A estratégia da saúde de Apucarana de realizar vacinação contra pólio todos os finais de semana do mês das crianças segue neste sábado e domingo. As doses de proteção contra paralisia infantil serão disponibilizadas em três mercados, no Shopping Centronorte, no Ginásio Lagoão, na Praça Rui Barbosa e no Espaço das Feiras.
A mobilização já foi realizada nas duas primeiras semanas de outubro, o que contribuiu para que o município atingisse mais de 80% da meta de imunizar contra a paralisia infantil 6.944 crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses). O percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.
A estratégia da prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, de aumentar a cobertura vacinal, vai realizar imunização amanhã (22) nos mercados Muffato, no bairro da Igrejinha; Pereirinha, na Avenida Aviação; e Binelli, no Núcleo Afonso Camargo; e no Shopping Centronorte. O atendimento nestes 4 locais será entre 10 horas e 17 horas.
Também neste sábado haverá posto de vacinação da pólio no Ginásio Lagoão, no período de 8h30 às 17 horas, e ainda na Praça Rui Barbosa, entre 9 horas e 12 horas. No domingo os pais podem imunizar seus filhos no Espaço das Feiras, onde as equipes de saúde estarão atendendo entre 9 horas e 12 horas.
Durante os dias de semana deste mês de outubro equipes volantes de vacinação estão percorrer os 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), num trabalho de abordagem os pais no momento de entrada e saída dos alunos. “A Autarquia Municipal de Saúde ainda está realizando a imunização da pólio em escolas da rede particular, em data e hora agendadas pela direção do estabelecimento de ensino”, acrescenta o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.
O prefeito Junior da Femac reitera o apelo para os pais vacinarem seus filhos contra paralisia infantil, reforçando que a imunização da pólio também é realizada de segunda-feira a sexta-feira em 26 Unidades Básicas de Saúde.
A poliomielite, que não tem cura, é uma doença contagiosa em que o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisias irreversíveis em questão de horas nas pernas ou braços. A vacinação é a principal forma de prevenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário