A governadora do Ceará, que assumiu o posto deixado por Camilo Santana, será a secretária-executiva do Ministério da Educação. Fernanda Pacobahyba chefiará o FNDE
247 - Futuro ministro da Educação, Camilo Santana (PT) confirmou nesta terça-feira (27), segundo a Folha de S. Paulo, que a governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), será a secretária-executiva da pasta, ou seja, a número 2 do MEC.
Izolda era vice de Camilo Santana antes de assumir o governo cearense. Ela se tornou governadora após Santana renunciar ao cargo para disputar uma vaga no Senado.
Izolda e o futuro ministro se reuniram na manhã desta terça-feira (27) com Fernando Haddad (PT), futuro ministro da Fazenda e que já foi ministro da Educação.
"A ideia é que a Izolda seja secretária-executiva do ministério. Nesse momento estamos avaliando a equipe. Falta só ser nomeada", disse Santana.
Camilo Santana também anunciou que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do MEC, sairá das mãos do Centrão.
O fundo, responsável por ações como transferências de dinheiro para obras em municípios, será comandado pela atual secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba. "Vou trazer uma pessoa já minha, da minha confiança, que é especialista na área, servidora pública de carreira, que cumprirá essa missão para reorganizar. (...)
Aliás, a gente precisa reorganizar [muitas áreas], o Inep, a Capes, o FNDE, que são estruturas que são muito importantes para a execução das políticas de educação no Brasil. Então vamos trazer pessoas especialistas e em breve vamos anunciar", declarou o futuro ministro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário