quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Cerimônia de posse de Lula tem 12 chefes de Estado confirmados

 O Itamaraty enviou convites na segunda-feira (5) para todos os chefes de Estado que possuem relação diplomática com o Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - O embaixador Fernando Luis Lemos Igreja afirmou, nesta quarta-feira (7), que 12 chefes de Estado já confirmaram presença na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorrerá no dia 1º de janeiro. 

“A expectativa do Itamaraty é que a posse tenha um número grande de autoridades internacionais, o maior desde a redemocratização”, disse a socióloga e futura primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, a jornalistas. O Itamaraty enviou convites nesta segunda (5) para todos os chefes de Estado que possuem relação diplomática com o Brasil.

Segundo o diplomata, já foram confirmadas as presenças do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; dos presidentes da Argentina (Alberto Fernández), Angola (João Lourenço), Bolívia (Luis Arce), Cabo Verde (João Maria Neves), Costa Rica (Rodrigo Chaves), Guiné Bissau (Umaro Sissoco Embaló), Timor Leste (José Ramos-Horta), além do rei da Espanha, Felipe VI. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi convidado, mas ainda não se manifestou. 

A equipe de transição de governo espera que 300 mil pessoas compareçam à cerimônia. Janja disse que a equipe de transição está debatendo com o cerimonial uma forma de substituir a salva de 21 tiros de canhão. “Conversamos com o GT de Direitos Humanos e o barulho afeta os autistas, é uma demanda desse grupo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário