terça-feira, 3 de maio de 2022

PGR diz ao STF que Daniel Silveira deve continuar com tornozeleira

 Em documento assinado pela vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo, a PGR destacou que o deputado bolsonarista não pode ficar livre das restrições impostas pelo Supremo

Vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo, o Supremo Tribunal Federal e o deputado Daniel Silveira (Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ | ABr)


247 - A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (3) uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e reforçou que o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) deve continuar com o uso de tornozeleira eletrônica. O documento da PGR foi assinado pela vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo, a número dois do procurador-geral Augusto Aras, de acordo com o portal Metrópoles. O petebista foi condenado pela Corte, no último dia 20, a oito anos de prisão, após divulgar um vídeo, no primeiro semestre do ano passado, com ataques a ministros do tribunal (veja o teor das declarações nos dois últimos parágrafos da matéria). O parlamentar foi preso em fevereiro de 2021. 

Orlando Silva e equipe são agredidos por bolsonarista em restaurante

 Além de palavras chulas, agressor ainda empurrou uma das assessoras do deputado e tentou jogar uma cadeira em outra mulher

(Foto: Reprodução | ABr)

247 - O deputado federal Orlando Silva (PCdo-B - SP) relatou nesta terça-feira (3), em sua conta no Twitter, que ele e sua equipe foram alvo de agressões verbais e ameaças em um restaurante na noite de segunda-feira (02).O deputado e mais três membros de sua equipe estavam em um restaurante no bairro Liberdade, em São Paulo, quando um bolsonarista foi até a sua mesa e disse: “o que faz aqui? Aqui não é seu lugar!”. O homem fez agressões verbais contra Orlando, sua atuação política, contra o que ele representa, além de afirmar que Bolsonaro iria “destruí-lo”.

Além de palavras chulas, como descreveu o deputado, o bolsonarista ainda agrediu fisicamente uma das mulheres da equipe. A assessora foi empurrada e o homem ameaçou jogar uma cadeira nela. 

“No auge da agressividade, além de palavras chulas, creiam, empurrou Bruna e tentou buscar uma cadeira para agredir Camila. Àquela altura, as duas estavam revoltadas, indignadas e enfrentavam ele, olho no olho”, contou. 

O parlamentar relata que os funcionários do restaurante tiveram dificuldade para retirar o agressor do local.

Segundo Orlando, a tensão era aumentada toda vez que a sua equipe respondia aos insultos do homem. “Cada agressão verbal que o sujeito fazia era respondida à altura pelos camaradas (Bruna, Camila e Renan) que me acompanhavam, o que deixava ele ainda mais exaltado e violento” , finalizou o parlamentar. 

A confusão só acabou depois que os funcionários do local conseguiram tirar o homem do estabelecimento.


Pacheco diz que não se pode chegar a 'anomalias graves' e que se reunirá com militares

 Presidente do Senado, que se reuniu com o presidente do STF, Luiz Fux, disse ainda não identificar qualquer problema entre as Forças Armadas e o Supremo

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (à direita), se reúne com presidente do STF, Luiz Fux (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira que pretende se reunir com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e comandantes das Forças Armadas, em meio ao acirramento da crise institucional entre Poderes da República, a ameaças a instituições e a tensões em torno das eleições gerais de outubro.

O senador avaliou ainda, após reunião na tarde desta terça-feira com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que não se pode deixar que o clima eleitoral descambe "para anomalias graves", citando ataques a instituições e à democracia, como os ocorridos no último domingo em manifestações de partidários do presidente Jair Bolsonaro.

Pacheco também disse não identificar qualquer problema entre as Forças Armadas e o STF - Fux reúne-se com o ministro da Defesa ainda nesta tarde - e garantiu manter boa relação com o Executivo e o presidente da República.

Prefeitura inicia 5 cursos profissionalizantes para 100 alunos



A Prefeitura de Apucarana, por meio do Centro de Qualificação Total, num prazo de cinco dias deu início a 5 cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente para a população. Mais de 100 alunos estão sendo preparados para o mercado de trabalho, obtendo qualificação por meio do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

No sábado, 20 alunos iniciaram no Senai o curso de 80 horas de instalação de painéis solares fotovoltaicos. Ainda no sábado, outros 20 apucaranenses participaram da aula de abertura do curso de manutenção de mecânica industrial do Senai, com 160 horas de duração.

Apucarana é contemplada com dois ônibus novos para o transporte escolar




 Apucarana recebeu ontem (2/5) dois novos ônibus para reforçar a sua frota do transporte escolar. Os veículos foram repassados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em cerimônia realizada na Academia Policial do Guatupê, em São José dos Pinhais. O ex-prefeito Beto Preto e o vereador Marcos da Vila Reis representaram o prefeito Junior da Femac e a secretária de educação Marli Fernandes no ato.

De acordo com o ex-prefeito Beto Preto, os ônibus têm capacidade para transportar até 29 passageiros cada e dispõem de plataforma elevatória para pessoas com mobilidade reduzida. “Eles vão beneficiar principalmente os alunos da zona rural, que moram mais longe e dependem do transporte escolar público para terem acesso à educação,” disse.

STF avisa aliados e interlocutores de Bolsonaro que irá manter inelegibilidade de Daniel Silveira

 Avaliação é que o indulto concedido por Jair Bolsonaro não atinge a inelegibilidade do parlamentar

STF-Jair Bolsonaro-Daniel Silveira (Foto: Divulgação)

247 - O  Supremo Tribunal Federal (STF) informou a aliados e interlocutores de Jair Bolsonaro que a Corte irá manter a inelegibilidade do deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ), que foi indultado pelo atual ocupante do Palácio do Planalto após ter sido condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, além da perda dos direitos políticos e da cassação do mandato, por atacar a democracia e as instituições. De acordo com o jornalista Valdo Cruz, no G1, interlocutores do presidente se reuniram com ministros do STF para tentar reduzir a tensão entre os dois Poderes e reclamaram do inquérito das "fake news", que tem o ministro Alexandre de Moraes como relator.

“Do seu lado, magistrados informaram aos interlocutores do Palácio do Planalto que não há possibilidade de o deputado Daniel Silveira disputar as eleições deste ano, porque o decreto presidencial não atinge a inelegibilidade do parlamentar”, destaca a reportagem. 

"Temos de devolver o Brasil ao povo brasileiro", diz Gleisi em ato que formaliza apoio do Solidariedade a Lula

 A presidente nacional do PT ressaltou que o apoio do Solidariedade à candidatura de Lula faz parte da “construção de uma frente que vai resgatar nosso país para as mãos do povo”

Gleisi Hoffmann (Foto: Reprodução/Youtube)

247 - A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o apoio do Solidariedade à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República faz parte da “construção de uma frente que vai resgatar nosso país para as mãos do povo”. “Mais do que o direito de disputar essa eleição, temos o dever de fazê-lo, para devolver o Brasil ao povo brasileiro”, disse Gleisi nesta terça-feira (3), durante o evento que formalizou o apoio do Solidariedade à postulação do petista.

"Quero agradecer ao Solidariedade, ao meu amigo e companheiro Paulinho, que tem sido uma grande força na condução dessa frente e desse movimento em favor do Brasil e do povo brasileiro. Essa unidade que estamos construindo para o nosso país, para o presente que vamos vivenciar agora e para o futuro próximo. Não podemos deixar que esse país continue desgastado pelo ódio, pela arma, pela ignorância, pela ineficiência e pelo povo brasileiro”, disse a parlamentar. 

Em crise com o STF, Bolsonaro se reúne com Alto Comando do Exército

 O encontro não consta na agenda oficial de Bolsonaro, mas na agenda do comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes

(Foto: Marcos Corrêa/PR | Exercito Brasileiro)

247 - Em meio à crise com o Supremo Tribunal Federal (STF) e retóricas golpistas, Jair Bolsonaro (PL) visita nesta terça-feira (3), segundo Basília Rodrigues, da CNN Brasil, o Quartel-General e se reúne com o Alto Comando do Exército.

A agenda oficial de Bolsonaro está vazia, mas a agenda do comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, informa que a reunião já havia iniciado antes da chegada de Bolsonaro, e até às 18h.

Não foi divulgado o tema da conversa entre Bolsonaro e os militares.

Após três anos fora do Brasil, Jean Wyllys diz que irá retornar ao país 'após Lula tomar posse'

 Ex-deputado, que deixou o país após sofrer ameaças de morte de bolsonaristas, disse que irá por fim ao seu exílio após Lula ser empossado na Presidência da República

(Foto: Reprodução)

247 - O ex-deputado do PSOL e atualmente filiado ao PT Jean Wyllys, que está há três anos fora do Brasil em função das ameaças de morte feitas por bolsonaristas e ativistas de extrema direita, anunciou que pretende voltar ao Brasil após a provável vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de outubro, o que deverá acontecer “no primeiro ou segundo turno”. Em entrevista à Fórum, o ex-parlamentar disse que seu retorno ao país será feito após Lula tomar posse para exercer um terceiro mandato. 

TSE cancela convite para UE observar eleições após objeção do governo, dizem fontes

 Convite foi desfeito após reclamações de Bolsonaro sobre a presença desse tipo de missão diplomática durante o pleito

Urnas eletrônicas (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)


Reuters - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou o convite que havia feito para que representantes da União Europeia acompanhassem como observadores das eleições de outubro, após reclamações do governo do presidente Jair Bolsonaro sobre a presença desse tipo de missão diplomática durante o pleito, disseram nesta terça-feira duas fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

Uma das fontes disse que foi informada pelo tribunal que o pedido de missão da UE "não está mais na mesa". Procurado, o TSE não respondeu de imediato a pedido de comentário.

A informação do recuo do TSE e do cancelamento do convite à UE foi divulgada primeiramente pelo site Nexo.

"A Petrobrás não é uma empresa de petróleo, é uma empresa de desenvolvimento", afirma Lula

 Lula reafirmou que nacionalizará o preço dos combustíveis: "uma empresa pública tem que ter lucro, mas o lucro não pode ser de uma empresa que não tem responsabilidade social"

Lula (Foto: Reprodução)

247 - Em discurso nesta terça-feira (3) no ato em que o Solidariedade formalizou seu apoio ao ex-presidente Lula (PT), o petista voltou a falar sobre a Petrobrás e sobre a necessidade de nacionalizar os preços dos combustíveis.

Lula também falou da incapacidade do governo Jair Bolsonaro (PL) para controlar a inflação galopante. "Nós provamos que não é o salário mínimo que causa a inflação. O que causa a inflação, como nos dias de hoje, são os preços administrados pelo governo. Hoje, 50% da inflação é resultado dos preços controlados pelo governo: energia elétrica, gasolina, óleo diesel e gás de cozinha - são preços controlados pelo governo, que ele, por incapacidade, não controla. A Petrobrás estabeleceu que os preços seriam internacionais, privatizou-se a BR e hoje, com o argumento que a privatização iria estabelecer uma grande concorrência nesse país... Hoje eu posso dizer o que aconteceu: temos 392 empresas substituindo a BR, importando gasolina e diesel. Estão importando dos Estados Unidos sem pagar imposto".

Vereador do PSB usa expressão racista durante sessão na Câmara de SP: “coisa de preto” (áudio)

 O áudio do microfone de Camilo Cristófaro (PSB) vazou no começo da sessão

Vereador de São Paulo Camilo Cristófaro (PSB) (Foto: Divulgação)


247 - O vereador de São Paulo Camilo Cristófaro (PSB) usou nesta terça-feira (3) uma expressão racista durante uma conversa privada na CPI da Pirataria, na Câmara Municipal de São Paulo. O parlamentar completou um raciocínio com a expressão racista "é coisa de preto". 

O áudio do microfone de Cristófaro vazou no começo da sessão e foi transmitido pela rede de TV da Câmara dos Vereadores de São Paulo.

A vereadora Luana Alves (PSOL) pediu a suspensão da CPI. Os trabalhos foram interrompidos por alguns minutos.


'Fala mesmo Marcele': moradora da periferia do Rio viraliza ao detonar Bolsonaro (vídeo)

 "Ele humilhou o pobre, o ser humano com as palavras dele", disse ela

(Foto: Reprodução)


247 - Uma moradora da periferia do município do Rio de Janeiro, identificada como Marcele, detonou Jair Bolsonaro, ao dizer que ele "já acabou com o Brasil". 

"Na crise do coronavírus o cara debochando da saúde. Ele humilhou o pobre, o ser humano com as palavras dele", disse ela. 

"Não sabia que ele era safado assim não. Não está nem aí para o preto. Só por ele e pelos safados dos filhos dele", acrescentou.


"No tempo do Lula o salário mínimo cresceu, o povo consumiu, a economia avançou", diz Alckmin

 "Política é esperança, e a esperança hoje no Brasil é o presidente Lula. É ele quem tem a capacidade para retomar o caminho correto do nosso país", destacou o candidato a vice

Geraldo Alckmin (Foto: Reprodução)


247 - O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Lula (PT) pela Presidência da República, exaltou seu companheiro em discurso nesta terça-feira (3), em evento que marca o apoio do Solidariedade a Lula.

"Esse encontro é o prenúncio da vitória", afirmou Alckmin. "Pelo Solidariedade eu tenho grande carinho. Me lembro do Franco Montoro, ele dizia: 'nem os braços cerrados da violência nem os braços cruzados da indiferença, mas os braços abertos da solidariedade'. Solidariedade. Esse é o sentimento mais importante de todos nós. É pela solidariedade que a gente entende uma outra pessoa. É a solidariedade que nos traz compaixão, coragem para lutar e mudar nosso país. O Solidariedade é de 2013 e é um partido nacional. Vemos de norte a sul a presença desse grande partido. O Solidariedade nasceu da luta dos trabalhadores, da luta social para melhorar a vida do nosso povo. O mundo do trabalho deu ao Brasil o seu maior líder popular, Luiz Inácio Lula da Silva". 

Moraes dá 15 dias para PF fazer novo relatório sobre vazamento de inquérito por Bolsonaro

 Ministro do STF diz que documento é essencial para a análise de provas no âmbito das investigações sobre o vazamento do inquérito sobre supostas fraudes nas urnas eleitorais

(Foto: Nelson Jr./SCO/STF | Marcos Corrêa/PR)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de 15 dias para que a Polícia Federal (PF) elabore um "relatório minucioso" de análise dos materiais obtidos por meio da quebra de sigilo telemático no âmbito do inquérito que apura o vazamento de um inquérito sigiloso por parte de Jair Bolsonaro e do deputado Filipe Barros (PSL-PR). 

O inquérito apura um suposto vazamento de documentos sigilosos sobre uma investigação que tramitava no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na Polícia Federal desde 2018. No dia 4 de agosto de 2021, Bolsonaro divulgou os documentos sobre a suposta invasão a sistemas e bancos de dados do TSE.

Justiça decreta a prisão preventiva de policial federal que atirou em quatro em Curitiba

 

(Foto: Reprodução/Câmeras de vigilância)


A Justiça decretou, na tarde desta terça-feira (3), a prisão preventiva do policial federal Ronaldo Massuia Silva, de 43 anos, que atirou em quatro pessoas, matando uma, na noite de domingo (1), em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis no bairro Cristo Rei, em Curitiba. A decisão saiu no início da tarde, durante audiência de custódia no Fórum Criminal de Curitiba.

Do lado de fora, um grupo de motoristas de aplicativos aguardava a decisão. Dois dos baleados eram motoristas de app. Eles seguem hospitalizados.

Número de eleitores entre 16 e 17 anos cresce 134% em 2022 no Paraná

 

(Foto: Tania do Rêgo/Agência Brasil)

A Justiça Eleitoral do Paraná registrou até segunda (2) um aumento de 134% nas inscrições de jovens com idades entre 15 (que completam 16 até o dia 02 de outubro, data do primeiro turno), 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, em comparação com o eleitorado de 2020.

Em 2020, no Paraná, 36.725 jovens de 16 e 17 anos estavam aptos a votar. Já em 2022, o número aumentou para 86.128 jovens eleitoras e eleitores, segundo dados desta segunda-feira (02/05).

PLENÁRIO: Veja como cada deputado da Assembleia votou na sessão que aprovou a criação de 542 novos cargos

 

Assembleia: impacto da criação de novos cargos é de R$ 100 milhões anuais (Foto: Dálie Felberg/Alep)


A Assembleia Legislativa aprovou ontem, seis projetos que prevêem a criação de 542 cargos comissionados – aqueles preenchidos por indicação, sem concurso público – para a própria Casa, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. A estimativa de impacto nos cofres públicos é de R$ 101 milhões anuais. A reportagem do Bem Paraná levantou, no Portal de Transparência da Assembleia, como cada deputado votou na sessão. 

No caso da Assembleia, o projeto foi aprovado por 31 votos favoráveis e 15 contrários. Ele prevê a criação de 121 novos cargos para o setor administrativo da Casa, com salários que vão de R$ 8 mil a R$ 18 mil mensais. O impacto previsto é de R$ 30 milhões anuais. Oito deputados não votaram.

Para o Ministério Público, a previsão é de criação de 261 cargos, com impacto também de R$ 30 milhões anuais. O MP alega que o aumento de despesas está dentro do Orçamento do órgão. A proposta foi aprovada por 29 votos favoráveis, 17 contrários. Oito deputados não votaram.

Apucarana registra 10 casos da Covid-19 nesta terça-feira



A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou 10 casos de Covid-19 nesta terça-feira (3) em Apucarana. O município segue com 548 mortes e soma agora 33.808 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

Os novos casos confirmados são de 4 homens e 6 mulheres. Segundo boletim da AMS, o município tem mais 49 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 97.485 pessoas, sendo 66.988 em testes rápidos, 26.860 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

O município não tem nenhum paciente internado no Hospital da Providência com o diagnóstico de Covid-19.

Equipes apucaranenses estreiam no Paraná Bom de Bola

 


As equipes sub-16 feminina e sub-21 masculina na modalidade de futebol de Apucarana realizaram no campo do distrito de Sete de Maio, em Cambira, as suas estreias na 2ª edição da fase regional do Paraná Bom de Bola, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

No sábado (30/04), o time sub-16 de Apucarana empatou com Centenário do Sul por dois gols. Com a igualdade no tempo normal a disputa foi para os pênaltis, vencida por Centenário do Sul. No tempo normal os gols de Apucarana foram feitos por Sarah e Amanda. Na outra partida da categoria, Londrina derrotou Guaraci por 4 a 1.

No domingo (01/05), a equipe sub-21, representada pelos juniores do Apucarana Sports, venceu Porecatu pelo placar de 4 a 0, com gols de Victor Hugo (2), Valemtim e Allan.

Na 2ª edição do Paraná Bom de Bola, Apucarana também está inscrita nas categorias sub-16 masculino e master 50+. Na categoria sub-16 masculino os apucaranenses estão no Grupo C juntamente com Bela Vista do Paraíso e Bom Sucesso. Já o time master integra o Grupo B ao lado de Pitangueiras e Jandaia do Sul.

No ano passado na 1ª edição da competição, realizada em Porecatu, Apucarana competiu nas categorias sub-16 masculino e master 50+. Na primeira categoria a equipe ficou em quarto lugar e na master 50+ o time apucaranense foi vice-campeão.

O secretário municipal de Esportes, professor José Marcelino da Silva, o Grillo, deseja sucesso aos apucaranenses no Paraná Bom de Bola. “Em 2021 as nossas equipes chegaram as fases decisivas da competição, com o master sendo vice-campeão. Para essa temporada temos quatro representantes e confio em bons resultados de todos os times, que contam com total apoio do prefeito Junior da Femac”.

A organização da competição ainda não divulgou as partidas da segunda rodada da primeira fase.

Voleibol de Apucarana conquista o 3º lugar na Liga do Vale do Ivaí

 



Em competição realizada no final de semana em Ivaiporã, o time adulto masculino de voleibol de Apucarana ficou em terceiro lugar na primeira etapa do Campeonato Regional da Liga do Vale do Ivaí. Os jogos aconteceram no Country Club, na quadra da Escola Municipal Ivaiporã e no Ginásio de Esportes Alcebíades Alves.

A equipe apucaranense, treinada pelo professor Lucas Paparazzo e que integra o Grupo C da competição, realizou quatro jogos, com três vitórias e uma derrota. Na fase inicial da etapa, Apucarana venceu as equipes do Pitanga e do UPV, de Londrina, ambas as partidas por 2 sets a 1. Na sequência pelas quartas de final derrotou Mandaguari por 2 sets a 1 e na semifinal perdeu por 2 sets a 0 para Marialva, que foi a campeã da etapa com Ivaiporã ficando na segunda colocação.

A equipe apucaranense contou com os atletas Adalberto, Anderson, Andrei, Bruno, Gabriel, Hugo, João Luís, José Henrique, Luan, Lucas, Marcos Vinicius, Murilo, Paulo Henrique e Renan.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes da Prefeitura, enalteceu o desempenho da equipe em Ivaiporã. “Parabenizo o time de Apucarana por ter conseguido uma boa colocação na etapa inicial do Campeonato Regional de Voleibol, já pensando nos Jogos Oficiais do Estado nessa temporada. É mais uma equipe da cidade que tem todo o incentivo do prefeito Junior da Femac”.

O professor Lucas Paparazzo disse que o Regional do Vale do Ivaí terá mais três etapas ao longo do ano, com todas as competições sendo realizadas em Ivaiporã. A segunda etapa será nos dias 4 e 5 de junho, a terceira nos dias 6 e 7 de agosto e a quarta e última etapa nos dias 24 e 25 de setembro, quando será conhecido o campeão geral da competição que reúne dez agremiações.

Na segunda etapa o time de Apucarana enfrentará as equipes de Itambé, Cândido de Abreu e Santa Maria do Oeste.

FEMININO – Na semana passada no Ginásio Municipal de Esportes Eros Boscardin Torres, em Cambira, a equipe sub-17 feminina de voleibol de Apucarana obteve a terceira posição na Taça Cambira. O Clube dos 30, de Marialva, ficou em primeiro lugar e o time de Cambira foi o segundo colocado.

A equipe apucaranense, também treinada por Lucas Paparazzo, vem se preparando para os Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP´s).

Prefeitura faz o recape da Rua Antônio Lolo Menegazzo

 


A Prefeitura de Apucarana, através da empreiteira contratada, iniciou nesta semana a primeira etapa de recape de ruas nos jardins Menegazzo e Europa, na região oeste de Apucarana. O serviço começou pela Rua Antônio Lolo Mengegazzo, onde fica o Lar São Vicente de Paulo (asilo) e também um condomínio residencial.

O prefeito de Apucarana lembra que a benfeitoria abrangerá, na sequência, ainda outras duas ruas: Angelina Menegazzo e Kishitaro Kayukawa. “A nossa equipe da Secretaria Municipal de Obras fez uma programação para que, a cada dois dias, uma rua seja recapeada. Isso porque as vias precisam ficar interditadas e, executando o serviço de forma escalonada, gera um pouco menos de transtornos para os moradores”, reitera Junior da Femac, solicitando a compreensão da população.

De acordo com a engenheira Angela Stoian, secretária municipal de Obras, o recape será feito em área total de cerca de 16 mil metros quadrados. “Se o tempo colaborar, faremos o serviço nas três ruas ao longo desta semana, finalizando na próxima segunda-feira”, observa a engenheira.

Junior da Femac afirma ainda que nesta etapa o recape será executado com recursos do Programa Paraná Cidade, do governo do Estado, no valor de R$ 630 mil. “Posteriormente, o Município aplicará outros cerca de R$ 350 mil nestes dois bairros e também no Solar da Toscana, mas desta vez com recursos próprios. Essa segunda etapa ainda está sendo licitada e atenderá trechos das vias transversais, que são um pouco menos movimentadas”, informa Junior da Femac.

Prefeitura recupera estrada rural na região da Vila Reis



 A patrulha rural, mantida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, está fazendo a recuperação da Estrada Santa Luzia, na região do Distrito de Vila Reis. Dos 11 quilômetros de extensão da via, já foram cascalhados seis quilômetros. Se as condições climáticas forem favoráveis, os serviços deverão ser concluídos em 15 dias.

O prefeito Junior da Femac esteve no início desta semana no local, acompanhando os serviços, que compreendem ainda a limpeza das laterais da estrada. “É uma região que possui muitos produtores hortifrutigranjeiros e também caracterizada pela pecuária leiteira. Estamos avançando com a recuperação das estradas, que em breve atenderá também outras regiões do Município”, frisa Junior da Femac.

De acordo com o superintendente municipal de Obras, Mauro Toshio Kitano, a Prefeitura já recuperou recentemente as estradas Berezoski e da Vidraça, na região do Cemitério dos Ucranianos, e a Estrada dos 100 alqueires, na região do Rio do Cerne. “Depois de concluir a recuperação da Estrada Santa Luzia, a patrulha rural vai fazer melhorias na Estrada do Xaxim e na Estrada da Jacucaca, dando sequência ao cronograma de serviços”, informa Toshio.

"Ciro terá sua hora da verdade", diz José Dirceu sobre apoio a Lula

 


247 - O ex-ministro José Dirceu (PT) se reuniu com outros petistas na noite desta segunda-feira (2) em São Paulo e, segundo a Veja, teria ventilado a possibilidade de desistência da candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência.

Dirceu falou da força do bolsonarismo e da possibilidade de reeleição de Jair Bolsonaro (PL), mas se mostrou otimista, ainda que cauteloso, com a vitória do ex-presidente Lula (PT) já no primeiro turno da eleição para o Palácio do Planalto. “Nós sabemos da força do bolsonarismo. Sabemos da força e da capacidade que eles têm de mobilização, de ocupar as redes. Sabemos que é preciso urgentemente mudar completamente a nossa campanha. Não na linha política, não na questão das alianças, mas sim na própria campanha. É preciso fazer campanha– é verdade que estamos ainda na fase da pré-campanha– e resolver o problema dos palanques".

“A minha avaliação é muito esperançosa de uma possibilidade de vitória, mas muito realista de que é preciso reorganizar, botar ordem na casa para fazer a campanha, porque é na campanha que vai se decidir essa eleição. Nós já temos experiência de 2018 e sabemos o que é uma campanha contra o bolsonarismo e como ele se comporta. Sabemos dos riscos da violência, dos riscos de desestabilização, dos riscos de colocar a própria eleição e o calendário eleitoral em risco e depois não aceitar o resultado.

Portanto, vamos consolidar cada vez mais as alianças e vamos mobilizar para que o Lula tenha uma força popular para sustentar a campanha, o calendário eleitoral e a sua posse”, acrescentou.

Segundo cálculos do ex-ministro, Lula precisa ao menos empatar em votos com Bolsonaro em São Paulo, obter três milhões em Minas Gerais, um milhão no Rio de Janeiro, empatar com Bolsonaro no Centro-Oeste e no Norte e confirmar a “reserva eleitoral” do PT no Nordeste. 

É neste ponto que entra Ciro Gomes, segundo Dirceu. A desistência do pedetista deixaria Lula muito perto de derrotar o governo atual no primeiro turno. Para Dirceu, a "hora da verdade" de Ciro Gomes chegará. Ou seja, o momento em que o pedetista deverá optar por um projeto pessoal de poder ou por garantir a vitória da democracia sobre a barbárie, representada por Bolsonaro.

"Pode ser que essa eleição se defina no primeiro turno, mas não porque nós vamos ganhar no primeiro turno, mas pelo esvaziamento total das candidaturas do MDB, do PSDB, das candidaturas por exemplo do [Sérgio] Moro. Não há, com a exceção do Ciro [Gomes], alguém que tenha viabilidade acima de 5%. E o Ciro terá a sua hora da verdade em junho ou julho porque o Lula pode ganhar no primeiro turno com o apoio do PDT. Essa é uma questão que o tempo dirá como será resolvida”.

Pelo Twitter nesta terça-feira (3), Ciro Gomes atacou Dirceu e negou que o ex-ministro petista tenha qualquer influência no PDT. "Me ajudem aqui! Quem é este Zé Dirceu que está falando? É aquele que planejou e executou o mensalão e o petrolão?  É aquele que a cúpula atual do PT afugentou e quer manter escondido? Ou é aquele a quem Lula quer indultar e colocar de novo no comando? De uma coisa eu tenho certeza: seja qual for o Dirceu que esteja falando, ele nunca teve - e jamais terá - qualquer influência no PDT. Muito menos na minha candidatura. Ela seguirá crescendo, inabalável, porque pertence aos que amam de fato o Brasil. E não o seu próprio umbigo".


Assembleia aprova a criação de 542 cargos comissionados

 

Assembleia: mais 121 cargos (Foto: Dálie Felberg)


A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (2), em primeiro e segundo turnos, seis projetos que prevêem a criação de 542 cargos comissionados – aqueles preenchidos por indicação, sem concurso público – para a própria Casa, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. A estimativa de impacto nos cofres públicos é de R$ 101 milhões anuais.

No caso da Assembleia, o projeto foi aprovado por 31 votos favoráveis e 15 contrários. Ele prevê a criação de 121 novos cargos para o setor administrativo da Casa, com salários que vão de R$ 8 mil a R$ 18 mil mensais. O impacto previsto é de R$ 30 milhões anuais. Segundo a justificativa da Assembleia, a criação dos novos cargos tem “o objetivo de otimizar os trabalhos administrativos e legislativos”. A proposta começou a tramitar a pouco mais de três meses da campanha eleitoral, quando a maioria dos deputados deve buscar a reeleição.

De acordo com o texto, “ao todo, estão sendo criados 121 (cento e vinte um) cargos comissionados para setores que careciam de estrutura própria ou adequada”. Os cargos serão distribuídos entre a Escola do Legislativo, a Ouvidoria-Geral, a Coordenadoria de Carimonial e as Comissões Permanentes, Blocos Temáticos, Corregedoria e Comissões Parlamentares de Inquérito.

Para o Ministério Público, a previsão é de criação de 261 cargos, com impacto também de R$ 30 milhões anuais. O MP alega que o aumento de despesas está dentro do Orçamento do órgão.

O Tribunal de Justiça prevê a criação de 160 cargos, com impacto de R$ 40 milhões. Em ambos os casos, a informação é de que os recursos estão previstos no Orçamento.

Discussão

A bancada de oposição votou contra os projetos. O deputado Tadeu Veneri (PT) defendeu a realização de concurso público. A liderança do governo Ratinho Jr na Casa liberou os deputados de sua bancada para que votassem como quisessem.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), abriu mão de conduzir a sessão de ontem para pedir, em plenário, o apoio dos parlamentares para os projetos. O mesmo fez o primeiro-secretário da Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PSD).

O deputado Homero Marchese (PROS), que na semana passada já havia se posicionado contra as propostas, voltar a criticar a iniciativa ontem. “Paraná vive um momento difícil como todo o Brasil. O que deveríamos estar fazendo com esses R$ 30 milhões é devolver para a população, na forma de mais serviços ou de redução de impostos”, defendeu. “Não falta funcionário aqui. Nós ficamos dois anos na pandemia. Poucos funcionários estavam e funcionou perfeitamente. Não é possível no final do mandato a gente aumentar o número de cargos aqui”, disse o deputado Ricardo Arruda (PSL).

Fonte: Bem Paraná

Requião: ‘A inflação vai derrotar Bolsonaro no Paraná e no Brasil’



O ex-senador Roberto Requião (PT), pré-candidato ao governo do Paraná pela federação de esquerda, disse ao Blog do Esmael que a inflação vai derrotar Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados no Paraná e no Brasil.

– A inflação, a carestia, vai derrotar Bolsonaro e seus aliados no Paraná e no Brasil – avaliou Requião.

No Paraná, o principal aliado de Bolsonaro é o atual governador Ratinho Junior (PSD). Ele tentará a reeleição em outubro.

No 1º de Maio, o pré-candidato ao Palácio Iguaçu pela federação participou do ato com os trabalhadores ligados à Força Sindical em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A Força no Paraná é sui generis. Os dirigentes da central sindical se filiaram no PT, a convite de Requião.

Ao comentar a participação das centrais e sindicatos no Dia do Trabalhador, Requião disse que houve melhora na tomada de consciência de que o debate é econômico e não moral.

– É a economia estúpido – disse Requião ao citar célebre frase de James Carville, ex-estrategista de Bill Clinton nos EUA.

Segundo Requião, liberalismo, [Paulo] Guedes e Bolsonaro estão e serão derrotados pelo desastre econômico. “Esqueçam graça e outras estripulias”, recomendou.

– Na luta pela soberania, pela democracia, e pela dignidade do trabalho, o voto é a arma do soldado cidadão.

Fonte: Blog do Esmael