quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Em editorial, O Globo cobra do TSE investigação de Bolsonaro por "violações" no 7 de setembro

 Jornal pede apuração sobre "o financiamento, o planejamento e a realização dos comícios" de Bolsonaro na data do Bicentenário da Independência do Brasil

Jair e Michelle Bolsonaro e Luciano Hang (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino | Reprodução)

247 - O jornal O Globo publicou editorial nesta quinta-feira (8) cobrando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investigue as "violações" cometidas por Jair Bolsonaro (PL) nos atos convocados por ele para o último 7 de setembro. 

"O teor e o tom das manifestações bolsonaristas em Brasília e no Rio de Janeiro não deixam dúvida: o presidente da República, Jair Bolsonaro, usou um espaço público que deveria ser dedicado a celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil para fazer comícios em sua campanha à reeleição. Foi inequívoca a confusão dos papéis de chefe de Estado e de político em busca de votos", diz a publicação.


O jornal cita a ausência dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, como sinal claro de que os eventos bolsonaristas se trataram de comícios eleitorais, e não de uma comemoração cívica. "Ninguém que tivesse uma reputação institucional a defender compareceu. Apenas ministros, políticos e empresários ligados ao governo emprestaram seu apoio".

"Cabe agora ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos procuradores eleitorais investigar o financiamento, o planejamento e a realização dos comícios de ontem para decidir se leis foram violadas pelo candidato à reeleição e, com base nelas, estabelecer as punições devidas", conclui o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário