sábado, 16 de julho de 2022

Em Juiz de Fora, Bolsonaro deu demonstrações de oportunismo, diz prefeita

 Enquanto Lula encontrou lideranças, discutiu a situação do país e prestou homenagem a Itamar Franco, Bolsonaro fez motociata e disse que nada tem a ver com o desemprego

Margarida Salomão (Foto: Agência Câmara | Roberto Parizotti)

Rede Brasil Atual - Jair Bolsonaro (PL) visitou nesta sexta-feira (15) a cidade de Juiz de Fora (MG), comandada pela prefeita Margarida Salomão (PT), que foi às redes comentar o episódio. A prefeita lembrou que o município mineiro tem histórico republicano e “todos serão recebidos com cortesia”. Contudo, Margarida não pôde evitar a comparação entre a visita do presidente em exercício e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato ao cargo no pleito de outubro.

Aroeira: Anitta foi corajosa em assumir voto em Lula

 Cartunista avalia que a cantora “traz voto” e “faz muita gente pensar”. Assista na TV 247

(Foto: Brasil 247 | Reprodução/Facebook)


247 - O cartunista Renato Aroeira elogiou a coragem da cantora Anitta em declarar voto no ex-presidente Lula e em ser uma voz ativa na campanha para derrotar Jair Bolsonaro. A popstar agrega muitos votos e os benefícios de seu posicionamento devem ser aproveitados pela campanha petista, afirmou ele.

Sob o governo Bolsonaro, Brasil abriu quase um clube de tiro por dia

 No ano passado foram fundados 348 clubes de tiro

(Foto: Fotos: Reprodução/Rede social)


247 - A expansão dos clubes de tiro no Brasil ocorre em paralelo com o aumento da circulação de armas no país e se intensificou durante o governo Bolsonaro.

Logo no primeiro ano do governo, o país bateu um recorde de inaugurações de clubes de tiro, com a abertura de 232 entidades. A marca já foi superada duas vezes: foram 291 clubes fundados em 2020 e mais 348 no ano passado, segundo reportagem do UOL. 

Brasil registra mais de 100 mil casos diários de covid pela primeira vez desde fevereiro, pico da Ômicron

 Nas últimas 24 horas foram notificados 103.365 casos no país

(Foto: Agência Brasil)

247 - O Brasil notificou 103.635 novos casos da covid-19 nesta sexta-feira (15), o maior total para um único dia desde 23 de fevereiro, quando foram 133.626 registros e o País começava a sair do pico de transmissão da variante Ômicron, informa o Estadão. Com isso, a média móvel de testes positivos, ficou em 58.678, acima da registrada na véspera e representando uma queda de 2% em relação à de duas semanas atrás. 

O país também registrou 299 novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas. A média diária de óbitos na última semana é de 249, acima da calculada na véspera e há 18 dias com estabilidade acima de 200.  

No total, o Brasil tem 675.145 vítimas e 33.244.343 casos da doença. 

Advogados criminalistas criticam conclusão da Polícia Civil sobre assassinato de Marcelo Arruda

 O dirigente do PT em Foz do Iguaçu foi assassinado por clara motivação política, opinam especialistas

Marcelo comemorava 50 anos quando o bolsonarista Jorge invadiu a festa (Foto: Reprodução)

247 - Advogados criminalistas consideram equivocada a decisão da Polícia Civil do Paraná de ter descartado a motivação política no assassinato do membro da direção do Partido dos Trabalhadores (PT) em Foz do Iguaçu. Três especialistas em direito ouvidos pelo jornal O Globo consideram que a conclusão da delegada Camila Cecconello minimiza um episódio grave e abre margem para que outras ocorrências ocorram sob o mesmo pretexto.

"A discussão se deu a partir de uma questão política. O policial penal federal (Jorge Guaranho) saiu do local onde estava para invadir uma festa com decoração do PT. Não haveria crime se a festa fosse de qualquer outro tema, pois ele (Guaranho) não teria sequer saído de onde estava", diz o  advogado criminalista e professor de direito Wellington Arruda. 

Para a advogada criminal Priscila Pamela dos Santos, ao descartar a motivação política, a delegada da Polícia Civil diminui o caráter de repugnância do crime.

Conrado Gontijo, advogado criminalista e doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP), classifica o relatório da delegada como uma "distorção absoluta da realidade".  


Ciro confirma possibilidade de aliança com PSDB aecista

 Em Belo Horizonte, pré-candidato voltou a atacar o PT e Lula

Ciro Gomes e Aécio Neves (Foto: Reprodução/Facebook | Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)

247 - O pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) sinalizou nesta sexta-feira (15) aceitar as conversas entre o PDT e o PSDB em Minas Gerais para formar aliança para a disputa ao governo do Estado, o que daria a ele um palanque em terras mineiras para a eleição presidencial. 

Em entrevista coletiva na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde compareceu à homenagem ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, Ciro falou sobre a possível aliança com os tucanos, que segundo o jornal O Tempo se tornou ainda mais provável com a desistência do ex-deputado federal, Miguel Corrêa (PDT), de concorrer ao governo de Minas Gerais.

Pesquisa mostra que percepção sobre corrupção no Brasil cresceu no governo Bolsonaro

 Para 42% dos entrevistados no levantamento 'A cara da democracia', corrupção aumentou durante os anos de Bolsonaro no poder

Flávio, Carlos, Jair, Eduardo (armado) e Renan. Família Bolsonaro (Foto: Flickr/Bolsonaro)

247 - Segundo a mais recente pesquisa “A cara da democracia”, a parcela de pessoas que consideram ter havido um aumento na corrupção no Brasil nos últimos quatro anos é a maior dentre todas as opções apresentadas: 42% veem o problema maior no período de governo de Jair Bolsonaro.

Lucélia Santos: “Bolsonaro é um ser violento que está destruindo o país”

 Comemorando 50 anos de carreira e se lançando candidata a deputada federal pelo PSB, atriz condenou o discurso de ódio do atual presidente

Lucélia Santos (Foto: Reprodução/Facebook)

Por Nêggo Tom, 247 - Completando dois anos no ar pela TV 247, o programa “Um Tom de resistência” traz uma entrevista especial com a atriz Lucélia Santos, uma das grandes representantes da arte e da cultura brasileira. No ano em que celebra 50 anos de carreira dedicados ao teatro, cinema e televisão, ela também irá concorrer a uma vaga no congresso nacional pelo Partido Socialista Brasileiro. Ativista das causas indígenas e ambientais, a inesquecível protagonista de “A escrava Isaura”, um dos folhetins de maior sucesso na história da televisão brasileira, falou sobre arte, cultura, política e sociedade, e reiterou o seu apoio à candidatura de Lula para presidente da república, como a única capaz de reconstruir o país após 4 anos de retrocesso civilizatório sob o governo de Jair Bolsonaro.

Lula troca convenção do partido por viagem a Pernambuco e ato popular

 A justificativa do ex-presidente é que está na hora de falar para fora, para além do partido, ir para as ruas

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: REUTERS/Suamy Beydoun)


Reuters - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá, na próxima quinta-feira (21) à  convenção do PT que sacramentará seu nome como candidato à Presidência da República, informa Lisandra Paraguassu.

Enquanto o PT confirma sua candidatura em um evento discreto em São Paulo, Lula estará em Recife, em um ato público, com seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB). A justificativa do ex-presidente, segundo uma das fontes ouvidas pela Reuters, é clara: está na hora de falar para fora, para além do partido, ir para as ruas. 

A avaliação é de que o grande ato político de lançamento da candidatura já aconteceu, no início de junho, quando o PT reuniu milhares de pessoas para apresentar Lula como pré-candidato. A convenção que acontece na semana que vem é um ato burocrático, exigido pela lei eleitoral.

Em anos anteriores, quando a campanha eleitoral começava de fato apenas a partir das convenções, o evento tinha um peso que, na avaliação do partido, não terá agora.

Enquanto o diretório do PT aprova sua candidatura, Lula estará em um ato público no centro de Recife. O chamado para o evento já começou a ser distribuído pelas redes sociais.

No dia anterior, quarta-feira, Lula irá a Serra Talhada, Garanhuns e Caetés, cidade onde nasceu. Lá, visitará a reconstrução da casa onde morava sua mãe, dona Lindu, antes de mudar com todos os filhos para São Paulo, ainda na década de 1950.

Já mais no final do mês, dia 29, Lula irá a Brasília para a convenção do PSB que oficializará Alckmin como companheiro de chapa.

Pedro Serrano diz que “segundo turno é um risco” e defende que Ciro e Tebet renunciem em favor de Lula

 Para o jurista e professor Pedro Serrano, o país vive uma escalada autoritária e haver segundo turno ameaça à democracia

Pedro Serrano e Lula (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)


247 - O jurista e professor de Direito da PUC de São Paulo, Pedro Serrano, afirmou em entrevista ao programa Estado de Direito, da TV 247,  que “estamos num momento tão delicado para a democracia” e que “haver segundo turno é um risco”.

“Temos que tentar liquidar a fatura rápido para poder garantir a democracia ainda mais depois dessa morte. Acho que é absolutamente legítimo a sociedade civil pressionar Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para que renunciem em favor de Lula, para compor uma grande frente democrática contra esse fascismo”, defende o jurista.