quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Apucarana conquista o segundo lugar na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola


 O Ministério Público do Trabalho divulgou, na tarde de hoje (21/9), os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola. A estudante Michele Vitória Pereira, da turma do 5º ano, da Escola Municipal Augusto Weyand, conquistou o segundo lugar na categoria “Poesia” do concurso cultural.


O projeto MPT na Escola tem por objetivo alertar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento do grave problema do Trabalho Infantil. Em 2022, 1.894.992 alunos, 10.070 professores, 2.029 escolas e 235 municípios, de todas as regiões paranaenses, participaram da iniciativa.

“A qualidade dos contos, poemas, desenhos e músicas inscritos nesta edição do Prêmio MPT na Escola impressionou aos jurados, que tiveram muita dificuldade para escolher as melhores produções de cada categoria. Se pudéssemos, nós gostaríamos de premiar a todos,” comentou a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Margaret Matos de Carvalho.

O poema Não se Enganem, de autoria de Michele Vitória Pereira, estava concorrendo com as produções de outros cinquenta estudantes. “Eu fiquei muito feliz de participar deste projeto que me ensinou tantas coisas importantes. Muito obrigada à minha professora, aos meus pais e à equipe pedagógica da Autarquia de Educação por sempre me apoiarem,” agradeceu a aluna.

Como prêmio pelo segundo lugar na etapa estadual do concurso cultural, a Escola Municipal Augusto Weyand, situada no Jardim Tibagi, receberá a quantia de R$ 10 mil. A estudante Michele Vitória Pereira e a professora Daiane Priscila Fenato Gazda, por sua vez, serão contempladas com troféus e medalhas.

O prefeito Junior da Femac destacou a relevância do projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho. “Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Abrinq, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 1,3 milhão de adolescentes encontravam-se em situação de Trabalho Infantil no país em 2021. É uma situação muito séria porque esses jovens ficam privados de estudar, de socializar e de desenvolver-se plenamente. A conscientização é a melhor forma de prevenção,” disse o gestor.

“Prêmio muito melhor que o dinheiro, os troféus e as medalhas é o conhecimento que nossos estudantes adquiriram por meio do projeto MPT na Escola. Parabéns à aluna Michele e à professora Daiane pelo belo poema que produziram. As crianças são grandes instrumentos de replicação das informações que recebem em sala de aula,” acrescentou a secretária de educação, Marli Fernandes.

O Trabalho Infantil é caracterizado por atividades realizadas pelas crianças e adolescentes com idade inferior à mínima permitida para o ingresso no mercado de trabalho. A legislação em vigor no Brasil determina proibição total até os 13 anos. De 14 a 16 anos, os jovens podem trabalhar sob a condição de aprendiz. Já entre 16 e 18 anos, a lei permite trabalho parcial, abstendo de atividades laborais noturnas.

Leia abaixo o poema da estudante Michele Vitória Pereira, da Escola Municipal Augusto Weyand, que conquistou o segundo lugar na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola.

NÃO SE ENGANEM

Nesse poema vou explicar
O que significa a criança trabalhar:
Não ter tempo para brincar,
Nem aos estudos se dedicar…

Significa deixar de sonhar,
Não descobrir novos jeitos
De se desenvolver,
Nem novas coisas aprender…

É preciso que todos entendam:
Fazer a criança trabalhar
Significa um crime praticar
E é preciso sempre denunciar!

Muitas crianças trabalham para ajudar
E com o sustento colaborar
Mas é na escola
que as crianças precisam ficar…

Ah! Mas não se deixem enganar:
Uma louça lavar e uma cama arrumar
Não significa trabalhar
Todos precisam ter, além de direitos,
Obrigações para um bom cidadão
Se tornar!

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