quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Dólar despenca mais após pesquisa que mostra chance de vitória de Lula em primeiro turno

 Pesquisa Quaest, com Lula com 45%, e articulações políticas de Lula com o centro e até a centro-direita seguem trazendo otimismo aos mercados

(Foto: Ricardo Stuckert | Reuters)

247 - O dólar fechou em queda de 0,65%, cotado a R$ 5,2259, nesta quarta-feira, 9. O valor é o menor patamar em quase cinco meses. Com isso, o dólar passou a acumular queda de 1,50% no mês e de 6,26% no ano.

Pesquisa divulgada nesta quarta pela Quaest, patrocinada pelo Banco Genial, aponta que o ex-presidente Lula (PT) venceria a eleição para presidente da República no primeiro turno, com 45% dos votos, se o pleito fosse hoje. Os demais candidatos somam 42% das intenções de voto.

As articulações políticas de Lula com o centro e até a centro-direita seguem trazendo otimismo aos mercados.

Ao mesmo tempo, o Instituto Brasilerio de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,54% em janeiro, após ter registrado taxa de 0,73% em dezembro.

Adrilles é chamado de "covarde" nas redes após dizer que gesto associado ao nazismo era 'tchauzinho'

 “Já deu dessa tática covarde de fazer algo claramente proposital e depois dizer que foi mal interpretado”, diz internauta

(Foto: Reprodução/Youtube/Jovem Pan)

247 - O 'ex-comentarista' da Jovem Pan News Adrilles Jorge está sendo chamado pelos internautas de “covarde” após a justificativa que apresentou para a sua demissão da emissora, nesta quarta-feira (9), após a repercussão da saudação nazista que ele fez ao final do jornal, da última terça-feira (8).

Em um vídeo publicado em sua conta no Twitter, Adrilles disse que o gesto que fez foi apenas um “tchauzinho” que ele costuma fazer em todas as despedidas e não um gesto nazista como estão veiculando. O ex-apresentador culpa por sua demissão, as pessoas que se sentiram ofendidas com o gesto. “Fui demitido da Jovem Pan por dar um tchau deturpado por canceladores”. 

No entanto, para os internautas, Adrilles foi um covarde ao não assumir o erro. 

A atriz Bianca Müller disse que táticas covardes como a de Adrilles de falar algo ofensivo e depois dizer que foi mal interpretado não convence mais ninguém. “O problema dessa gente é achar que os outros são idiotas e só eles são espertos”.

O professor da USP e comentarista da TV 247 Daniel Cara chamou Adrilles de cínico.

"Além de tudo, é um cínico covarde".

Um outro internauta disse que Adrilles vai usar argumento parecido ao de Monark quando tentou "justificar" sua fala sobre a legalização de partidos nazistas no Brasil.

“Mais um nazista saiu do armário”, comenta o deputado petista Alencar Braga que foi bloqueado por Adrilles.




PT pedirá cassação de Kim Kataguiri, que tem filiação ao Podemos adiada

 "Nazistas não passarão!", disse o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), ao informar que bancada pedirá cassação de Kim Kataguiri ao Conselho de Ética

         Flow Podcast recebe Kim Kataguiri e Tabata Amaral (Foto: Reprodução)

247 - A bancada do PT na Câmara decidiu apresentar pedido de cassação do mandato do deputado federal Kim Kataguiri (Podemos-SP) no Conselho de Ética por quebra do decoro parlamentar.

A informação foi dada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) em suas redes sociais.  

"PT pedirá cassação de Kim Kataguiri ao Conselho de Ética da Câmara por fala sobre nazismo. NAZISTAS NÃO PASSARÃO!!!", escreveu o parlamentar.

Na segunda-feira (7), durante a participação no podcast Flow, Kim Kataguiri afirmou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo. A declaração foi para endossar a afirmação do apresentador do podcast, Bruno Aiub, conhecido como Monark, que defendeu a possibilidade de se criar um “partido nazista” no Brasil com “respaldo legal”.

Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Senado, também confirmou que a medida contra Kim Kataguiri será apresentada. “É inaceitável que alguém eleito pelo voto defenda o nazismo, um regime que matou mais de seis milhões de judeus. Quem jura defender a Constituição não pode ultrajar, exaltando sistemas genocidas, valores que para ela são sagrados, como a dignidade humana e o direito à vida”, disse em seu Twitter.

defesa ao nazismo deve barrar a filiação de Kim Kataguiri, hoje no DEM, ao Podemos. Líderes da legenda dizem que a filiação talvez não aconteça, por causa das declarações.

  

Por 10 a 1, STF decide validar federações partidárias nas eleições

 Prazo também foi estendido até 31 de maio pelo relator, Luís Roberto Barroso, excepcionalmente nas eleições de 2022. Único voto contrário foi de Nunes Marques

Sessão do Supremo Tribunal Federal em 2015 e Roberto Barroso (Foto: STF)


Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O Supremo Tribunal Federal fixou um prazo maior, 31 de maio deste ano, para que os partidos possam formar as federações partidárias, em um julgamento nesta quarta-feira que, como era esperado, confirmou a validade do mecanismo.

O PT havia recorrido ao STF para ampliar o prazo de 1º de março, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As federações permitem que partidos atuem no Poder Legislativo como se fosse uma única agremiação por pelo menos quatro anos.

Essa questão chegou ao Supremo após o PTB ter movido ação contra a lei que libera a criação das federações. Apenas o ministro Nunes Marques votou para invalidar as federações.

PRAZO

Em seu voto, o ministro Roberto Barroso, relator do processo, votou para instituir excepcionalmente neste ano o prazo de 31 de maio. Segundo ele, essa alteração no prazo só valerá para as federações formadas em 2022 e que atende a pleito de partidos que gostariam de um tempo maior para fazer os acordos, dado que o mecanismo é recente.

"A extensão de prazo até 31 de maio, ela minimiza, dá mais prazo e mais perspectiva de negociações para federações, e minimiza o tratamento desequilibrado entre federações e partidos", destacou ele.

Os ministros André Mendonça, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber e o presidente do STF, Luiz Fux --responsável pelo voto que formou a maioria-- acompanharam o relator.

Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski divergiram e votaram para fixar um prazo ainda maior para criar as federações, de 5 de agosto deste ano.

Nunes Marques --que rejeitou as federações-- não votou sobre adoção de prazos.

(Reportagem de Ricardo Brito; Edição de Alexandre Caverni)

Eduardo Bolsonaro: "a gente vai dar um golpe que vai acabar com o Lula" (vídeo)

 "A gente vai jogar o Lula no lixo da história, que é onde ele merece", complementou o filho de Jair Bolsonaro

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (Foto: Reuters)

247 - Vendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em primeiro lugar nas pesquisas e com chances de vencer no primeiro turno, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) divulgou nesta quarta-feira (9), no Twitter, um vídeo com ameaças ao petista. 

"Você acha que esse pessoal quer voltar ao poder para quê? Agora, Jair Bolsonaro ganhando, e eu tenho fé em Deus que ele vai ganhar essa eleição, a gente vai dar um golpe que vai acabar com o Lula. A gente vai jogar o Lula no lixo da história, que é onde ele merece", disse. 

"Se ele (Lula), através de uma manobra no STF, que o PT escolheu oito dos 11 ministros, conseguiu se safar da cadeia, a população vai dizer o local certo que é no lixo da história de Luiz Inácio Lula da Silva", complementou.

Intenções de votos

Pesquisa realizada pela Quaest, patrocinada pelo Banco Genial, e divulgada nesta quarta-feira (9), apontou que Lula venceria a eleição no primeiro turno, com 45% dos votos

Os demais candidatos somam 42% das intenções de voto.

Segundo o levantamento, Bolsonaro ficou em segundo lugar, com 23% das intenções de voto.

O ex-juiz parcial Sérgio Moro (PL) perdeu dois pontos percentuais, e tem agora 7% das intenções de voto, mesmo percentual do ex-ministro Ciro Gomes
(PDT), que ganhou dois pontos.

Reprovação de Bolsonaro no Nordeste vai de 56% a 61% em um mês

 Segundo pesquisa Quaest, quando se trata apenas do Nordeste, Lula vai a 61% das intenções de votos e Bolsonaro, apenas 13%

Jair Bolsonaro, durante partida da cidade de Caicó (RN) - 09/02/2022 (Foto: Alan Santos/PR)

247 - A rejeição a Jair Bolsonaro subiu de 56% a 61% apenas de janeiro a fevereiro, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (9). Isso em meio a xingamentos de Bolsonaro contra nordestinos, quem chamou de “pau de arara” em sua live e depois, em viagem por Pernambuco, acrescentou outras ofensas, como “cabeçudo” e “arataca”.

Quando se trata apenas do Nordeste, Lula vai a 61% das intenções de votos e Bolsonaro, apenas 13%.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados da região como ficou sua capacidade de pagar as próprias contas nos últimos três meses. Em janeiro, 57% dos nordestinos apontavam que ela havia piorado. Agora, são 64% dos moradores dessa região que afirmam que a situação está mais difícil.

A pesquisa foi realizada presencialmente e ouviu 2 mil pessoas entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A pesquisa foi registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode ser encontrada pelo número de identificação: BR-08857/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de cerca de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Brasil registra 1.264 mortes e 178.814 casos de covid-19 em 24h

 

País acumula 635.074 vidas perdidas para a doença

© Reuters


O Brasil registrou 1.264 mortes causados pela covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados há pouco. Com os registros, o País acumula 635.074 vidas perdidas para a doença.

A média móvel de óbitos em sete dias avançou para 873, a maior desde 12 de agosto de 2021, quando foram 884 óbitos de média.

O levantamento do Conass, que compila dados de secretarias de Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal apontou ainda 178.814 novos casos de covid-19 em 24 horas, com um total de 26.955.434 registros desde o início da pandemia.

A média móvel de casos foi de 166.046, ante 179.604 casos de média há uma semana, em 2 de fevereiro.

Fonte: Noticias ao Minuto

Advogado Alberto Toron aparece sem calça em sessão virtual de julgamento do STJ (vídeo)

 Criminalista foi flagrado em vídeo usando apenas paletó e short

Alberto Toron aparece sem calça em sessão virtual do STJ (Foto: Reprodução)

247 - Circula nas redes sociais o trecho de uma sessão virtual no STJ em que o advogado criminalista Alberto Toron é visto usando apenas paletó e shorts.

O detalhe só foi percebido quando o advogado se afastou da mesa de trabalho para fechar a porta do escritório.

Da cintura para cima, vista durante boa parte da sessão, ele usava camisa social, gravata e paletó.

À coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, Toron disse que estava usando uma bermuda.

Lula tem 55% dos votos contra 16% de Bolsonaro entre os que ganham até dois salários mínimos

 Número equivale a 70% da população que se encontra nessa faixa

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: Ricardo Stuckert | REUTERS/Adriano Machado)

247 - Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (9) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o favorito entre o eleitorado que ganha até dois salários (55%) contra 16% que preferem Bolsonaro. O número equivale a 70% da população que se encontra nessa faixa. 90% recebem menos de R$ 3,5 mil.

O pedetista Ciro Gomes e o ex-juiz parcial Sérgio Moro (Podemos) empatam com 5%. O tucano João Doria tem apenas 2% dos votos entre os que ganham até dois salários mínimos.

Lula também é preferência entre o grupo que recebe de dois a cinco salários mínimos: 44%  frente aos 25% de Bolsonaro. 

O único cenário em que Lula e Bolsonaro aparecem empatados é entre os que recebem mais de cinco salários: 31%.

"Ser grosso, falar palavrão, insensível...", diz Bolsonaro sobre si. Para ele, STF não tem do que acusá-lo

 Em Jurucutu, Rio Grande do Norte, onde inaugurou uma barragem, Jair Bolsonaro disse ser “democrata” e atacou o Poder Judiciário, em especial o STF


247, com Metrópoles –  Ao discursar durante ato de inauguração da barragem Oiticica em Jurucutu, sertão do Rio Grande do Norte, Jair Bolsonaro se disse perseguido pelo Poder Judiciário. Em especial, pelo Supremo Tribunal Federal. “Não têm do que nos acusar”, afirmou, para então iniciar a narração de um auto-retrato: “A não ser, ser grosso, falar palavrão, (ser) insensível, não é democrata…”. Neste ponto do discurso, fez uma pausa e mirou a plateia. Depois, seguiu: “Eu não prendi nenhum deputado, eu não desmonetizei página de ninguém, eu não ameaço ninguém, mesmo os que me ofendem, os que me atacam”, disse, num claro recado passado do alto de um palanque para o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que investiga produção de mentiras (fake news) nas redes bolsonaristas e os ataques antidemocráticos do último 7 de Setembro convocados por Bolsonaro com a pretensão de perpetrar um golpe contra as instituições. “E se (eu) tiver algo contra alguém, será no campo da injúria, da calúnia, da difamação. Nunca da prisão”, afirmou – e mentindo. A Polícia Militar do Distrito Federal e a segurança presidencial já detiveram ao menos três manifestantes, impedindo-os de protestar contra Bolsonaro e colocando-os em regime provisório de prisão.

Assista ao vídeo:


Ex-assessor de Pazuello, Airton Cascavel é preso por suspeita de estupro

 A investigação da polícia catarinense apontou que o abuso sexual teria sido praticado na casa da mãe do investigado, em Joinville (SC)

Airton Cascavel (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

247 - Ex-assessor do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, Airton Antonio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, como é conhecido, foi preso nessa terça-feira (8) em Boa Vista (RR) por suspeita de estuprar uma jovem de 18 anos. A investigação da polícia catarinense apontou que o abuso sexual teria sido praticado na casa da mãe do investigado, em Joinville (SC), tendo como vítima uma jovem que trabalhava como cuidadora da mãe de Soligo.

De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, policiais civis de Joinville viajaram ao estado de Roraima e cumpriram o mandado de prisão preventiva.

"Após a adoção das formalidades legais, que estão sendo realizadas com o apoio do NPCA (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente) da Polícia Civil de Roraima, o preso será encaminhado para a audiência de custódia com o Poder Judiciário", informou a corporação.

A Polícia Civil catarinense disse que a prisão foi feita a partir de uma denúncia pelo telefone 181. 

Paraná tem mais 21.245 casos confirmados e 96 mortes pela Covid-19

 

Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 2.127.632 casos e 41.345 óbitos (Foto: Franklin de Freitas)


A secretaria estadual da Saúde divulgou hoje mais 21.245 casos confirmados e 96 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 2.127.632 casos e 41.345 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta quarta são de fevereiro (18.105) e janeiro (3.069) de 2022; dezembro (6), novembro (2), outubro (2), setembro (12), agosto (2), julho (4), junho (2), maio (11), abril (1), março (4) e janeiro (7) de 2021; dezembro (3), novembro (4), setembro (1), agosto (1), julho (2) e junho (7) de 2020.

Os óbitos são de fevereiro (76) e janeiro (16) de 2022 e setembro (2) e abril (2) de 2021.

Internados – 188 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados, todos em leitos SUS (81 em UTI e 107 em enfermaria).

Há outros 1.410 pacientes internados, 510 em leitos UTI e 900 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Mortes – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 96 pacientes. São 35 mulheres e 45 homens, com idades que variam entre 25 e 98 anos. Os óbitos ocorreram entre 7 de abril de 2021 e 9 de fevereiro de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (25), Apucarana (11), Londrina (7), Ponta Grossa (6), Maringá (4), Foz do Iguaçu (4), Arapongas (4), Umuarama (2), Toledo (2), São José dos Pinhais (2), Paiçandu (2), Diamante D'Oeste (2) e Campo Mourão (2).

Fonte: Bem Paraná com informações da ANPr

Arapongas recebe caminhão limpa-fossa através do Governo do Paraná

 

Cidades recebem novos veículos. Foto: José Fernando Ogura/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quarta-feira (9) 63 caminhões a municípios para auxiliar nas ações ambientais em todo o Estado. O Governo do Estado investiu R$ 21,4 milhões para a aquisição dos veículos, que vão ajudar os municípios no abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos.

Arapongas foi contemplada com um caminhão limpa-fossa, com capacidade de 5 mil litros. A entrega contou com a presença do vice-prefeito e também secretário de Obras, Jair Milani. O veículo deverá ser utilizado na limpeza no esgotamento sanitário de comunidades rurais, desobstrução do esgoto nas vias e na drenagem pluvial e encaminhamento destes efluentes a locais de tratamento e destinação ambientalmente correta, auxiliando em atividades para a prevenção e a melhoria da saúde pública. Milani agradeceu o empenho do Governo no Estado. “ Um novo veículo que irá se somar com a nossa frota, favorecendo toda a cidade, e contribuindo para o meio ambiente. Ficamos muito contentes”, disse. Logo após a entrega simbólica, em Curitiba, o caminhão-fossa já segue para Arapongas.

VEÍCULOS

Foram entregues seis caminhões-pipa, caminhões-baú, cinco caminhões caçamba e poliguindaste, 18 limpa-fossas e 28 caminhões compactador. Desde o início da atual gestão, o Estado já investiu R$ 66,3 milhões para a aquisição de 263 caminhões, todos destinados aos municípios. As entregas fazem parte da Patrulha Ambiental, iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT) para equipar os municípios para as ações ambientais. Parte dos recursos, explicou o governador, são do programa Paraná Mais Cidades, realizado junto com a Assembleia Legislativa, com a destinação de emendas parlamentares para a compra dos veículos. “Além dos deputados, é uma parceria que envolve também os prefeitos e prefeitas, que enfrentam esses problemas no seu dia a dia. A questão do lixo é um problema crônico, não é fácil fazer a gestão de resíduos, um caminhão desses não é barato e nem sempre o município tem recursos para renovar a sua frota e comprar maquinário mais moderno”, explicou.

Gestão ambiental rende prêmio estadual a Apucarana

 


Acompanhado do secretariado municipal, o prefeito Júnior da Femac recebeu nesta terça-feira (09/02), das mãos dos auditores fiscais do Estado do Paraná Reginaldo de França, José Américo de Silva Pinto e José Carlos Guidotti, a premiação obtida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente junto ao 9ª Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), ao vencer a categoria “Meio Ambiente” com o Programa “Apucarana Mais Verde”. No mesmo ato, Júnior recebeu ainda o certificado de menção honrosa, conquistado pela Secretaria da Assistência Social com o Programa “CRAS Itinerante” – Cidadania para Todos.

Tradicionalmente realizada ao final de cada ano em cerimônia coletiva na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a entrega da premiação precisou ser cancelada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, os troféus e certificados estão sendo agora repassados aos municípios em solenidades locais. “Apucarana já figura com destaque junto ao Prêmio Gestor Público Paraná, tendo obtido premiações em várias edições a partir do ano de 2.016”, lembrou o auditor Reginaldo de França, salientando que no ato estavam representando o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Osmar de Araújo Gomes, e o coordenador-geral do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), Laerzio Chiesorin Júnior.

Promovido pelo Sindafep, o Prêmio Gestor Público Paraná conta ainda com envolvimento da ALEP, OAB-PR e Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e tem como intuito valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade de forma a melhorar da vida dos cidadãos. “Hoje, como todos estamos acompanhando, vivemos a cultura do “hater” (odiador), e este prêmio faz exatamente o contrário, reconhece e divulga as coisas boas que as gestões públicas estão realizando em benefício da população e que podem ser replicadas em todas as realidades”, pontuou o auditor fiscal José Américo. De acordo com ele, todas as iniciativas premiadas e certificadas ao longo das nove edições compõem um banco de dados disponível na internet e que podem ser consultadas a qualquer tempo por gestores de todo o país.

Ao receber as premiações, o prefeito Júnior da Femac enalteceu a iniciativa do Sindafep. “Os auditores fiscais são servidores que fiscalizam o dinheiro que entra e sai dos cofres públicos. Poderiam muito bem ficar na deles, mas decidiram ir além. Com o Prêmio Gestor Público Paraná estão reconhecendo e divulgando ideias, trabalhos, projetos e muitas outras ações positivas replicáveis, possibilitando que outros gestores possam fazer mais em prol das pessoas de seu município”, analisou o prefeito Júnior da Femac.

Apucarana recebe dois caminhões do Governo do Estado

  


Município de Apucarana foi contemplado com dois caminhões, em evento comandado hoje, em Curitiba, pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior. O vice-prefeito Paulo Vital representou o prefeito Junior da Femac na solenidade realizada na Academia do Guatupê, na qual esteve ao lado do secretário de estado da saúde, Beto Preto, que reivindicou os caminhões para Apucarana.

O governo entregou neste ato, 63 caminhões a municípios para auxiliar nas ações ambientais em todo o Estado. O Governo do Estado investiu R$21,4 milhões para a aquisição dos veículos, que vão ajudar os municípios no abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos.

As entregas fazem parte da Patrulha Ambiental, iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT) para equipar os municípios para as ações ambientais. “O projeto da Patrulha Ambiental faz parte de uma visão estratégica do Estado de colocar o Paraná como estado referência de sustentabilidade para o Brasil e para o mundo, como atestou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, afirmou Ratinho Junior.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressaltou que os serviços nos quais os veículos serão utilizados refletem diretamente na qualidade de vida da população paranaense. “Cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas, cuidar das cidades, e dar um destino correto ao lixo”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, o médico apucaranense Beto Preto, a Cidade Alta foi atendida com dois caminhões, de modelos diferentes. “Essa é uma ação direta nossa junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), comandada por Márcio Nunes”, revelou Beto Preto, acrescentando que os veículos irão contribuir bastante nos serviços públicos e na Cocap.

VEÍCULOS – Em Apucarana, o caminhão-pipa será utilizado para higienização, irrigação e abastecimento de água, em especial para propriedades rurais que sofrem com a estiagem prolongada. “Já o caminhão compactador de lixo, a prefeitura irá ceder para a Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap), visando reforçar o trabalho de coleta de recicláveis”, anunciou Paulo Vital.

O vice-prefeito acrescentou que o trabalho da Cocap é muito importante. “A coleta de recicláveis ajuda a manter as famílias dos cooperados e, ao mesmo tempo, contribui para ampliar a vida útil do aterro sanitário de Apucarana”, assinalou Vital.

Apucarana faz teste da Covid em pacientes transportados para Curitiba e Campo Largo

 


Numa medida de prevenção e atenção com a saúde dos pacientes, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana vem realizando, desde o dia 2 de fevereiro, teste da Covid em todas as pessoas que são transportadas pela rede municipal de saúde para consultas, tratamento e cirurgia em Curitiba e região metropolitana. Nestes primeiros 8 dias em que a medida vem sendo praticada, foram realizados 47 testes, dos quais 3 tiveram resultado positivo para a doença, levando a adiamento de cirurgias.

Todos os dias, a AMS transporta pacientes para atendimento no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e para o Hospital dos Olhos, em Campo Largo. O teste rápido (antígeno) da Covid é realizado por agendamento no dia da viagem, no período da tarde, no andar térreo da antiga sede da AMS. “As pessoas que testarem positivo são encaminhadas para atendimento médico e tratamento e as demais recebem um comprovante com o resultado negativo do exame para ser apresentado no momento do embarque, às 23 horas do mesmo dia, na Rodoviária de Apucarana”, informa o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

A direção da AMS foi parabenizada pelos dois hospitais, Pequeno Príncipe e dos Olhos, que classificaram iniciativa de inovadora e uma demonstração de preocupação com o bem estar dos pacientes. “Vamos manter esse serviço de todos que transportamos para tratamento enquanto os casos da Covid estiverem em alta”, garante o prefeito Junior da Femac.

Prefeito e secretária acompanham o início do ano letivo na rede municipal de Apucarana



 O ano letivo começou hoje (9/2) na rede municipal de Apucarana. Mais de doze mil crianças retornaram às salas de aula em 23 centros infantis (CMEIS) e 35 escolas. O prefeito Junior da Femac e a secretária de educação Marli Fernandes acompanharam o início das atividades no CMEI Serafim Colombo (Jardim Figueira) e na Escola José Idésio Brianezi (Núcleo João Paulo).

Já no primeiro dia, os alunos receberam os novos uniformes, materiais escolares e livros didáticos do Sistema Integrado de Ensino Maxi, que utilizarão em seus estudos ao longo de 2022. A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação, investiu aproximadamente R$ 6,5 milhões, em recursos próprios, na compra dos produtos.

“Nós estamos muito felizes de poder começar o ano letivo com todos os alunos presentes nos CMEIS e Escolas. Isso está sendo possível graças ao rápido avanço da vacinação contra a Covid-19 no município. Muitas crianças apucaranenses, em idade escolar, tomaram a primeira dose do imunizante recentemente. Além disso, reforço aos pais que as unidades de ensino continuarão seguindo à risca os protocolos de biossegurança que, entre outras medidas, preveem o uso obrigatório de máscaras, a higienização constante das mãos e o escalonamento no horário das refeições,” disse a secretária Marli Fernandes.

O conjunto de materiais escolares que cada aluno recebeu varia de acordo com a série em que ele está matriculado. Os principais itens que compõem os kits do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são cadernos de linguagem, aritmética e desenho, agenda, lápis preto, lápis de cor, borracha, apontador, tesoura, cola, estojo, pastas e canetas esferográficas. Já o kit destinado às crianças da Educação Infantil inclui também tinta guache, giz de cera e massa de modelar.

Com relação aos uniformes escolares, cada aluno recebeu duas camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, uma jaqueta, uma calça e uma bermuda.

“Eu agradeço à equipe da educação que conseguiu cumprir o desafio proposto por mim de entregar os uniformes e materiais aos estudantes no primeiro dia de aula. Todos os produtos são de excelente qualidade, porque entendemos que as crianças apucaranenses merecem o que há de melhor para que possam se desenvolver plenamente,” afirmou o prefeito Junior da Femac.

Além dos uniformes e materiais distribuídos hoje (9/2), a Autarquia Municipal de Educação está providenciando a compra de mochilas e tênis para os mais de doze mil alunos da sua rede. “Como é a primeira vez que adquirimos esses itens, os estudos necessários para a elaboração do edital de licitação estão demandando um tempo maior. Mas asseguro às famílias que estamos nos organizando para comprá-los e repassá-los às crianças,” adiantou o prefeito.

A partir de 2022, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da educação, a Prefeitura de Apucarana adotou o Sistema Integrado de Ensino Maxi nas 35 escolas municipais, para as turmas do Infantil 4 (Pré I) ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“Nós temos trabalhado há oito anos na construção e implementação de um currículo único em todas as nossas unidades de ensino, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Paraná. A adoção do Sistema Maxi, neste momento, visa melhorar ainda mais a integração da proposta pedagógica e garantir a oferta de educação equitativa e de qualidade a todas as crianças apucaranenses”, explicou a secretária Marli Fernandes.

Apucarana realiza seletiva feminina adulta de voleibol



 A Associação de Voleibol de Apucarana (Avoap), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura, realizará no dia 19 de fevereiro, a partir das 14 horas, no Complexo Esportivo Áureo Caixote, uma seletiva feminina adulta de voleibol.

A professora de educação física, Nathalia Hauptmann, presidente da Avoap, disse que as inscrições serão encerradas nesta sexta-feira (11/02). “Poderão participar da seletiva, atletas acima de 15 anos de idade, sendo que 20 delas serão selecionadas para treinar na associação e representar a cidade nas competições oficiais do Estado como Campeonato Paranaense e os Jogos Abertos do Paraná. Estamos convidando as meninas que gostam da modalidade e que amam o esporte, pois juntas vamos fortalecer e resgatar o voleibol apucaranense”, destaca Nathalia.

Apucarana confirma dois óbitos e 227 casos de Covid-19 nesta quarta-feira



 A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou dois óbitos e 227 casos de Covid-19 nesta quarta-feira (9) em Apucarana. O município soma agora 522 mortes e 30.414 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

O óbito é de uma mulher de 83 anos, com histórico de Diabetes Mellitus (DM), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e anemia.  O segundo óbito é de um homem de 86 anos, com histórico de cardiopatia. Os dois apresentavam o esquema completo de vacinação.

Os novos casos confirmados são de 139 mulheres e 88 homens. Segundo boletim da AMS, o município tem mais 39 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 87.272 pessoas, sendo 57.354 em testes rápidos, 26.281 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

São 10 pacientes do município internados no Hospital da Providência com o diagnóstico de Covid-19.

Pesquisa Quaest: terceira via derrete e Lula ganha eleição no 1º turno

 Enquanto Lula (PT) e Bolsonaro (PL) se mantêm estáveis, Moro (Podemos) e Doria (PSDB) derretem e Ciro (PDT) oscila para cima

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)


247 - Pesquisa realizada pela Quaest, patrocinada pelo Banco Genial, aponta que o ex-presidente Lula (PT) venceria a eleição para presidente da República no primeiro turno, com 45% dos votos, se o pleito fosse hoje. Os demais candidatos soma, 42% das intenções de voto.

Comparada à pesquisa anterior, divulgada em 12 de janeiro, Lula se manteve estável, assim como Jair Bolsonaro (PL), que tem 23% das intenções de voto.

O ex-juiz parcial Sergio Moro (PL) perdeu dois pontos percentuais, e tem agora 7% das intenções de voto. Ciro Gomes ganhou dois pontos, empatando com Moro, com 7%.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tinha 3%, caiu para 2%. André Janones (Avante) tem 2% e Simone Tebet (MDB) 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe d’Ávila (Novo) não pontuaram.

Votos brancos e nulos somam 8% e os indecisos 5%.

Primeiro turno - estimulada:

  • Lula (PT) – 45%
  • Bolsonaro (PL) – 23%
  • Moro (Podemos) – 7%
  • Ciro Gomes (PDT) – 7%
  • João Doria (PSDB) – 2%
  • André Janones (Avante) – 2%
  • Simone Tebet (MDB) – 1%
  • Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
  • Felipe d’Ávila (Novo) – 0%
  • Branco/nulo/não vai votar – 8%
  • Indecisos – 5%


No segundo turno, Lula ganha de todos os adversários. Contra Jair Bolsonaro, ele tem 14 pontos percentuais de vantagem.

Segundo turno:

  • Lula (PT) – 54%
    Bolsonaro (PL) 30%
    Branco/nulo/não vai votar – 13%
    Indecisos – 3%
  • Lula (PT) – 52%
    Moro (Podemos) – 28%
    Branco/nulo/não vai votar – 17%
    Indecisos – 3%
  • Lula (PT) – 51%
    Ciro Gomes (PDT) – 24%
    Branco/nulo/não vai votar – 22%
    Indecisos – 4%
  • Lula (PT) – 55%
    João Doria (PSDB) – 16%
    Branco/nulo/não vai votar – 26%
    Indecisos – 3%
  • Lula (PT) – 56%
    André Janones (Avante) – 14%
    Branco/nulo/não vai votar – 25%
    Indecisos – 4%

A pesquisa foi realizada presencialmente e ouviu 2 mil pessoas entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A pesquisa foi registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode ser encontrada pelo número de identificação: BR-08857/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de cerca de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.