sábado, 17 de dezembro de 2022

Apucarana forma 450 novos profissionais em cursos gratuitos do Programa “Portas Abertas”

 

Desde que foi criado, em meados de 2021, o Programa Portas Abertas já capacitou 2.382 pessoas em 79 turmas de cursos gratuitos em diversas áreas, em um investimento na ordem de R$1,3 milhão em recursos municipais.

A Prefeitura de Apucarana realizou na noite desta sexta-feira (16), no Cine Teatro Fênix, a formatura de estudantes e trabalhadores que concluíram cursos profissionalizantes desenvolvidos ao longo do segundo semestre. A entrega dos certificados contou com a presença do prefeito Júnior da Femac, que fez questão de parabenizar cada um dos 450 formandos de 30 turmas em cursos promovidos por intermédio do Programa de Qualificação Profissional Portas Abertas, da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, e pelo Centro de Oficinas da Mulher da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família.

Júnior salientou que ao longo deste ano o “Portas Abertas” ofertou à população, de forma gratuita, mais de 1,7 mil vagas em 43 cursos profissionalizantes adquiridos pela prefeitura junto ao Sistema S. “Formação de qualidade em serviços nacionais de aprendizagem de excelência, como Sesc, Sesi, Senai. Ressalta-se que a contratação de cada curso foi definida após diálogo com o setor produtivo, que apontou as principais necessidades de mão de obra qualificada”, justifica o prefeito Júnior da Femac.

O vice-prefeito Paulo Vital também prestigiou o evento, ao lado de empresários e outras lideranças comunitárias. “O Programa Portas Abertas, instituído em Apucarana, é referência no Paraná. Os cursos são ofertados nas áreas de maior carência e são sugeridos pelos empresários”, destacou Vital.

Desde que foi criado, em meados de 2021, o Programa Portas Abertas já capacitou 2.382 pessoas em 79 turmas de cursos gratuitos em diversas áreas, em um investimento na ordem de R$1,3 milhão em recursos municipais. “Neste segundo semestre, por exemplo, foram desenvolvidas 20 turmas de cursos nos segmentos de tecnologia, da construção civil, logística, automotiva, moveleira, da confecção e atividades de prestação de serviços em áreas diversas”, exemplificou o prefeito.

Na avaliação do diretor do Centro de Qualificação Total da Prefeitura de Apucarana, Miguel Luis Vilas Boas, a formatura representa um fechamento de ano “com muito louvor”. “Cada certificado entregue simboliza premiação à dedicação e à vontade de aprender e a se desenvolver de cada aluno. Na prática, representa um passo a mais rumo à liberdade financeira e a melhoraria de vida”, disse Vilas Boas. Segundo ele, com o certificado em mãos, os profissionais não terão dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. “A partir de agora, tenho a certeza, as empresas de Apucarana irão se abrir para receber cada um desses novos profissionais, pois concluíram uma formação diferenciada com o selo do Sistema S (Sesi, Senai, Senac). E desta forma, com total apoio do prefeito Júnior da Femac, vamos construindo sociedade melhor baseada no trabalho e na educação”, concluiu o diretor do Centro de Qualificação Total.

Parabenizando os formandos, a vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e primeira dama de Apucarana, Carmen Lúcia Izquierdo Martins, definiu a formatura como a “coroação do esforço diário de cada um que buscou qualificação. Vocês merecem todo reconhecimento. Apucarana cresce e precisa de gente qualificada.”

Com o certificado do curso de “Embelezamento para Mulher Afro nas mãos, Tania Ribeiro da Silva conta empolgada que irá se tornar empreendedora. “Eu e mais outras 5 mulheres que fizeram o curso comigo vamos abrir um salão.Está tudo praticamente pronto e isso de tornou realidade graças à qualificação que acabamos de receber gratuitamente por esse programa da prefeitura”, destaca Tania.

Os cursos realizados pelo programa ao longo do segundo semestre, através do Centro de Qualificação Total da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Emprego foram os seguintes: pelo Sesc: Informática e novas tecnologias; Pré-aprendiz: Espaço Conexão Aprender e Jogar; Jovem Cidadão. Pelo Senai: Pré-aprendiz: auxiliar administrativo, alarme, cerca elétrica e portão eletrônico; aplicador de revestimento cerâmico; capacitação para supervisores de entrada em espaços confinados; costura industrial de boné; costura industrial; eletricidade residencial e predial; gestão de estoque; instalação de acessórios automotivos; montagem de móveis; noção de mecânica para motocicleta; operador de empilhadeira pequeno porte; refrigeração com ênfase na instalação de ar-condicionado residencial.

Mulheres – Paralelo à formatura do Programa Portas Abertas, também aconteceu a certificação de alunas que realizaram capacitação profissional junto a 10 turmas de cursos gratuitos oferecidos no Centro de Oficinas da Mulher e Assuntos da Família nas especialidades de: cabeleireira; costura artística; costura industrial de camisetas; costura moda, corte e modelagem; depilação; design de sobrancelhas; embelezamento de cabelo afro; manicure e pedicure; maquiagem para pele negra; tranças e penteados para cabelos afros.

Além de familiares dos formandos, participaram da solenidade o secretário municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Estrope; a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin; a vereadora Jossuela Pirelli; os vereadores Mauro Bertolli, Rodrigo Lievori (Recife) e Toninho Garcia; secretários municipais e superintendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário