Com um encontro nas dependências do Senac, Apucarana deu início nesta sexta-feira (18/11) à agenda de discussões, avaliações e apresentação de propostas da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Devido à complexidade da temática, que nesta edição avalia os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias, os trabalhos locais foram desmembrados em etapas, com a votação das propostas prioritárias e eleição de delegados para a conferência estadual acontecendo na próxima sexta-feira, a partir das 8 horas, no Cine Teatro Fênix.
De Foz do Iguaçu onde, ao lado do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital, participou de assembleia da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o prefeito Júnior da Femac participou através de vídeo, destacando a relevância da discussão e, em ato contínuo, declarando oficialmente aberta a agenda da conferência.
“Temos preocupação permanente com nossas crianças e adolescentes, por isso trabalhamos para que Apucarana seja um lugar onde elas possam ter acesso irrestrito ao esporte, lazer, educação, formação profissionalizante, cultura, assistência social, à tecnologia, enfim, possam desenvolver todas as suas potencialidades. E as conferências municipais, por serem espaços de construção coletiva, são ambientes propícios para que avanços sejam propostos. Como gestor do Executivo Municipal, reafirmo o compromisso de trabalhar para colocar em prática tudo que for decidido em favor da melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes”, registrou o prefeito.
A primeira etapa da conferência, realizada nesta sexta-feira e que reuniu mais de 200 pessoas, contou com apresentação artística de alunos da APAE de Apucarana e teve como ponto alto palestra com a Dr. Fernanda Moreira Benvenuto, especialista em Responsabilidade Civil e Direito de Família. Entre as autoridades, destaque para a secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, que no ato representou o prefeito Júnior da Femac, da vereadora Jossuela Pirelli, representante do Legislativo Municipal, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ana Maria Schmidt e da chefe do Escritório da Regional Apucarana da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Márcia Sousa.
“Uma cidade que olha e acompanha de maneira relevante e significativa o caminhar de suas crianças e adolescentes é constituída de uma sociedade vencedora. Assim é Apucarana, que além de uma rede de assistência qualificada, tem um prefeito que apoia e se esforça por um futuro melhor para nossas novas gerações”, acentuou Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social..
Ela reforçou a dinâmica da conferência, frisando que o encontro foi preparatório para a votação e eleição das propostas prioritárias dentro da conferência, prevista para acontecer na manhã da próxima sexta-feira (25/11), no Cine Teatro Fênix. “A partir do que ouvimos aqui, nesta primeira etapa, teremos uma semana para refletirmos o que realmente é relevante e, na próxima semana, decidirmos com mais acertividade o que queremos para nossas crianças e adolescentes e suas famílias, escolhendo propostas de ações e políticas públicas que garantam efetivamente os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia”, concluiu Nazarko.
Entre o público inscrito na atividade estiveram ainda representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE), colégios estaduais, escolas e centros municipais de educação, conselheiros municipais e membros de entidades sociais de atenção a crianças e adolescentes, além de outros interessados da sociedade civil organizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário