terça-feira, 1 de novembro de 2022

Prefeitura de Apucarana firma parceria com a Cáritas Diocesana

 

O prefeito Junior da Femac firmou hoje uma parceria com Cáritas Diocesana de  Apucarana que passa a integrar a relação de entidades que têm subvenção social da prefeitura de Apucarana. O organismo civil e filantrópico, de natureza religiosa,  da  Igreja católica, vai receber da administração municipal R$ 80 mil ao ano, a partir de 2023, para ajudar a custear o trabalho de acolhimento de migrantes e refugiados.

“A prefeitura passa a ser parceira da Cáritas, que é presidida pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira. Contem com o nosso apoio para a realização desse trabalho fundamental desempenhado pela diocese de Apucarana”, afirma Junior da Femac.

A coordenadora da Cáritas, Ariclê Freitas, explica que o recurso municipal vai ser empregado no atendimento de regularização migratória, responsável por 56,7% dos 334 atendimentos prestados em 2022. “Damos toda assistência para essas pessoas regularizarem sua documentação e poder viver no país legalmente, como a autorização de residência, renovação da carteira nacional do migrante, naturalização, passaporte e solicitação de refúgio”, relaciona Ariclê.

De acordo com Ariclê, o valor que a Cáritas passará a receber da prefeitura vai permitir ampliar o atendimento. “Podermos contratar mais pessoas para prestar esse serviço e assim dar mais qualidade ao nosso trabalho”, informa.

A assistente social da Cáritas, Erika Leonel Ferreira, acrescenta que os serviços prestados aos migrantes e refugiados incluem orientação sobre programas sociais como tarifa social da luz, Auxílio Brasil, Cartão Comida Boa, para acesso a educação das crianças e aos órgãos de assistência social e da rede pública de saúde. “O auxílio que prestamos também chega em forma de doação de alimentos e roupas”, informa Erika.

Os adultos, por sua vez, estão sendo atendidos pelo campus da Unespar em Apucarana, através do curso de Letras Português da instituição. “Aos sábados, migrantes e refugiados, na sua maioria vinda de países com Venezuela e Haiti estão recebendo aulas da língua portuguesa.

O evento de parceria entre a prefeitura e a Cáritas teve a participação da secretária municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, e do padre Laércio José de Lara, a paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário