A Autarquia Municipal de Educação realizou, na tarde de hoje (23/9), a premiação dos estudantes que se destacaram em um concurso de redação sobre Educação e Cidadania no Trânsito. Durante o evento, no salão nobre da prefeitura, também foram entregues os certificados da Escola Prática Educativa de Trânsito. Os dois projetos foram desenvolvidos em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER).
“Apesar das crianças não conduzirem veículos motorizados, elas são passageiras, pedestres e ciclistas. Por isso, é muito importante que elas aprendam, desde a primeira infância, as regras de circulação viária,” disse o prefeito Junior da Femac.
Ao longo do ano letivo, o guarda civil Edinando de Freitas percorreu todas as escolas da rede municipal apucaranense e ministrou palestras às turmas do 4º ano sobre Educação e Cidadania no Trânsito. Uma cartilha foi especialmente preparada para o desenvolvimento do projeto.
“O guarda civil Edinando trabalha os conteúdos de forma lúdica com os alunos, que se mostram bastante interessados e costumam fazer muitas perguntas. Os principais temas abordados nas palestras são a importância do uso do cinto de segurança e do capacete, o respeito à sinalização, a direção defensiva, os primeiros socorros e os contatos de emergência,” afirmou o comandante da Guarda Civil Municipal de Apucarana, Reinaldo Donizetti de Andrade.
“Após assistirem às palestras, os estudantes foram convidados a escrever redações sobre aquilo que aprenderam. Ao todo, foram 1340 textos produzidos. Na tarde hoje, aqueles que compuseram as melhores redações de cada escola receberam medalhas,” explicou a secretária de educação, Marli Fernandes.
Já as turmas de 5º ano aprenderam sobre as regras de circulação viária por meio do projeto Escola Prática e Educativa de Trânsito, desenvolvido em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná. “Mais de 1300 estudantes realizaram as atividades propostas pelo DER e receberam hoje, por meio dos coordenadores escolares, os seus certificados,” acrescentou a secretária de educação.
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Antônio Carlos Lopes Mendes, ressaltou a importância da formação de cidadãos conscientes. “Nós trabalhamos em três frentes para garantir a segurança no trânsito em nosso município: engenharia de tráfego (construção de rotatórias e faixas elevadas), fiscalização e educação. O desenvolvimento de projetos educacionais é fundamental para formarmos uma geração de pessoas mais responsáveis na utilização das vias. Além disso, as crianças costumam levar as informações que aprendem em sala de aula aos seus familiares,” falou.
“Nós já recebemos muitos depoimentos de pais relatando que seus filhos sempre cobram que eles atravessem nas faixas de pedestres e utilizem os equipamentos de segurança, como cinto e capacete, nos veículos,” completou a secretária de educação, Marli Fernandes.
Participaram também da cerimônia de premiação na tarde desta sexta-feira (23/9), o secretário municipal de assuntos estratégicos, Ivanildo da Silva, e o diretor da Guarda Civil Municipal de Apucarana, Fábio de Souza.
Confira a relação dos medalhistas do concurso de redação sobre Educação e Cidadania no Trânsito:
Nenhum comentário:
Postar um comentário