A Autarquia Municipal da Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) realizou hoje (26), no Cine Teatro Fênix, um evento de conscientização sobre a política nacional de saúde da população negra. A atividade teve a participação de agentes comunitários de saúde e equipes de saúde da família.
A enfermeira na Nazilda Ventura Salviano, líder do Movimento Negro em Londrina e que já atuou como servidora pública em Apucarana, abordou temas relacionados ao racismo estrutural, racismo institucional e como os processos da população negra, historicamente, impactaram na vida e na qualidade de saúde dessa população.
De acordo com o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, o evento foi promovido pela necessidade de informação e de qualificação dos agentes de saúde como promotores de saúde, em especial da população negra. “A atividade integra as ações de valorização dos afrodescendentes anunciadas pelo prefeito Junior da Femac há menos de um mês”, destaca Bachiega.
“Do ponto de vista prático nós, da Atenção Básica, já orientemos os profissionais de saúde para que façam o rastreamento de anemia falciforme, uma das doenças de maior impacto na qualidade de vida da população negra. Entrou em vigor no dia 1º de setembro orientação da direção da AMS para que os médicos da rede municipal de saúde solicitem o exame de eletroforese de hemoglobina na população negra para diagnóstico da anemia falciforme”, detalha o superintendente da Atenção Básica, o médico Odarlone Orente.
O evento contou ainda com a participação a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Giordana Maroneze, e Julio Cezar, do Programa Saúde da Família; e do diretor-geral Movimento Apucaranense da Consciência Negra (MACONE), Carlos Alberto Figueiredo.
No dia 31 de agosto deste ano, o prefeito Junior da Femac anunciou a implantação de políticas públicas permanentes voltadas à promoção da igualdade étnico racial no município. Uma agenda de projetos foi definida para ser colocada em prática dentro de várias secretarias municipais, incluindo as da Cultura, Saúde, Educação, Mulher e Assuntos da Família e da Indústria, Comércio e Emprego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário