quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Em editorial lido por Bonner e Renata Vasconcellos, Globo escracha Bolsonaro e negacionismo (vídeo)

 “O presidente Jair Bolsonaro é responsável por tudo que faz, por tudo que diz. Espera-se que também seja responsável pelas consequências”, disse William Bonner

(Foto: ABr | Reprodução)

247 - Em editorial, nesta quinta-feira, 6, o principal programa da TV Globo, o Jornal Nacional, realizou fortes críticas a Jair Bolsonaro pelos ataques que faz às vacinas contra a Covid-19 e à imunização de crianças no Brasil. Os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos destacaram os absurdos cometidos pelo presidente brasileiro.

“As declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre as mortes de crianças por Covid afrontam a verdade e desrespeitam o luto de milhares de brasileiros, parentes e amigos das mais de 300 vítimas de cinco a onze anos”, disse Bonner. 

“O presidente também desrespeita todos os técnicos da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ao questionar qual seria o interesse da Anvisa com a autorização da vacinação de crianças”, continua. Segundo o jornalista, “o interesse da Anvisa está expresso na lei que a criou: coordenar o sistema nacional de vigilância sanitária em defesa da saúde da população”.

Ele ainda lembrou que Bolsonaro ameaçou divulgar nomes de integrantes da Anvisa que aprovaram a vacinação infantil, atacando a independência do órgão garantida por lei. Já Renata Vasconcellos destacou que Bolsonaro desrespeita a Constituição, que ele “jurou respeitar”, pois “a saúde é direito de todos os cidadãos e dever do Estado”.

Renata ainda afirmou que “o governo Bolsonaro retardou a decisão sobre vacinas para crianças desde o dia 16 de dezembro até ontem, data limite imposta pelo Supremo Tribunal Federal. Convocou uma consulta pública estapafúrdia, porque remédios não podem ser aprovados pelo público leigo, mas por cientistas”. 

“Em razão dessa demora, as famílias têm que aguardar ainda ao menos sete dias até a chegada das primeiras doses pediátricas. Como se não bastasse, hoje ele insistiu em atacar as vacinas”, argumentou.

“O presidente Jair Bolsonaro é responsável pelo que diz, pelo que faz. Espera-se que também seja responsável pelas consequências”, concluiu Bonner. Confira:

Reação na internet

Na internet, diversos internautas e jornalistas comentaram o editorial do Jornal Nacional, destacando que foi duro com o negacionismo e a atitude criminosa de Bolsonaro em relação à vacinação infantil.

Ataques à vacinação durante live

Nesta quinta, a transmissão ao vivo semanal de Bolsonaro foi iniciada antes da hora e foi possível ver o presidente ser orientado a atacar a vacinação infantil. Durante a live, Bolsonaro voltou a atacar a vacinação de crianças, falando em efeitos adversos causados pela gripe, e disse que ela não será obrigatória.


Governo escondeu que o principal sistema de dados do Ministério da Saúde foi afetado por ataque hacker

 A jornalista Marina Pagno mostra que durante o apagão nos dados do Ministério da Saúde no mês passado, a Rede Nacional de Dados em Saúde também foi afetada

Fachada do Ministério da Saúde (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

247 - A jornalista Marina Pagno apurou que durante o apagão nos dados do Ministério da Saúde no mês passado, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) também foi afetada pelo ataque hacker. No Twitter, a jornalista afirma que a RNDS é "o principal sistema da pasta", a "plataforma-mãe" que "reúne todas as informações registradas por estados e municípios".

O ConecteSUS, que reúne, entre outras informações, dados sobre a vacinação no Brasil, “é um dos sistemas que ‘suga’ os dados da RNDS”, diz. “Por isso você, que tomou uma vacina covid-19 após o ataque hacker, não consegue ver o registro no app. E nem verá, até que a RNDS seja restabelecida”, explica. O ConecteSUS não está sendo atualizado desde o dia 24 de dezembro, data em que voltou a funcionar parcialmente após o ataque.

Pagno também ressalta que, por isso, “instituições como a Fiocruz não conseguem atualizar o boletim Infogripe desde o dia 6 de dezembro” e “outros grupos, como a Rede Análise sobre Covid-19 “também estão com dificuldades em compilar os dados da pandemia”.

Com mais detalhes em sua coluna publicada no portal GZH, ela lembra que o boletim Infogripe é responsável por avaliar o cenário dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com da Covid-19 e da influenza, que tem aumentado no Brasil nos últimos dias.

“O próprio LocalizaSUS, site do Ministério da Saúde para divulgação das informações da pandemia, também é afetado pela falha no sistema-mor da pasta, pois é abastecido e atualizado com as informações da Rede Nacional”, explica. 

O governo Jair Bolsonaro, que nas últimas semanas tem reforçado seu discurso contra a imunização, omitiu que a Rede Nacional de Dados em Saúde havia sido alvo do ataque hacker, segundo a jornalista.

“Na época do ataque, o Ministério da Saúde não informou que a Rede Nacional havia sido afetada. Disse apenas que ‘sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento’, conforme nota enviada à imprensa no dia 10”, lembra.

De acordo com Marina Pagno, circula nos bastidores a informação de que a Rede Nacional voltará a funcionar na próxima semana ou ao longo do mês de janeiro.

“Caso isso aconteça, quem tomou uma dose da vacina covid-19 durante o ‘apagão’ dos dados da pasta, poderá ver o registro no ConecteSUS assim que a plataforma voltar a funcionar. Até lá, mesmo que a dose seja registrada no local da aplicação do imunizante, não aparecerá no aplicativo”, explica.

O Ministério da Saúde enviou, nesta quinta-feira, 6, um comunicado afirmando que os dados lançados após o dia 10 de dezembro ainda não constam nas plataformas, mas que gestores locais já podem registrar as informações, pois “assim que a integração de dados for restabelecida, os registros poderão ser acessados pelos usuários”.

Paraná estima vacinar 1,07 milhão de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19

 Número está previsto na Nota Técnica nº 2/2022, publicada na quarta-feira (5) pelo Ministério da Saúde, e é baseado nas estimativas populacionais do IBGE. Estado aguarda o recebimento dos imunizantes do Ministério da Saúde para dar início à imunização do público infantil.

Foto: José Fernando Ogura

No Paraná, 1.075.294 crianças com idade entre 5 e 11 anos devem ser vacinadas contra a Covid-19. O número está previsto na Nota Técnica nº 2/2022, publicada na quarta-feira (5) pelo Ministério da Saúde, e é baseado nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a publicação da Nota Técnica, a população dessa faixa etária foi incluída no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que o Estado aguarda o recebimento dos imunizantes para dar início à vacinação do público infantil. A previsão do Ministério da Saúde é receber 3,7 milhões de doses do imunizante ainda em janeiro, parte de um montante de 20 milhões que serão adquiridos neste semestre para a vacinação pediátrica. O envio das doses aos estados será proporcional à população dessa faixa etária.

“O Paraná deve receber cerca de 185 mil doses nessa primeira remessa e vamos fazer a vacinação acontecer, da mesma forma que fizemos ao longo do ano passado”, afirmou o secretário. “Mais uma vez o Paraná fará uma grande campanha de vacinação. É importante que as pessoas deixem de lado as informações falsas que circulam e vacinem seus filhos”.

Segundo a Nota Técnica, a vacinação das crianças vai atender diretrizes semelhantes às dos adultos. Será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.

O Ministério também descartou a exigência de receita médica para a vacinação das crianças, acatando o que foi definido na Audiência Pública sobre o tema. Os pais ou responsáveis devem estar presentes e concordarem com a aplicação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

“Já tínhamos essa postura de não exigir a prescrição médica. Vamos proceder a vacinação contra a Covid-19 nas crianças da mesma forma que fizemos com os adolescentes, com a autorização dos pais”, destacou Beto Preto. “É importante esclarecer que a vacina da Pfizer, que foi autorizada pela Anvisa, é segura e nós precisamos vacinar os paranaenses de 5 a 11 anos de idade, principalmente com a chegada variante Ômicron. Apesar de não termos registros oficiais, há probabilidade de que ela esteja circulando”.


Fonte: AEN

Paraná recebe nesta sexta-feira mais 567.450 vacinas contra a Covid-19

 A nova remessa da Pfizer/BioNTech faz parte da 76ª pauta de distribuição do Governo Federal e é integralmente para a dose de reforço (DR) da população acima de 18 anos.


Foto: Américo Antonio/SESA

O Ministério da Saúde confirmou o envio de mais 567.450 vacinas contra a Covid-19 para o Paraná nesta sexta-feira (7). A nova remessa da Pfizer/BioNTech faz parte da 76ª pauta de distribuição do governo federal e é integralmente para a dose de reforço (DR) da população acima de 18 anos.

Os imunizantes devem chegar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, em três voos distintos. O primeiro está previsto para as 7h50, no voo LA-3157; o segundo às 9h15, no voo LA-4777; e, por último, às 10h45, no voo G3-1115 a carga será finalizada.

“Este é o primeiro envio de vacinas de 2022 do Ministério da Saúde. São mais de meio milhão de doses destinadas para o reforço da imunização contra o coronavírus. Contamos com os esforços dos municípios para que, o quanto antes, sejam todas aplicadas na população. Os casos aumentaram nesses últimos dias e por isso torna-se ainda mais importante a vacina”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O lote será encaminhado para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para conferência e armazenamento até que seja enviado às Regionais de Saúde.

SERINGAS – Além das vacinas contra a Covid-19, serão enviadas mais 1.094.500 seringas descartáveis 3ml com agulha 23Gx1.


Fonte: AEN

Apucarana confirma 179 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira

 



A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou 179 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (6) em Apucarana. É o maior número de ocorrências em um mesmo dia desde o início da pandemia. O município segue com 505 mortes provocadas pela doença e soma agora 19.061 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

São 102 mulheres (entre 9 e 71 anos) e 77 homens (entre 3 e 86 anos). Segundo boletim da AMS, o município tem mais 122 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 66.150 pessoas, sendo 36.984 em testes rápidos, 25.529 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

São 11 pacientes de Apucarana internados no Hospital da Providência, dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nove na enfermaria.

A última vez que Apucarana havia confirmado um número tão alto de casos no mesmo dia foi em 25 de maio de 2021, no auge da pandemia, com 170 diagnósticos positivos da doença.

Apucarana vai modernizar e ampliar capacidade de CMEI do Dom Romeu

 O investimento público na reforma e ampliação é na ordem de R$ R$1.011.070,96, com recursos próprios do município. Com as melhorias autorizadas pelo prefeito Júnior da Femac, a capacidade de atendimento vai saltar dos atuais 137 para 200 alunos 

(Fotos: PMA)

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Izabel Holak, localizado no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti, passará por obras de reforma e ampliação. Com as melhorias, que iniciam já na segunda-feira, a capacidade de atendimento vai saltar dos atuais 137 para 200 alunos. A ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação – Construtora Deca Ltda – foi assinada nesta quinta-feira (06/01) pelo prefeito Júnior da Femac, em ato no gabinete municipal.

Júnior explicou que esta foi a segunda licitação. “Na primeira a vencedora iniciou os trabalhos e pouco depois decretou falência. Foi uma luta, mas conseguimos encerrar o contrato e, após atualizarmos os valores, a licitamos novamente. Agora assume uma empreiteira que Apucarana, que felizmente tem como marca cumprir com qualidade seus contratos com o Município”, frisou o prefeito.

O investimento público na reforma e ampliação é na ordem de R$ R$1.011.070,96, com recursos próprios do município. “Iniciamos o ano mais uma vez com investimentos, com mais uma grande obra que vai melhorar ainda mais a educação municipal, que já é a melhor do Brasil”, disse Júnior da Femac.

A reforma vai abranger a área total do prédio, composta por 657,46 metros quadrados, com troca da estrutura de cobertura e telhado, além do revestimento geral do piso, da parede da cozinha, lavanderia e da sala de higienização. “A reorganização do espaço de serviços administrativos e da sala dos professores vai permitir a construção de novos banheiros para os professores e portadores de necessidades especiais e ainda uma brinquedoteca”, relata professora Marli Fernandes, secretária Municipal de Educação.

De acordo com ela, será feita ainda uma revisão e substituição de instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa do prédio e adequação às normas de acessibilidade. “Já o projeto de ampliação contempla novos 246,61 metros quadrados, com a construção de quatro salas de aula e sanitários para alunos do maternal, cobertura do pátio, do portal de entrada do centro infantil e do muro de fechamento”, detalha a gestora.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço contou também com a presença do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital, da superintendente de Engenharia e Obras da Autarquia Municipal de Educação (AME), arquiteta Andressa Aires de Proença, da diretora do CMEI, professora Claudete Rossi de Macedo e dos vereadores Franciley “Poim” (presidente), Tiago Cordeiro, Marcos da Vila Reis, Rodrigo Recife, Luciano Facchiano e Luciano Molina, e do representante da empreiteira licitada, Florindo Ravaneda. “Os centros de educação infantil são responsáveis pelo atendimento integral de crianças a partir dos quatro meses até os três anos de idade. Lidamos com o bem mais preciso das famílias e da cidade, por isso em todas as nossas ações primamos pela excelência”, pontuou professora Marli Fernandes, secretária Municipal de Educação, dizendo que “quando a educação é de qualidade a cidade toda ganha”.


O presidente da Câmara de Vereadores, Poim, enalteceu o investimento e a garra dos profissionais da educação. “A pandemia tirou os servidores e alunos da escola, mas Apucarana nunca deixou de investir na educação, tanto é que o Município é hoje bem visto no Brasil inteiro por promover uma Educação de verdade e não enganosa, como acontecia antigamente. O ano começa muito bem, com o prefeito Júnior da Femac autorizando mais uma grande obra. A Educação muda a vida do ser humano e em Apucarana todas as equipes de servidores, os gestores prefeito e secretária Marli, os nove vereadores da base de apoio ao Executivo, estão de parabéns. São pessoas do bem, que verdadeiramente gostam da cidade, que mesmo na dificuldade batalham pelo melhor para a população”, afirmou Poim.

Em nome da comunidade, a diretora do CMEI, Claudete de Macedo e a mãe de aluno, Maria Marcilene, agradeceram o investimento. “É uma obra muito esperada que já deveria estar pronta se a primeira empresa não tivesse tido problemas. Sou testemunha do empenho do prefeito Júnior e da secretária Marli para que esta obra aconteça e tenho a certeza de que agora vai, pois ganhou uma empreiteira da cidade. Vou estar perto, fiscalizando para que tudo seja executado com a qualidade”, disse a diretora. “Todos os meus três filhos passaram pelo CMEI Izabel Holak e sempre foram muito bem educados. Essa obra é muito necessária, pois a unidade atende a uma região muito grande. Além do Dom Romeu, são atendidas crianças dos núcleos Sanches do Santos e das Indústrias, residenciais Três Reis, Cidade Educação e Araucária. Parabenizo ao prefeito que vem realizando um excelente trabalho”, pontuou a moradora e mãe de aluno.

Ao final da solenidade, o prefeito Júnior da Femac revelou que nos próximos meses vai autorizar a licitação de reforma e ampliação da Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo, também no Núcleo Dom Romeu Alberti. “Sabemos da grande demanda e estamos trabalhando para ampliar a capacidade de nossas unidades educacionais na região. Além desta obra, temos em andamento projetos de construção de uma nova escola e um CMEI para atender à região do Residencial Solo Sagrado”, concluiu o prefeito.

Apucarana recupera estrada na região do Rio do Cerne

 O resultado do trabalho nas estradas dos 100 Alqueires e dos Bertassos foi vistoriado pelo prefeito Júnior da Femac nesta quinta-feira (06/01)

(Foto: PMA)

A patrulha rural mecanizada da Secretaria de Serviços Públicos de Apucarana realiza nesta semana a recuperação de quatro quilômetros da Estrada dos 100 Alqueires, no entroncamento com a Estrada dos Bertassos, na região do Rio do Cerne.

O resultado do trabalho foi vistoriado pelo prefeito Júnior da Femac nesta quinta-feira (06/01). A benfeitoria envolveu readequação e alargamento de todo o leito da pista, cascalhamento e implementação de lombadas de contenção da água da chuva. “Temos em Apucarana cerca de 600 quilômetros de estradas rurais. Somos um município que possui uma topografia de serra, por isso mantemos um trabalho constante de manutenção de nossos caminhos rurais. Trabalho e vigilância que são redobrados, especialmente nesta época do ano, por ser um período de chuvas”, frisa o prefeito Júnior da Femac, lembrando que recentemente a patrulha mecanizada recebeu reforço de dois novos rolos compactadores. “Equipamentos modernos, que garantem um trabalho técnico de qualidade, deixando a estrada adequada para o trânsito de todo o porte de veículos”, destaca o prefeito.

Além do movimento rural tradicional, Júnior salienta na região do Rio do Cerne tem vivenciado o desenvolvimento do turismo rural. “Além de ter diversas propriedades com muita produção agrícola, como são todas as regiões rurais de Apucarana, com pecuária, agricultura, frango de corte, aqui existem muitas chácaras de lazer”, pontuou o prefeito.

O cascalho utilizado no serviço foi doado por uma produtora rural. “Agradeço a todos os agricultores que são parceiros da prefeitura nos serviços de recuperação de estradas rurais e pontes. Neste trabalho, em específico, o material foi doado pela Dona Deuzini”, agradeceu Júnior da Femac.

Segundo Mauro Toshio Kitano, superintendente municipal de Serviços Públicos e encarregado dos trabalhos na zona rural, com a conclusão dos serviços a patrulha rural segue agora para a Estrada do Cruzeirinho, nas imediações da Vila Rural Nova Ukrânia. “Vamos terminar um trabalho de recuperação que precisamos interromper para socorrer outro trecho e, na sequência, seguindo para a Estrada da Jacucaca”, adiantou Toshio.

Benjoim – O prefeito Júnior da Femac destacou ainda um trabalho de manutenção da Estrada do Benjoim que está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Cambira. “Trata-se de uma estrada de divisa entre os municípios. Todos os anos unimos esforços com o prefeito Emerson Toledo. Um trabalho permanente, que garante condições adequadas de trânsito e escoamento da produção agrícola dos produtores dos dois municípios”, conclui o prefeito de Apucarana.

Servidores municipais terão reajuste de 15,25%

 Índice será incorporado na folha de pagamento de janeiro somado ao abono de Natal de R$ 125


Os servidores municipais de Apucarana terão um reajuste salarial de 15,25%, que será já concedido na folha salarial de janeiro. O índice foi definido em reunião entre o prefeito Junior da Femac e a diretoria executiva do Sindicato dos Servidores Públicos de Apucarana (Sindspa), na manhã de hoje.

O percentual da recomposição inflacionária no período de fevereiro a dezembro de 2021 é de 14,23%, que corresponde a soma do IPCA de fevereiro 2020 a janeiro de 2021, de 4,56%; IPCA de fevereiro a novembro de 2021, de 8,99%; mais a projeção do IPCA para dezembro de 0,68%. “Concedemos um ganho real de 1.02% ao novo valor do salário dos servidores, chegando aos 15,25%”, detalha Junior da Femac.

O prefeito anunciou ainda que os servidores receberão na folha de pagamento de janeiro, o abono de Natal no valor de R$ 125. “Acatamos o pedido do (Sindspa) e também concedemos um reajuste de 25% ao abono, que nos anos anteriores foi de R$ 100”, diz Junior.

“Em nome do sindicato, ficamos muito felizes. O que pedimos o prefeito nos atendeu, como sempre. O servidor merece”, destaca a presidente do Sindspa, Tarcília de Brito Silva.

A secretaria municipal da Fazenda, Sueli Pereira, informa que o impacto mensal do reajuste na folha de pagamente da administração municipal será de aproximadamente R$ 2,4 milhões, o que corresponde a R$ 28 milhões no ano.

A data-base dos servidores municipais que normalmente é em fevereiro neste ano foi antecipada para janeiro. Em outubro do ano passado, o prefeito acatou essa reivindicação da categoria, quando o Sindspa não conseguiu reverter em primeira instância os efeitos de decisão do Supremo Tribunal Federal, baseado na Lei complementar 173/2020 do Governo Federal, que suspendeu a correção salarial dada em fevereiro deste ano, de 4,56%. Também em cumprimento a mesma lei, a administração municipal não pode conceder o abono de Natal, na folha de pagamento de dezembro.

“A prefeitura se preparou para atender os pedidos do sindicato que se mantém firme na defesa dos interesses dos nossos servidores. São negociações que sempre foram pautadas pelo diálogo”, observa Junior da Femac, destacando a “valorização de todos os servidores, desde aqueles que trabalham no prédio central como os profissionais da Saúde, Educação e Pátio de Máquinas. Cada um é importante e responsável por manter a qualidade do serviço prestado.”

Presente na reunião entre o prefeito a direção do sindicado, o presidente da Câmara Municipal, Franciley Preto Godoi (Poim), adiantou que o projeto de lei que concede o reajuste dos servidores municipais será votado em sessão extraordinária na manhã da próxima segunda-feira.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Paulo Vital; o secretário de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior; e o superintendente de planejamento orçamentário da prefeitura, Elinésio Lopes Santana Junior.

Cuba mantém o segundo lugar no ranking mundial de vacinação contra a Covid-19

 Em Cuba, 1.631.000 crianças de 2 a 11 anos completaram o esquema vacinal

A vacina cubana contra a Covid-19, Abdala (Foto: Cubadebate)

247 - Cuba é o segundo país que mais vacinou contra a Covid-19, atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos, segundo dados do site Our World in Data. Até o dia 3 de janeiro de 2022, 85,47% da população cubana recebeu as duas doses. 6,86% recebeu apenas uma dose. 

Em Cuba, 1.631.000 crianças de 2 a 11 anos completaram o esquema vacinal, segundo dados divulgados pela chancelaria. 

O Brasil aparece em 11º, com 67,23% de sua população com o esquema vacinal completo, à frente de países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Segundo o site, 59% da população mundial recebeu ao menos uma dose. 

'Traíra', 'juiz ladrão': Sérgio Moro é hostilizado ao desembarcar em João Pessoa (vídeo)

 Ex-juiz parcial permanece na Paraíba até sábado (8), onde tem agenda na capital e em Campina Grande

Ex-juiz suspeito Sérgio Moro é hostilizado ao desembarcar em João Pessoa (Foto: ABr | Reprodução)

247 - O ex-juiz suspeito Sérgio Moro, que destruiu 4,4 milhões de empregos, segundo o Dieese, quebrou construtoras brasileiras e depois foi pago por uma consultoria estadunidense que lucrou com tal destruição, foi hostilizado nesta quinta-feira (6) ao desembarcar no aeroporto em João Pessoa. 

Em vídeo que circula nas redes sociais, Moro é chamado de "traíra", em crítica ao fato dele ter deixado o governo de Jair Bolsonaro, que ajudou a eleger ainda quando era juiz da Lava Jato, e do qual foi ministro da Justiça. O presidenciável do Podemos também foi chamado de "juiz ladrão" e "vagabundo". Um homem chegou a reagir aos insultos e partiu contra outro durante as manifestações. 

Segundo o site T5, o ex-juiz parcial permanece na Paraíba até sábado (8), onde tem agenda na capital e em Campina Grande. Moro está acompanhado da presidente nacional do partido, a deputada Renata Abreu. 

Sérgio Moro foi declarado parcial e suspeito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União por ter enriquecido enquanto o Brasil empobreceu. Saiba aqui como apoiar o documentário de Joaquim de Carvalho sobre o patrimônio de Moro e Dallagnol, ex-chefe da Lava Jato.

Assista ao protesto contra Sérgio Moro:

Mais de 2 mil prefeitos pedem ajuda ao governo federal contra avanço da Covid e Influenza

 Enquanto isso, Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga seguem negando pandemia e a vacinação de crianças

                                                                 (Foto: Agência Brasil)

247 - Um grupo de mais de 2 mil prefeitos enviou um documento ao Ministério da Saúde na última quarta-feira solicitando apoio da pasta na estruturação do atendimento ambulatorial, compra de testes rápidos de Covid-19 e de remédios para enfrentar o aumento dos casos de coronavírus e influenza no país. 

Os gestores municipais fazem parte do consórcio Conectar e são responsáveis por uma população de cerca de 150 milhões de pessoas, equivalente a 65% do território nacional.

“Estamos assistindo a um crescimento vertiginoso do número de casos de Covid e influenza. Pedimos ao Ministério medidas emergenciais e apoio aos municípios. O governo federal não pode se omitir se os municípios não têm estrutura para atender a uma demanda inesperada”, afirmou ao jornal o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, ao jornal O Globo

PT pede investigação de campanha eleitoral antecipada de Bolsonaro no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

 Partido pediu que o Ministério Público Eleitoral investigue a instalação de outdoors em apoio a Bolsonaro nos dois estados

Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Lula Marques/Agência PT | Reprodução)

247 - O Partido dos Trabalhadores ingressou nesta quinta-feira (6) com representação contra Jair Bolsonaro por campanha eleitoral antecipada e abuso de poder econômico, pela instalação de outdoors espalhados nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O PT pede que o Ministério Público Eleitoral investigue também a notícia de que pecuaristas gravaram e circularam vídeos fazendo clara campanha antecipada em prol de Jair Bolsonaro durante evento promovido pelo setor rural do Estado do Mato Grosso na segunda-feira (3).

Maia declara voto em Lula em caso de 2º turno contra Bolsonaro

 Ex-presidente da Câmara, ele ainda comparou Moro a Bolsonaro, afirmando à TV 247 que ambos "representam uma agenda e um Estado autoritário"

Rodrigo Maia e Lula (Foto: ABr)

247 - Ex-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Rodrigo Maia (sem partido-RJ) afirmou à TV 247 na manhã desta quinta-feira (6) que votará no ex-presidente Lula (PT) "com o maior prazer" em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de 2022.

Para ele, é preciso "estarmos juntos" contra os que "representam uma agenda e um Estado autoritário", ou seja, Bolsonaro e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), declarado parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos processos contra Lula na Lava Jato. 

“Por onde passo, baianos xingam Bolsonaro e pedem a volta de Lula”, diz Frota

 “As pessoas me agradecem e só carinho, pedem que Lula volte e xingam Bolsonaro de traidor”, relata o deputado Alexandre Frota

(Foto: Ricardo Stuckert | Reuters | Reprodução/Twitter)

247- O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), que está na Bahia visitando cidades atingidas por enchentes, usou as redes sociais nesta quinta-feira (06) para dizer que nos locais por onde passou para fazer doações, ouviu muitas queixas e xingamentos contra Bolsonaro, que ignorou a situação vivida pelos baianos para andar de carro no parque Beto Carrero

Na postagem, Frota relata a rotina de visitas aos desabrigados de cinco bairros de Itabuna, na região Sul da Bahia.  “Por onde passo as pessoas me agradecem e só carinho, pedem que Lula volte e xingam Bolsonaro de traidor”.

De acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até esta quarta-feira (5), os números referentes à população atingida pelas enchentes são: 28.224 desabrigados, 73.032 desalojados, 26 mortos e 520 feridos. O total de atingidos chega a 815.597 pessoas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 174 municípios afetados. 

Bolsonaro critica vacinação infantil, diz que sua filha não será vacinada e afirma que "há pessoas taradas por vacinas"

 Jair Bolsonaro deixou claro, mais uma vez, que irá sabotar o processo de vacinação no Brasil

Laura, Jair e Michelle Bolsonaro (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

247 – No seu primeiro dia de 'trabalho' após as férias e a internação para se tratar de uma obstrução intestinal, Jair Bolsonaro deixou claro, mais uma vez que irá sabotar a vacinação infantil. "A Anvisa, lamentavelmente, aprovou a vacina para crianças entre 5 e 11 anos de idade. A minha opinião, quero dar para você aqui: a minha filha de 11 anos não será vacinada. E você tem que ler o que foi feito ontem no Ministério da Saúde, o encaminhamento disso daí, para você decidir se vai vacinar o seu filho de 5 a 11 anos ou não", afirmou, em entrevista à Rádio Nova, de Pernambuco.

"O que que está por trás disso? Qual o interesse da Anvisa por trás disso aí?  Qual o interesse das pessoas taradas por vacina? É pela sua vida? É pela sua saúde? Se fosse, estariam preocupados com outras doenças no Brasil, que não estão", acrescentou. "Eu pergunto: você tem conhecimento de uma criança de 5 a 11 anos que tenha morrido de Covid? Eu não tenho. Na minha frente tem umas 10 pessoas aqui, se alguém tem levante o braço. Ninguém levantou o braço na minha frente. Então, converse, vê se é o caso de você vacinar o teu filho ou não. É um direito teu vaciná-lo, está autorizada a vacinação e ela é voluntária."

"Dados da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 — vinculada ao Ministério da Saúde — mostram que 2.978 diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid ocorreram em crianças de 5 a 11 anos, com 156 mortes, em 2020. E em 2021, já foram registrados 3.185 casos nessa faixa etária, com 145 mortes, totalizando 6.163 casos e 301 mortes desde o início da pandemia", segundo reportagem do jornal O Globo.

Contrariando Bolsonaro, Exército exige de militares vacina e máscaras

 As diretrizes são assinadas pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

247 - O Comando do Exército contrariou Jair Bolsonaro. Os militares foram instruídos a se vacinar (para quem retornar ao trabalho presencial), praticar o distanciamento social e usar máscaras de proteção, além de não espalhar informações falsas sobre a pandemia da Covid-19, ao contrário do que prega o chefe de governo. 

As diretrizes são assinadas pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. O objetivo é o retorno pleno de todas as atividades administrativas e operacionais. 

Segundo a TV Globo, são 52 pontos. Entre eles, o Exército determina que:

  • os militares e os servidores civis que retornarem de viagem internacional, a serviço ou privada, ainda que não apresentem sintomas relacionados à Covid-1 deverão realizar o teste molecular (RT-PCR) até 72 horas antes do embarque.

Para as ações de campo, como as de forças-tarefas humanitárias, e nas operações de faixas de fronteira:

  • estabelece que é preciso continuar adotando medidas de prevenção à contaminação pelo coronavírus;
  • recomenda o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

O documento reforça que pode haver o retorno às atividades presenciais:

  • desde que respeitado o período de 15 dias após imunização contra a Covid-19. Os casos omissos sobre cobertura vacinal deverão ser submetidos à apreciação do DGP (Departamento Geral do Pessoal), para adoção de procedimentos específicos;

Médicos pedem abertura de processo ético contra Queiroga no CFM

 Profissionais questionam postura do ministro em relação à vacinação infantil

Marcelo Queiroga (Foto: Reuters/Adriano Machado)

Rede Brasil Atual - Médicos que foram secretários municipais de Saúde e que exerceram a função de presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) encaminharam ao Conselho Federal de Medicina (CFM) uma solicitação para abertura de processo ético-profissional contra o ministro da Saúde Marcelo Queiroga. A alegação é que o titular da pasta no governo Bolsonaro teria cometido infrações éticas graves no exercício da medicina.

A representação, assinada em 30 de dezembro, destaca que, embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tivesse aprovado o uso da vacina Pfizer/BioNTech em crianças de 5 a 11 anos em 16 de dezembro, o ministro da Saúde não tomou as medidas cabíveis para a execução da imunização, com a justificativa de ouvir a opinião de especialistas, alegando “razões totalmente inconsistentes”, de acordo com o texto. “A vacinação desta parcela significativa da população viria em hora apropriada, face ao risco que neste momento representa a emergência da variante ômicron, e também em função do retorno das aulas.”