociais e das plataformas de internet.

Rosa Weber será relatora de pedidos de investigação contra Bolsonaro por críticas a urnas eletrônicas

 Parlamentares da oposição pedem que Bolsonaro seja enquadrado no crime de "abolição violenta do Estado Democrático de Direito"

Ministra Rosa Weber durante a audiência pública sobre Fundo Amazônia. (23/10/2020) (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

247 - A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai relatar os pedidos de investigação contra Jair Bolsonaro (PL) por críticas ao sistema eleitoral brasileiro, às urnas eletrônicas e ao Judiciário, em encontro com embaixadores na segunda-feira, 18.

Weber decide se encaminha ou não os pedidos investigação de Bolsonaro ao procurador-geral da República, Augusto Aras – que deverá se manifestar sobre a solicitação.

Parlamentares da oposição pedem que Bolsonaro seja enquadrado no crime de "abolição violenta do Estado Democrático de Direito", que prevê pena de quatro a oito anos de prisão.

Lula diz que Bolsonaro fica “inventando mentiras contra as urnas” porque não quer que o povo vote

 Em Garanhuns, cidade onde nasceu, em Pernambuco, ex-presidente faz alerta à população: “não aceitem fake news, cuidado com as mensagens no zap”

Lula visita réplica da casa onde cresceu e viveu, em Caetés (PE). Casa de Dona Lindú (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - O ex-presidente Lula comentou nesta quarta-feira (20) o discurso mentiroso feito por Jair Bolsonaro a embaixadores em um evento oficial no Palácio do Alvorada há dois dias, quando colocou o processo eleitoral e as urnas eletrônicas em desconfiança, apesar de já ter sido desmentido diversas vezes. A reunião já foi alvo de diferentes ações judiciais e manifestações de instituições diversas do País.

“Ele já sabe que vai perder as eleições e está inventando mentiras contra as urnas”, discursou Lula durante ato em Garanhuns, interior de Pernambuco, sua cidade natal. “Está dizendo que as urnas eletrônicas não pode… ele foi eleito todas as vezes pela urna eletrônica”, acrescentou, com tom de indignação. “Então vocês têm que saber: ele está querendo criar caso, está desconfiando da urna, mas no fundo no fundo o que ele não quer é que o povo trabalhador desse país vote. O que ele não quer é que vocês votem”.

Ao STF, militares da ativa manifestam apoio ao sistema eleitoral e se descolam de Bolsonaro: 'ultrapassou todos os limites'

 Membros do Alto Comando do Exército também criticaram o ministro da Defesa, que deixou a postura de "militar sensato" para atuar como "político" no governo Bolsonaro

Bolsonaro em encontro com embaixadores, fachada do STF e militares (Foto: Reprodução/Facebook | José Cruz/Agência Brasil | STF)


247 - Após a reunião na segunda-feira (18) em que Jair Bolsonaro (PL) atacou o sistema eleitoral brasileiro perante diplomatas estrangeiros, militares do Alto Comando do Exército entraram em contato com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para afirmar que não concordam com as acusações, sem provas, feitas pelo atual ocupante do Palácio do Planalto e seus aliados para tentar desacreditar as urnas eletrônicas.

De acordo com o jornalista Valdo Cruz, do G1, os militares avaliam que Bolsonaro “ultrapassou todos os limites” na reunião com os embaixadores estrangeiros e que o encontro “serviu para desgastar ainda mais a imagem do Brasil no exterior”. 

MP denuncia Guaranho e fala em motivação fútil por preferência política

 O MP do Paraná afirma que o assassino de Marcelo Arruda agiu por motivação fútil: "preferências político-partidárias antagônicas"

Bolsonarista Jorge da Rocha Guaranho, que matou Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu (Foto: Reprodução)

247 - O Ministério Público do Paraná (MPPR) apresentou nesta quarta-feira, 20, denúncia contra o bolsonarista Jorge Guaranho, que matou a tiros o militante do PT Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu (PR), no último dia 9. O MP afirma que Guaranho agiu por motivação fútil: "preferências político-partidárias antagônicas".

O terrorista foi indiciado por homicídio qualificado por motivo torpe e por colocar outras pessoas em risco após atirar contra e matar Arruda durante sua festa de aniversário, que tinha como tema o PT e o ex-presidente Lula. 

Movimentos que lideraram Fora Bolsonaro em 2021 farão reunião de emergência na sexta após discurso de Bolsonaro

 Reunião será “para avaliar o momento político e traçar uma estratégia de reação à ameaça de Bolsonaro de não respeitar o resultado eleitoral”

Ato pelo impeachment de Jair Bolsonaro (Foto: Mídia Ninja)

247 - O dirigente da Central de Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim, informou que movimentos que lideraram a Campanha Fora Bolsonaro em 2021, que realizou atos massivos contra o governo, farão reunião de emergência para discutir a atual situação política.

Segundo ele, a reunião será “para avaliar o momento político e traçar uma estratégia de reação à ameaça de Bolsonaro de não respeitar o resultado eleitoral”.

“Não podemos naturalizar a afirmação do Bolsonaro aos embaixadores. É preciso forte reação contra o eventual golpe, por eleições livres e democráticas”, declarou.

"Rápido e rigoroso": decisão de Moraes de derrubar fake news bolsonarista sobre PT e PCC dá o tom de sua atuação na eleição

 Ministro que presidirá o TSE durante a eleição promete ser "rápido e rigoroso" para agir contra notícias fraudulentas sobre o processo eleitoral e os candidatos

(Foto: Adriano Machado/Reuters)


247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou na noite do domingo (17) a remoção de conteúdos com informações falsas sobre uma suposta relação do PT com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Moraes levou menos de 13 horas para decidir sobre o caso. A liminar foi concedida às 23h45 do último dia de seu plantão como presidente em exercício do TSE.

Lula visita Pernambuco e PSB espera apoio explícito a Danilo Cabral

 PSB não quer ver gestos do ex-presidente a Marília Arraes, pré-candidata do Solidariedade que ameaça a hegemonia do partido no estado

Lula com Danilo Cabral e Carlos Siqueira; Marília Arraes (Foto: Rodolfo Loepert | Reprodução/Facebook)

247 - O ex-presidente Lula (PT) inicia sua viagem por Pernambuco nesta quarta-feira (20) e, segundo o jornal O Globo, o PSB espera que o petista deixe bem claro sua preferência por Danilo Cabral (PSB) para o governo do estado. Acontece que Cabral está muito atrás da líder nas pesquisas eleitorais, Marília Arraes (Solidariedade), ex-PT e apoiadora de Lula.

PT confirma fim de aliança de 16 anos com o PDT no Ceará

 Partido, que governou o estado com Camilo Santana, deve buscar candidatura própria ou apoiar nome do MDB

Camilo Santana (Foto: CARLOS GIBAJA/GOV. DO CEARA)


247 – O Partido dos Trabalhadores, que governou o Ceará nos últimos oito anos com Camilo Santana, um dos governadores com melhor avaliação no País, confirmou o fim de sua aliança de 16 anos com o PDT. "O PT do Ceará deu fim à aliança de 16 anos com o PDT do Estado e se reunirá hoje para iniciar discussões sobre sua estratégia eleitoral. O partido disse, em nota, que a escolha do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) para candidato a governador, em detrimento da atual governadora Izolda Cela (PDT), que assumiu depois da desincompatibilização do petista Camilo Santana, representou um rompimento 'unilateral e tácito'”, escreve a jornalista Marina Falcão, no Valor Econômico.

Isolado e sem nenhuma aliança, Ciro oficializa hoje sua candidatura presidencial

 Pedetista não conseguiu agregar nenhum apoio à sua pretensão presidencial

Ciro Gomes (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


247 – O presidenciável Ciro Gomes, do PDT, oficializa hoje sua candidatura presidencial em total isolamento e sem ter conseguido nenhuma aliança formal. "Sem alianças com outros partidos, sem vice definido e com palanques competitivos apenas no Maranhão e no Ceará - os únicos onde os candidatos a governo ultrapassam dois dígitos -, o PDT realiza hoje sua convenção para confirmar a candidatura presidencial de Ciro Gomes", informam os jornalistas Vandson Lima e Marcelo Ribeiro, no Valor Econômico.

Candidatura de Bolsonaro deve ser barrada pelo TSE, aponta advogado

 O motivo são os crimes cometidos por ele na reunião em que atacou sem provas o sistema eleitoral, diz Nicolau da Rocha Cavalcanti

(Foto: Luiza Castro/Sul 21 | ABr)

247 – A candidatura de Jair Bolsonaro, que cometeu diversos crimes na reunião em que atacou sem provas o sistema eleitoral brasileiro, deve ser barrada, segundo aponta o advogado Nicolau da Rocha Cavalcanti, em artigo publicado no Estado de S. Paulo. "Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro tem usado reiteradamente o cargo para atacar a normalidade e a legitimidade das eleições. Já reconheceu que não tem provas, mas, mesmo assim, segue difundindo mentiras e desconfiança sobre o sistema eleitoral. E tudo isso em escancarado benefício próprio. Jair Bolsonaro afirma que, em 2018, teve mais votos do que aqueles que foram computados pela Justiça Eleitoral. Na segunda-feira, dia 18 de julho, em apresentação a embaixadores no Palácio do Planalto, o presidente da República reiterou as afirmações falsas, num inequívoco 'abuso do exercício de função'”, escreve.

Folha acorda e finalmente chama Bolsonaro de criminoso em sua manchete principal

 Jornal avalia que os crimes cometidos na segunda-feira deveriam levar à sua cassação ou impeachment

Capa da Folha (Foto: Reprodução)

247 – O jornal Folha de S. Paulo, que apoiou o golpe de estado contra a ex-presidente Dilma Rousseff e relativizou a ascensão do fascismo no Brasil para permitir a aplicação de um choque neoliberal na economia, hoje afirma, em sua manchete principal, que Jair Bolsonaro cometeu diversos crimes na reunião em que atacou o sistema eleitoral brasileiro diante de vários embaixadores internacionais. "Jair Bolsonaro (PL) cometeu uma série de crimes na apresentação feita a embaixadores em Brasília nesta segunda-feira (18). As declarações, em tese, poderiam levar à cassação ou ao impeachment do mandatário, avaliam especialistas em direito", aponta o texto.

"Bolsonaro desonra o Brasil", aponta editorial do Estadão

 Jornal que representa interesses do capital financeiro aponta que Jair Bolsonaro humilha o País e envergonha a população brasileira

Bolsonaro em encontro com embaixadores (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)

247 – "Não há palavras para qualificar a gravidade do que o presidente Jair Bolsonaro fez na segunda-feira passada, na reunião com embaixadores estrangeiros. Ele disse ao mundo que o Brasil não é uma democracia confiável. É um ato absolutamente inédito e insólito, que ofende as instituições nacionais, humilha o País perante a comunidade internacional e envergonha toda a população. O presidente da República – chefe de Estado e chefe de governo – pediu que as nações estrangeiras não acreditem no País e em suas instituições", aponta o jornal Estado de S. Paulo, em editorial sobre os diversos crimes cometidos por Jair Bolsonaro na reunião em que convocou embaixadores estrangeiros para atacar sem provas o sistema eleitoral.

Diretor da Caixa é encontrado morto na sede do banco em Brasília

 Sérgio Faustino Batista comandava o setor responsável por receber e acompanhar denúncias internas dos funcionários da Caixa, como os casos de assédio envolvendo Pedro Guimarães

Brasília: Prédio da Caixa Econômica Federal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 - Foi encontrado morto na noite desta terça-feira (19) o diretor de Controles Internos e Integridade da Caixa Econômica Federal, Sérgio Ricardo Faustino Batista, 54. A informação é de Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

O corpo foi achado na área externa do edifício-sede do banco, na região central de Brasília, por vigilantes que estavam de plantão.

Otimismo do empresário paranaense tem retração no semestre

 Caiu o otimismo do setor terciário para este segundo semestre de 2022. Segundo a Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae Paraná, 49,7% dos dirigentes de empresas estão confiantes em relação aos próximos meses. No primeiro semestre, o grau de otimismo estava em 65,9%.

Mas, cresceu o percentual que acredita na estabilidade: 38,7% acham que o faturamento de sua empresa permanecerá no mesmo patamar. Apenas 8,7% consideram que este semestre será pior e 2,9% não sabem ou não emitiram opinião.

Fonte: Bem Paraná

Saúde do Paraná orienta sobre vacinação contra a Covid de crianças acima de 3 anos

 

Imunização de nova idade deve começar pelas imunossuprimidas (Foto: José Cruz/ABr)

O Ministério da Saúde encaminhou ao Paraná, nesta terça-feira (19), a Nota Técnica Nº 213/2022 , que orienta o processo de vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 com o imunizante Coronavac/Butantan. Com a publicação, a medida recebe detalhamentos e indicações sobre a imunização do novo público.

De acordo com o documento, é recomendado que o início da vacinação aconteça de forma gradual para todas as crianças, iniciando pelas imunocomprometidas, seguida pela imunização de maneira decrescente.

TSE divulga limites de gastos nas campanhas eleitorais do Paraná

 

Por meio da Portaria nº 647, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou no Diário da Justiça eletrônico desta terça-feira (19) os limites de gastos para as campanhas eleitorais de 2022.De acordo com o documento assinado pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, e em conformidade com a decisão do Plenário, os valores são os mesmos adotados nas eleições de 2018, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).