segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Lula deve indicar coordenador da transição até quarta-feira e Alckmin é o mais cotado

 No domingo, após ser confirmado como presidente eleito, Lula afirmou que tem pressa em realizar a transição de governo

Lula comemora vitória na eleição presidencial (Foto: REUTERS/Carla Carniel)


247 - Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito para a Presidência da República neste domingo (30), espera indicar o coordenador da equipe de transição do novo governo até a próxima quarta-feira (2). De acordo com a jornalista Ana Flor, do G1, fontes próximas a Lula afirmaram que “o nome mais cotado para a tarefa é o do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB)”.

Ainda segundo a reportagem, “a demora do presidente Jair Bolsonaro (PL) em reconhecer a derrota — ele ainda não se manifestou — tornou ainda mais urgente ao governo eleito dar o tom de normalidade e iniciar o processo de transição”. No domingo, após ser confirmado como presidente eleito, Lula afirmou que tem pressa em realizar a transição de governo. 

Segundo a CNN Brasil, o ex-ministro candidato a vice na chapa bolsonarista, general Walter Braga Netto, é um dos cotados para coordenar a transição pelo lado do governo. “A leitura é de que ele conhece bem a estrutura administrativa do governo, pois foi ministro da Casa Civil e coordenou o programa de governo. Braga Neto também tem bom trânsito interno entre as diferentes alas do governo, o que facilitaria o processo de levantamento de dados”, destaca a reportagem. 

A transição é prevista pela legislação brasileira e por decreto presidencial de 2010. A norma prevê que o  eleito pode nomear um coordenador e cerca de outros 50 cargos acompanhar os projetos, além de solicitar informações visando planejar o futuro governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário