O Complexo Esportivo José Antônio Basso registrou uma intensa movimentação na noite do último sábado (29/10). Aproximadamente cinco mil pessoas foram ao ginásio de esportes Lagoão para assistir ao tradicional espetáculo circense dos estudantes da rede municipal de educação. A apresentação marcou o encerramento das atividades da oficina de Expressão Corporal, no ano letivo de 2022, nas escolas municipais de Apucarana.
De acordo com a secretária Marli Fernandes, aulas de expressão corporal são ministradas duas vezes por semana aos meninos e meninas matriculados nos 24 CMEIs e 36 Escolas. “Antes de aprender a falar, o ser humano já utiliza o próprio corpo para se comunicar com o próximo. Por meio das aulas de expressão corporal, as crianças são estimuladas a desenvolver a motricidade, a criatividade, a socialização, entre outras habilidades. Ao final de cada ano, nós organizamos um grande evento para que os estudantes mostrem aos seus pais, aos familiares e à comunidade em geral um pouco daquilo que vêm aprendendo nas unidades de ensino,” salientou.
Aproximadamente 800 estudantes participaram da edição deste ano do espetáculo circense, que abordou o tema A união faz a paz. “Eu estou encantado com a desenvoltura das crianças. Mesmo diante de uma plateia de quase cinco mil pessoas, elas não demonstraram medo e nem timidez. Muito obrigado à equipe pedagógica da Autarquia de Educação, aos diretores e coordenadores escolares, aos professores e servidores pelo compromisso com a formação de cidadãos vencedores para o futuro de Apucarana. Agradeço também às famílias que confiam a educação de seus filhos à nossa rede municipal de ensino,” disse o prefeito Junior da Femac.
O vice-prefeito Paulo Vital destacou os investimentos feitos na educação municipal nos últimos dez anos. “O ex-prefeito Beto Preto e o atual prefeito Junior da Femac fizeram da pasta a prioridade da administração. Graças a isso, as sessenta unidades de ensino da rede passaram por reforma e ampliação, o currículo escolar foi unificado e passou a oferecer as disciplinas de Inglês, Espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais), o Sistema Maxi de Ensino foi implantado nas escolas e a alimentação servida aos alunos enriquecida com frutas, verduras e legumes fresquinhos, provenientes da agricultura familiar. Eu acredito que tudo isso contribuiu para que Apucarana fosse eleita, no final do ano passado, por um estudo da Band e do Instituto Áquila, como a cidade brasileira que têm a melhor educação pública municipal,” afirmou.
Na arquibancada do ginásio, os pais e familiares dos estudantes divertiram-se e emocionaram-se com as conquistas de cada participante. “Eu adorei a apresentação das crianças. Elas dançaram lindamente! A festa foi sensacional! Parabéns ao prefeito, à secretária de educação e a todos os professores pela organização do espetáculo,” congratulou Wellington Adriano dos Santos, que é pai dos estudantes Daniel e Rebeca, matriculados na Escola Municipal Professor Durval Pinto.
Prestigiaram ainda o espetáculo circense da rede municipal de educação, a primeira-dama Carmem Lúcia Izquierdo Martins, acompanhada da filha Elisa; os vereadores Rodrigo Lievore (Recife) e Jossuela Pirelli; diversos secretários municipais; as diretoras e coordenadoras dos CMEIs e Escolas; e a equipe pedagógica da Autarquia Municipal de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário