Pesquisa reforça que petista tem grandes chances de vencer o pleito eleitoral já no 1º turno
247 - Pesquisa Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais de 2022, divulgada neste sábado (24), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 35%.
O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro e o petista tem grandes chances de vencer o pleito eleitoral nesta primeira etapa das eleições.
No levantamento anterior com parceria com a Abrapel, publicado em 17 de setembro, Lula aparecia com 45%, e Bolsonaro, com 35%, que aponta o crescimento do petista e a estagnação do atual postulante do Planalto.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D’Avila (Novo), e Soraya Thronicke (União Brasil), Vera, Constituinte Eymael, Leo Péricles, Sofia Manzano foram citados, mas não chegaram a 0,5% das citações. Padre Kelmon constava na lista, mas não foi citado por nenhum respondente. Roberto Jefferson constava na lista apenas da primeira rodada e Pablo Marçal, da primeira e segunda.
- Lula (PT) — 46%
- Jair Bolsonaro (PL) — 35%
- Ciro Gomes (PDT) — 6%
- Simone Tebet (MDB) — 4%
- Felipe D’Avila (Novo) — 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil) — 0%
- Vera Lúcia (PSTU) — 0%
- José Maria Eymael (DC) — 0%
- Léo Péricles (UP) — 0%
- Padre Kelmon (PTB) – 0%
- Sofia Manzano (PCB) — 0%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 5%
- Não sabe/Não respondeu – 4%]
O Ipespe/Abrapel também simulou um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, de 17 de setembro, o petista oscilou um ponto para cima, para 54%, e o atual presidente ficou estável, com 38%.
Intenção de voto estimulada para presidente
- Lula (PT) — 54%
- Jair Bolsonaro (PL) — 38%
- Branco/Nulo/Nenhum — 6%
- Não sabe/Não respondeu – 2%
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.100 pessoas de 16 anos ou mais em todas as regiões do país, de 21 a 23 de setembro de 2022 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01897/2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário