terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Barroso esclarece 80 dúvidas de militares sobre urnas eletrônicas e resposta tem mais de 700 páginas

 Os questionamentos contradizem o posicionamento de Bolsonaro, que já acusou, sem provas, existir fraudes no processo eleitoral; militares pediram sigilo

(Foto: STF | ABr)

247 - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, enviou nesta segunda-feira (14), um documento com 700 páginas, às Forças Armadas, com respostas para 80 perguntas de militares sobre as urnas eletrônicas. As perguntas foram respondidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação.

O material não foi divulgado a pedido dos militares mas, de acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, continha perguntas de cunho técnico, “sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades”.

As dúvidas foram elaboradas pelo Centro de Defesa Cibernética. Entre elas, sobre onde ficam armazenadas as urnas antes da distribuição aos locais de votação, que tipo de conectividade elas têm, que pessoas têm acesso, e como e onde é feita a totalização dos votos.

Os questionamentos contradizem o posicionamento de Bolsonaro, que já acusou, sem provas, existir fraudes no processo eleitoral.

Lira defende lei ampla contra disparos de fake news: ‘não vamos fazer disputa nacional pelo Telegram’

 De acordo com o presidente da Câmara, o projeto que criminaliza o disparo em massa de fake news será amplo, e "não para um determinado caso ou objetivo''

Presidente da Câmara, Arthur Lira (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (15) que pretende votar na próxima semana o projeto que criminaliza o disparo em massa de fake news e cria normas para plataformas digitais, como redes sociais, buscadores e aplicativos de mensagem. De acordo com o parlamentar, o texto será amplo, e "não para um determinado caso ou objetivo''. Os relatos foram publicados em reportagem do jornal O Globo

"Nós não vamos fazer disso uma questão de disputa nacional pelo Telegram. Se tiver algumas questões que precisam ser analisadas, lógico, foi tratado. Há inclusive alguns exemplos da Alemanha, onde o Telegram recebeu e acatou algumas decisões judiciais. E esse assunto vai ser tratado com naturalidade legislativamente. Nós não vamos fazer disso uma pauta nacional de um embate, como já existiram várias", disse Lira, após reunião com líderes da base e o relator da proposta, Orlando Silva (PCdoB-SP).

"Nós não vamos fazer uma lei para determinado caso, para determinada pessoa ou para determinado objetivo. Tem que ser uma lei moderada. Essas questões de tecnologia, elas avançam sempre muito rapidamente, e elas têm que ter uma parte estruturante, questões que possam ser travadas, como faz o Conar, que regula ali o básico (no mercado de publicidade) e as coisas vão evoluindo dentro de um critério de razoabilidade", complementou.

Segundo o deputado do PCdoB, "as empresas alcançadas por esse lei ficam obrigadas a ter representação no Brasil". "Estão previstas sanções pelo descumprimento da lei, a partir de decisões judiciais, que inclui advertência, multa, suspensão e bloqueio, as duas últimas por definição em órgão especial", afirmou. 

Salles vira piada ao atribuir fake news à CNN dizendo que Bolsonaro 'evitou 3ª Guerra Mundial' entre Rússia e Ucrânia

 CNN imediatamente ressaltou que o conteúdo compartilhado por bolsonaristas é falso. Veja a repercussão

(Foto: Reprodução/Instagram)


247 - O ex-ministro Ricardo Salles, que ganhou notoriedade por promover um completo desmonte das políticas ambientais no país, usou suas redes sociais para promover a imagem de Bolsonaro em sua viagem à Rússia, disparando uma fake news tão grotesca que virou motivo de piada nas redes. 

Salles compartilhou uma imagem falsa, dizendo que o canal CNN atribuiu a participação decisiva do mandatário para evitar uma Terceira Guerra Mundial entre a Rússia e a Ucrânia. 


“Putin sinaliza recuo na Ucrânia, presidente Bolsonaro evitar a Terceira Guerra Mundial”, diz a postagem. 
Imediatamente a CNN publicou matéria negando a postagem:
“O ex-ministro Ricardo Salles publicou hoje (15) uma montagem que atribui à CNN a informação de que o presidente Jair Bolsonaro evitou “a 3ª Guerra Mundial”. Na postagem fake, a frase mentirosa entra como suposta causa do recuo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para invasão da Ucrânia. A sinalização de Putin tem sido veiculada pela CNN desde ontem. A imagem publicada por Salles foi compartilhada por grupos bolsonaristas. Mais cedo, o presidente Bolsonaro publicou uma imagem em que a CNN Brasil informa o recuo de Putin”, diz a matéria da CNN

Teixeira sugere processo contra o clã presidencial por culpar o PT pela suposta facada contra Bolsonaro

 "Essa é uma calúnia, e acho que tínhamos que enfrentá-la juridicamente", afirmou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP)

Deputado federal Paulo Teixeira, Jair Bolsonaro e Adélio Bispo (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Reprodução)

Revista Forum - O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) informou nesta terça-feira (15), em entrevista ao Fórum Onze e Meia, que o Partido dos Trabalhadores (PT) deve processar o clã Bolsonaro pelas fake news associando a sigla ao caso Adélio Bispo, preso por ter tentado matar o presidente nas eleições de 2018.

"No mérito mostra o quão sórdidos eles são, criminosos. Essa é uma calúnia, e acho que tínhamos que enfrentá-la juridicamente, ver de onde estão partindo essas calúnias e processar. Essa vai ser a primeira sugestão que eu vou dar a Gleisi [Hoffmann] hoje, não podemos deixar isso como está, estão atribuindo a nós um crime e claramente na véspera das eleições", afirmou Teixeira (leia a íntegra na Revista Forum).

Combustíveis sobem 5 vezes mais que inflação no governo Bolsonaro, aponta FUP

 A gasolina e o gás de cozinha subiram cinco vezes mais do que a inflação oficial no governo de Jair Bolsonaro (PL), impactando na vida de milhões de brasileiros

(Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)


CUT – A gasolina e o gás de cozinha subiram cinco vezes mais do que a inflação oficial no governo de Jair Bolsonaro (PL), impactando na vida de milhões de brasileiros que sofrem com a alta generalizada dos preços que esses reajustes provocam.

Desde janeiro de 2019, quando Bolsonaro assumiu o governo, a gasolina foi reajustada em 116%, o gás de cozinha em 100,1%, e o diesel em 95,5%. A inflação oficial do período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 20,6%, de acordo com dados da Petrobras analisados pela subseção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) da Federação Única dos Petroleiros (FUP), divulgados pelo jornal Estadão, nesta terça-feira (16).

Os preços dos combustíveis praticados pela Petrobras são atrelados à variação cambial.  É a chamada Política de Paridade de Importação (PPI), que reajusta os valores de acordo com o barril de petróleo a partir dos preços internacionais, cotados em dólar. A PPI foi implantada pelo ilegítimo Michel Temer (MDB) e mantida por Bolsonaro.

De outubro de 2016, quando a PPI foi implementada até 1º de fevereiro de 2022, o gás de cozinha na refinaria subiu 287,2%, a gasolina 117,2% e o diesel, 107,1%. A inflação acumulada no período foi de 29,8%.

Nos postos de combustíveis, os reajustes acumularam no período: 81,6% na gasolina, 88,1% no diesel e 84,8% no gás de cozinha, segundo o estudo.

O economista Cloviomar Cararine, da subseção do Dieese da FUP, disse ao jornal que os combustíveis no Brasil deverão permanecer como uma das principais fontes de pressão inflacionária este ano.

"Com as tensões na Ucrânia e ondas de frio nos países do Hemisfério Norte, que elevam o consumo de petróleo, os preços do óleo no mercado internacional deverão subir ainda mais, podendo superar US$ 100 por barril".

Polícia confirma ter provas para prender Cristiano Ronaldo por estupro

 Modelo acusa o atacante do Manchester United de violentá-la em 2009, em um quarto de hotel em Las Vegas. O atleta nega as acusações

Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução)

Metrópoles - A polícia responsável por investigar Cristiano Ronaldo por um suposto estupro acreditava ter provas suficientes para acusar e prender o astro do futebol. Entretanto, segundo o jornal The Sun, a detenção foi barrada por um procurador distrital.

De acordo com os documentos obtidos pelo jornal britânico, as autoridades de Las Vegas teriam assinado um mandado de prisão para Ronaldo, mas Steve Wolfson, procurador distrital do condado de Clark, travou o pedido. Wolfson era a única pessoa que teria autoridade para decidir seguir com a detenção, mas recusou o pedido sem apresentar nenhuma explicação.

As informações das alegações só vieram a público agora. O caso também não é recente: Kathryn Mayorga acusa Cristiano Ronaldo de violentá-la em 2009, em um quarto de hotel em Las Vegas. O atleta nega as acusações e afirma que a relação sexual que teve com a modelo foi consensual.

Leia a íntegra no Metrópoles.

Alckmin está a duas conversas e a um passo apenas de se filiar ao PV. Sigla receberá outros dissidentes do PSDB

 PT esgotou a paciência dos dirigentes com Carlos Siqueira, presidente do PSB, e com o prefeito do Recife. Saída pode ser apoio deles a Lula, fora da Federação


Luís Costa Pinto, do 247 – Quando o ex-vice-governador paulista Márcio França anunciou, há dois dias, que o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin estava “99,99% fechado” com o PSB, França não só blefava: estava jogando otimismo ao vento para evitar contemplar a tempestade que ele e o presidente do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, colhem depois de terem semeado nuvens cinzas-chumbo sobre o canteiro de obras no qual PT, PV e PCdoB tentam construir a Federação Partidária de esquerda.
“Não trabalhamos mais com a possibilidade de Alckmin no PSB. O PV é o caminho natural dele”, disse ao Brasil 247 um integrante da cúpula petista que tem acompanhado todas as negociações para a composição da chapa presidencial. “Mas, diria que há 99,99% de chances de Geraldo Alckmin ser o vice de Lula, não pelo PSB”, completa, provocando uma remissão lógica à frase de França.

Dirigentes do PV e do PCdoB já disseram à cúpula do PT que têm interesse em criar uma Federação só com as três legendas ou com outras novas siglas que se juntem a eles. Se o PSB desejar, apoia a candidatura presidencial do ex-presidente Lula no plano nacional. Porém, os partidos federados teriam candidatos próprios em estados relevantes para os socialistas, como Pernambuco e Espírito Santo (além do Distrito Federal). 

O PSB, por meio de uma retórica dura de Siqueira, insiste nas candidaturas a governador de Márcio França, em São Paulo, e de Beto Albuquerque, no Rio Grande do Sul. O PT, por sua vez, não abre mão dos líderes nas pesquisas nos dois estados: Haddad, para o governo paulista, e Edegar Pretto, para o gaúcho. Em Brasília, o PV quer lançar o deputado distrital Leandro Grass (ex-Rede) e o PSB também insiste em candidato próprio. Petistas, verdes e comunistas têm dialogado entre si e apontam, juntos, o maior responsável pelo desentendimento: Carlos Siqueira. 

A proatividade anti-aliança do presidente do PSB intensificou-se depois que caiu a ficha do esvaziamento dele como dirigente partidário a partir do momento em que o condomínio da Federação começar a operar num eventual (e muito provável) governo Lula-Alckmin. O papel dos presidentes dos partidos federados ficaria menor que o atual protagonismo deles. Como não é político “com voto”, é apenas um competente burocrata da estrutura partidária, o presidente do PSB passou então a exagerar nas filigranas para selar a união dos quatro partidos.

Penna, presidente do PV, abriu as portas para Alckmin e outros egressos do PSDB

O Partido Verde movimenta-se no sentido oposto do PSB e isso tem agradado de sobremaneira tanto petistas quanto integrantes da cúpula parlamentar do PCdoB. José Luiz Penna, presidente dos Verdes, é amigo pessoal de longa data de Alckmin e foi secretário dele em duas oportunidades. Na última 2ª feira, 14 de fevereiro, ao se reunir com o ex-governador paulista, Penna não só deixou claro que a ficha de filiação de Alckmin já estava até “rascunhada” como deixou claro que ele levaria quem quisesse para o PV.

Os ex-senadores Aloysio Nunes Ferreira e José Aníbal (suplente, ainda, de José Serra) vão se filiar ao Partido Verde. Em razão disso, deputados estaduais e prefeitos que ainda estão no PSDB e gravitam em torno de Alckmin, de Nunes Ferreira e de Aníbal (que foi presidente da legenda) devem segui-los na troca de partido. Há uma possibilidade, ainda, de filiados ao PSDB tomarem o mesmo rumo em Minas Gerais, em alguns estados nordestinos e em Goiás (onde o ex-presidente Lula passou a liderar as pesquisas de intenções de voto, apesar da relevância do agronegócio na política e na economia locais). 

Para Alckmin se filiar ao PV faltam duas conversas – juntos, dirigentes de PT, PV e PCdoB encerrarem (com lamentações) as tratativas para a Federação com o PSB e deixar claro que haverá consequências políticas; e Lula assimilar a nova configuração da Federação que será a sua estrutura de alianças de governo no Congresso. Depois disso, restará o passo final, a cargo de Geraldo Alckmin: ir até Penna e marcar a data do anúncio formal.

O PV brasileiro pretende se reestruturar totalmente a partir da nominata de deputados de 2022. A ideia é devolver ao Partido Verde nacional o mesmo caráter de sigla social-democrata que ele tinha ao ser criado emulando o PV de Joschka Fischer na Alemanha Ocidental (depois, Alemanha apenas). O PV de Fischer foi um aliado central do Partido Social-Democrata alemão em governos dos anos 1970 a 2000. Agora, Annalena Baerbock, líder dos Verdes alemães, é a ministra do social-democrata Olaf Scholz no governo de coalizão que sucedeu à Era Merkel na Alemanha. A aliança de governo de Scholz só saiu porque Baerbock, de 41 anos, renovou os quadros técnicos da legenda e manobrou o PV para dentro da coalizão. É o papel que o PV brasileiro pretende jogar, se não em 2022 de imediato, mas já a partir de 2026, requalificando sua atuação política e remodelando seu tamanho e suas pretensões.

Mídia russa ignora completamente a chegada de Bolsonaro, relata jornalista do país

 Artemiy Semenovskiy, jornalista russo, diz em entrevista ao 247 que as TVs fazem silêncio absoluto sobre a vinda do presidente brasileiro

Artemiy Semenovskiy | Bolsonaro em Moscou (Foto: Reprodução | Valdenio Vieira/PR)


247 - A mídia na Rússia não tem dado uma palavra sobre a ida do presidente brasileiro ao país, relata o jornalista russo Artemiy Semenovskiy, em entrevista a Brian Mier, do Brasil 247. Ele relata que as TVs fazem silêncio absoluto, sem qualquer cobertura jornalística sobre a visita de Jair Bolsonaro e seu encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, que deve acontecer nesta quarta-feira (16).

Em uma busca por reportagens da imprensa russa sobre a visita de Bolsonaro, é possível encontrar apenas cinco, que dizem a mesma coisa: o presidente brasileiro não irá tocar no tema da Ucrânia com Putin.

“A visita de Bolsonaro não causou nenhuma emoção na Rússia. Não foi Putin ou ministros do governo que o encontraram na passarela do avião, mas apenas o embaixador russo no Brasil”, observou Semenovskiy.

“A imprensa russa praticamente não cobre o fato da chegada de Bolsonaro, e a televisão russa ainda está completamente calada sobre o fato de Bolsonaro já estar em Moscou. Acho que a maioria dos russos desconhece a chegada do presidente brasileiro. Nenhuma publicação informou onde ele vai morar e outros detalhes”, detalhou.

“No entanto, as conversações de amanhã foram anunciadas na imprensa russa, e o porta-voz de Putin disse que o Kremlin aguarda as reuniões dos chefes de Estado, que ‘discutirão áreas potenciais onde podemos aprofundar e expandir ainda mais a cooperação’, ‘incluindo os tópicos que estamos falando há muito tempo’”, declarou ainda o jornalista russo.

Segundo ele, “nenhum detalhe ou fotos foram divulgados. Apenas frases diplomáticas padrão”. “Obviamente, não há expectativas grandiosas do encontro e a imprensa não está particularmente interessada nele”, analisou.

Kirill Kravchenko

Semenovskiy lembrou também, na entrevista ao 247, que há dois dias a imprensa russa escreveu que a família do biólogo russo Kirill Kravchenko, condenado por um tribunal brasileiro a uma longa pena de prisão, escreveu uma carta a Putin pedindo a Bolsonaro que levantasse a questão da necessidade de assumir o controle do processo de cumprimento da lei ao apreciar o recurso do biólogo, que em sua maioria foi acusado de crimes aos quais não tinha nada a ver.

O caso foi lembrado nessa semana, no âmbito da viagem de Bolsonaro à Rússia, pelo jornalista Joaquim de Carvalho no Twitter:


Em um mês, Paraná vacina 40% das crianças contra a Covid-19

 Dado consta em levantamento preliminar da Secretaria da Saúde. Segundo o Vacinômetro nacional, o Estado registra mais de 21 milhões de doses aplicadas.

Foto: Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu


A vacinação infantil contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos completa um mês no Paraná nesta terça-feira (15). Um levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que o Estado registra pelo menos 40% de cobertura neste público. A estimativa do Ministério da Saúde é que o Paraná tenha 1.075.294 crianças nesta faixa etária.

Ao todo, 434.236 primeiras doses (D1) pediátricas foram aplicadas neste período, uma média de 14,4 mil doses administradas diariamente no Estado. Os dados foram compilados com informações disponibilizadas pelos municípios e enviadas para as 22 Regionais de Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, comemorou a adesão da vacinação infantil e alertou para a importância da imunização. “Cada dose aplicada é motivo de alegria. Precisamos que a população paranaense continue se conscientizando da relevância e efetividade dos imunizantes no combate a Covid-19 para que possamos vencer essa pandemia”.

DISTRIBUIÇÕES – Para possibilitar a vacinação deste público, o Ministério da Saúde já destinou cinco remessas de vacinas pediátricas ao Paraná, somando 695.660 doses. Destas, 636.520 já foram descentralizadas para os municípios e 59.140 vacinas CoronaVac para segunda dose (D2) permanecem armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para envio em tempo oportuno.

“A força-tarefa do Governo do Estado continua garantindo que as vacinas sejam distribuídas no menor tempo possível. Essa agilidade na descentralização permite que as equipes municipais de saúde levem os imunizantes até o braço das pessoas, e mantém o Paraná como um dos estados que mais vacina no Brasil”, disse Beto Preto.

VACINÔMETRO – Os números preliminares da Sesa são maiores do que os dados disponíveis no Vacinômetro do Ministério da Saúde. Na plataforma, o Paraná permanece como terceiro estado que mais aplicou vacinas neste público, com um total de 304.602 doses, atrás de Minas Gerais (412.443) e São Paulo (1.181.535). A diferença nos dados pode estar relacionada com as instabilidades da base nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI), além de atrasos de notificação.

Ainda segundo o Vacinômetro, o Paraná já registra mais de 21 milhões de doses aplicadas, sendo 9.472.528 primeiras aplicações, 8.778.046 segundas doses ou doses únicas, 2.854.628 doses de reforço e 214.375 doses adicionais.

Nos números gerais, o Estado é o 5º no ranking brasileiro, atrás da Bahia (22.840.378), Rio de Janeiro (29.369.221), Minas Gerais (36.887.267) e São Paulo (91.298.330), respectivamente.

Confira o levantamento completo AQUI .


Fonte: AEN

Paraná distribui mais 820 mil vacinas contra a Covid-19 às Regionais de Saúde

 As doses são da Pfizer, Janssen, AstraZeneca e Coronavac pediátrica, e serão destinadas tanto para adultos como para crianças e adolescentes, conforme a necessidade dos municípios.

Foto: Danilo Avanci/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) distribuiu, nesta terça-feira (15), 820.386 imunizantes contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde no Paraná. A remessa contempla vacinas da Pfizer, Janssen, AstraZeneca e CoronaVac pediátrica.

“Esta é a quarta distribuição de vacinas contra a Covid que realizamos este mês. Foram mais de 2 milhões de imunizantes para todos os públicos do dia 3 até agora. Tão logo recebemos as doses do Ministério da Saúde, elas já são enviadas aos municípios”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Das 820.386 vacinas, 59.140 CoronaVac são para segunda dose de crianças de 6 a 11 anos que iniciaram o esquema vacinal na 82ª remessa. Outras 354.900 Janssen e 332.750 AstraZeneca são destinadas para dose de reforço da população acima de 18 anos.

Dos imunizantes da Pfizer, também enviados nessa remessa, 84 são para D1 de adolescentes, 71.904 para D2 e 1.608 para dose de reforço do público com mais de 12 anos.

MEDICAMENTOS – Além das vacinas, a Sesa também descentralizou 754.400 cápsulas do antiviral para o tratamento de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, o fosfato de oseltamivir (Tamiflu), para as Regionais de Saúde.

“Continuamos abastecendo nossas regionais com medicamento para tratamento da influenza, apesar de o número ser mais animador na última semana. Não queremos ver nenhum paranaense desassistido”, concluiu Beto Preto.

Confira a distribuição de doses por Regional de Saúde:


Fonte: AEN

Rolândia conhece programa de qualificação profissional de Apucarana




 A dinâmica operacional e administrativa que rege o Centro de Qualificação Total da Prefeitura de Apucarana atraiu o interesse da Prefeitura de Rolândia. Para colher mais detalhes do programa, que vem sendo referenciado pelo Senai Paraná a outros municípios, estiveram nesta terça-feira (15/02) na Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, o vice-prefeito Márcio Vinícius Gonçalves e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Rolândia, Horácio Negrão.

Acompanhados do gerente da regional Norte do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai Paraná), Victor André da Cunha, eles foram recepcionados pelo secretário Edison Peres Estrope que, ao lado de membros da equipe técnica, repassou todos os detalhes do trabalho. “É sempre gratificante poder compartilhar o que estamos fazendo. Isso é sinal de que estamos no caminho certo. A qualificação profissional é uma ação onde todos ganham: o empresário, o trabalhador e o município”, assinalou Estrope, destacando a liderança do prefeito Júnior da Femac.

“Em Apucarana temos um gestor que olha para o futuro, um prefeito que ouve atentamente o setor produtivo. Deste diálogo é que são definidos os cursos que desenvolvemos e também os que são contratados, através do Programa Portas Abertas, junto ao Sistema S e que disponibilizamos gratuitamente à população. Somente ao longo do último ano, mais de R$1 milhão foram investidos pela administração municipal no setor de qualificação da população”, explicou Estrope.

O gerente regional Norte do Senai Paraná, Victor Cunha, atestou o trabalho desenvolvido em Apucarana. “Temos sido parceiros da prefeitura neste processo de cursos profissionalizantes e, por onde tenho a oportunidade de falar, indico o trabalho de “qualificação total” desenvolvido aqui”, reconheceu Cunha.

Ao agradecer a acolhida no município, o vice-prefeito de Rolândia, Márcio Vinícius Gonçalves, também parabenizou Apucarana. “Tudo que é positivo merece ser compartilhado. Através do Senai Paraná soubemos que Apucarana tem desenvolvido um programa de qualificação profissional que já está consolidado e por isso viemos saber mais para poder replicar dentro da realidade de Rolândia, que tem um perfil mais para os setores agroindustrial, alimentício e um pouco de metal-mecânica ”, disse Gonçalves.

Ao final da reunião, os gestores sinalizaram interesse de voltar a Apucarana para uma nova visita técnica junto ao Centro de Qualificação Total e também para conhecer outras iniciativas bem sucedidas desenvolvidas em Apucarana no campo do desenvolvimento econômico, como o Programa Brasil Mais, também desenvolvido junto ao Senai Paraná.

Presenças – Também participaram do encontro o secretário Municipal de Comunicação Social de Apucarana, Maurício Borges, o diretor do Centro de Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas, o superintendente da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, Adan Lenharo e, pelo Senai Paraná, o gerente comercial Herbert Araújo e a analista comercial do Senai Apucarana, Daniele Cristina Araújo.

PROGRAMA PORTAS ABERTAS
A prefeitura de Apucarana desenvolve o Programa Portas Abertas, de oferta de cursos profissionalizantes que está disponibilizando 1.850 vagas de cursos profissionalizantes entre o segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022. São 90 turmas, das quais 60 já realizaram os cursos e as demais concluem no próximo ano. Neste pacote o município investiu, com recursos próprios, mais de R$ 1 milhão nas formações profissionais que foram indicadas pelos empregadores, a partir da necessidade das empresas e sindicatos das categorias.

PROGRAMA BRASIL MAIS
Dentro do Programa Brasil Mais a prefeitura comprou 250 vagas para as empresas participarem, com 3 representantes de cada uma, totalizando 750 agentes capacitados. Iniciado no segundo semestre deste ano, das 72 empresas que o curso está atendendo, 19 já concluíram a formação com foco na proposta de reduzir no mínimo 20% do custo de produção. O resultado, no entanto, superou as expectativas e as empresas reduziram em média 40% do custo de produção, o dobro da proposta inicial.

Iniciadas as aulas de hidroginástica no Centro da Juventude e no Lagoão



 Foram iniciadas nesta terça-feira pela manhã (15/02) no Centro da Juventude Alex Mazaron (Ceja), no Jardim Diamantina, e na piscina do Complexo Esportivo Lagoão, as aulas de hidroginástica promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana. São 2.080 alunos inscritos nas atividades, sendo 780 no Centro da Juventude e 1.300 no Lagoão. Quase dois anos depois as aulas foram retomadas, pois as atividades não estavam acontecendo devido à pandemia do covid-19.

O prefeito Junior da Femac comemorou a retomada das aulas. “É uma felicidade enorme poder ter de volta as atividades da hidroginástica, movimentando as nossas praças esportivas que estão bem preparadas para receber a nossa população, proporcionando diversos benefícios para a saúde, como perda de peso, melhora da circulação e fortalecimento dos músculos”, frisa o prefeito Junior da Femac.

O secretário municipal de Esportes da Prefeitura, professor José Marcelino da Silva, o Grillo, está feliz com o retorno das atividades. “É um prazer muito grande ter a retomada da hidroginástica e ver as pessoas comemorando em voltar a fazer as atividades. A comunidade estava precisando e com saudade das aulas, sempre buscando saúde e bem-estar. Apesar dos exercícios serem realizados dentro da piscina, é importante garantir a boa hidratação do corpo bebendo água, suco ou chá logo antes e depois das aulas”, destaca o professor Grillo.

Segundo ele, as aulas nas duas piscinas funcionam o dia todo com atividades as terças e quintas-feiras e as quartas e sextas-feiras, reunindo alunos pelos naipes masculino e feminino, a partir dos 16 anos de idade. O primeiro horário será das 7 às 7h45 e o último das 20 às 20h45. “Os alunos inscritos na hidroginástica estão tendo aulas em bons ambientes, com piscinas térmicas, sendo orientados por profissionais graduados e capacitados. E a principal novidade é a estreia da piscina térmica do Centro da Juventude, inaugurada em 2020”, disse o professor Grillo.

As aulas de hidroginástica no município foram iniciadas na primeira gestão do até então prefeito Beto Preto. Na época, o Complexo Esportivo Lagoão foi todo revitalizado, com a piscina coberta recebendo benfeitorias e sendo inaugurada com as aulas de natação. A partir de 2016 foram iniciadas as atividades de hidroginástica. Naquela oportunidade, a professora Jossuela Pirelli (hoje vereadora) chefiava a Secretaria Municipal de Esportes. “Este tipo de atividade é indicado para pessoas de todas as idades, sendo ótimo para praticar durante a gravidez ou na terceira idade. A hidroginástica ajuda na redução da possibilidade de ocorrência de algumas doenças, auxiliando na melhora física e bem estar mental e social”, cita a vereadora Jossuela Pirelli.



Equipe apucaranense é campeã regional no Futebol 7 Society



 O United Apucarana, time apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura, conquistou neste domingo (13/02) na Arena Soller, em Cambé, o título da Série D de 2021 da Liga Intermunicipal de Futebol 7 Society, categoria livre, ao derrotar na final a equipe do Cédula F7 pelo placar de 8 a 3.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, enalteceu a conquista da equipe. “Os garotos estão de parabéns pela belíssima atuação no domingo e principalmente pelo título, não dando chance ao adversário. A equipe já havia conquistado o título no primeiro turno e agora fecha a competição com chave de ouro trazendo a taça de campeã geral. É mais uma equipe que tem o apoio e o incentivo do prefeito Junior da Femac”, frisa o professor Grillo.

Na final do campeonato, realizada no domingo, os gols do United Apucarana foram marcados por Matheus Arroz (3), Léo Moraes (2), Matheus Guerreiro, Coquinho e Gabriel Ferreira.

Durante a competição regional, iniciada no ano passado, a equipe realizou 16 partidas, com 11 vitórias, um empate e 4 derrotas.

O time foi campeão com os jogadores Pedro Silva, Murilo, Alisson Dutra, Matheus Arroz, Batistuta, Lucas Esquerda, Léo Moraes, Gabriel Ferreira, Deyvid Ceará, Renan Cardeal, Matheus Leão, Mateus Ramos, Coquinho, Guerreiro, Natan, Felipão, Cayo, João Lucas e João Vitor.

Sinalização de trânsito atende 18 setores da cidade



A Superintendência Municipal de Trânsito começou a colocar em prática um planejamento de sinalização viária por regiões. A cidade foi dividida em 18 setores e a equipe do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) define as melhores soluções com base nas características de cada setor.

O prefeito Junior da Femac explica que a divisão por setores busca otimizar o trabalho das equipes. “Toda pintura horizontal precisa ser refeita dentro de um período de 8 a 12 meses. Com esse planejamento, pretendemos fazer o atendimento seguindo uma sequência e não de forma aleatória, contemplando as principais vias de todos os bairros da cidade”, salienta Junior da Femac.

Carlos Mendes, diretor-presidente do Idepplan, afirma que o atendimento por setores também contribuirá para que a equipe de trânsito encontre as melhores soluções, com base nas características de cada região da cidade. Um dos exemplos é o acesso ao Parque Bela Vista, no cruzamento entre as ruas Deolindo Massambani e Aldo Marcachini. “Naquele ponto existe um frigorífico, a linha férrea e ainda um semáforo que dá acesso à Avenida Brasil. Nos horários de pico e durante a passagem do tremgerava um nó no trânsito neste local. A nossa equipe fez uma adequação no passeio público, o que permitiu a criação de três faixas na pista neste ponto da Rua Aldo Marcachini”, informa Mendes.

O trânsito na região da Faculdade de Apucarana (FAP) também foi melhorado, com a renovação da pintura das ruas de acesso e saída da instituição de ensino. “Fizemos o eixo central e reforçamos a sinalização com setas indicativas nas ruas Grande Alexandre e Osvaldo de Oliveira, com o objetivo de informar com maior clareza o sentido destas vias, pois havia relatos de motoristas que seguiam na contramão”, relata do diretor-presidente do Idepplan.

A Prefeitura também renovou a sinalização da Rua Artur Bernardes, no trecho compreendido entre as rotatórias do São José da Avenida Curitiba (proximidades do Supermercado Cidade Canção). “Nossa equipe também atuou nos últimos dias na região da Vila Regina, onde fez a sinalização da Rua Lauro Carlos de Assis, recentemente pavimentada pela Prefeitura, além das ruas Jardinópolis, Capanema e Rio dos Patos”, cita Mendes, acrescentando que o Município também está avançando na implantação das esperas para motociclistas. “Estamos agora fazendo em toda a extensão da Rua Nagib Daher e o nosso planejamento é implantar esse dispositivo em todos os semáforos da cidade ainda neste ano”, completa Mendes.

Apucarana confirma dois óbitos e 176 casos de Covid-19 nesta terça-feira



A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou dois óbitos e 176 casos de Covid-19 nesta terça-feira (15) em Apucarana. O município soma agora 528 mortes e 31.533 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

O primeiro óbito confirmado é de uma menina de 5 anos, que morreu em 11 de fevereiro. Ela tinha asma brônquica e recebeu uma dose da vacina contra a Covid-19. O segundo óbito é de uma mulher de 64 anos, que também morreu em 11 de fevereiro. Ela foi vacinada com duas doses da vacina.

Os novos casos confirmados são de 103 mulheres e 73 homens. Segundo boletim da AMS, o município tem mais 30 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 89.457 pessoas, sendo 59.477 em testes rápidos, 26.343 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

São oito pacientes do município internados no Hospital da Providência com o diagnóstico de Covid-19.

Lula diz que Moro faz papel ridículo nas entrevistas: “quero que ele se exponha mais”

 Quanto mais Moro se expuser, afirma Lula, “mais vai desnudar quem é aquele homem sem toga”

O ex-presidente Lula e o ex-juiz suspeito Moro (Foto: Reprodução | ABr)

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista à rádio Banda B de Curitiba, na manhã desta terça-feira (15), que o ex-juiz Sergio Moro, declarado suspeito pelo STF, está “está fazendo em cada entrevista um papel tão ridículo que eu quero que ele se exponha mais, que dê mais entrevistas”.

Para Lula, quanto mais o ex-juiz conceder entrevistas “mais vai desnudar para o país quem é aquele homem sem toga”.

Na entrevista, Lula reafirmou seu aval ao ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin como seu companheiro de chapa: “Falta eu me definir como candidato e Alckmin escolher partido”. No momento de crise das relações do PT com o PSB para a composição da Federação e da aliança eleitoral, Lula não citou o nome do partido.

Lula afirmou: “Se o Alckmin como meu vice me ajudar a governar, não vejo nenhum problema dele ser meu vice. As divergências serão colocadas de lado, porque o desafio, mais que ganhar, é consertar o Brasil”.

De olho nos católicos, Moro visita Convento da Penha, mas religiosos apagam publicação no Instagram

 Sergio Moro visitou o Convento da Penha, em Vitória, no último sábado. Franciscanos publicaram fotos com ex-juiz e apagaram a seguir

Frei Djalmo e Moro (Foto: Reprodução Instagram)

247 com Metrópoles O ex-juiz declarado suspeito pelo STF e pré-candidato do Podemos à Presidência, visitou no último sábado (12) o Convento da Penha, um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, fundado em 1558, em Vila Velha, no Espírito Santo (ES).

Moro foi recebido no Convento da Penha por frei Djalmo, Guardião e Reitor do santuário e a visita durou cerca de 40 minutos.

No entanto, algumas horas após ter publicado post sobre o encontro no Instagram, a direção do Convento da Penha apagou a publicação. 

Ministério Público italiano envia pedido de extradição e mandado de prisão internacional para Robinho

 O Brasil, porém, não permite a extradição de seus cidadãos

Robinho (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

247 - Após a condenação definitiva do ex-jogador Robinho a nove anos de prisão por violência sexual de grupo cometida contra uma mulher albanesa em uma boate em Milão, em 2013, o Ministério Público local enviou ao Ministério da Justiça, segundo o jornal "La Repubblica", um pedido de extradição e um mandado de prisão internacional para o ex-atleta Robinho. 

A Constituição brasileira não permite a extradição de seus cidadãos. Caso Robinho deixe o país, porém, ele pode ser preso.

Robinho também foi condenado a pagar uma indenização de 60 mil euros (cerca de R$ 372 mil na cotação atual).

Bolsonaro é orientado a não mencionar Ucrânia em encontro com Putin

 Itamaraty orientou Bolsonaro a fazer apenas comentários superficiais sobre o tema em caso de questionamento por parte do presidente russo

Jair Bolsonaro e Vladimir Putin (Foto: Alan Santos/PR)


247 - Em viagem a Rússia nesta terça-feira (15), Jair Bolsonaro (PL) foi orientado pelo Itamaraty a não tratar da tensão entre o país e a Ucrânia durante o encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, na quarta-feira (16). As informações são do Estado de S. Paulo.

Se provocado por Putin, Bolsonaro deve fazer apenas comentários superficiais sobre a questão, segundo orientações do Itamaraty.

Fontes diplomáticas relatam, no entanto, remor em relação a "falta de tato" de Bolsonaro, que pode se atrapalhar caso tenha que tocar no assunto.

Morre o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor

 Segundo a família, ele morreu por complicações causadas pelo AVC que teve em dezembro

Arnaldo Jabor (Foto: Divulgação)

247 - Morreu aos 81 anos na madrugada desta terça-feira (15) o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, que fez parte da geração do cinema novo e dirigiu sucessos como "Eu Te Amo", de 1981. A informação é da Folha de S. Paulo.

Ele estava internado desde 17 de dezembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um acidente vascular cerebral. Segundo a família, a causa da morte foram complicações do AVC.

Jabor ganhou notoriedade por seus comentários nos telejornais da TV Globo a partir dos anos 1990. Além disso, foi colunista da Folha de S. Paulo, Zero Hora e O Globo. Também atuou como comentarista na CBN.

Ao longo dos anos, Jabor se tornou um dos arautos da direita brasileira e foi um dos próceres do antipetismo, baseado no ódio contra o partido.