terça-feira, 2 de agosto de 2022

TSE fecha novo acordo com missão internacional para eleições de outubro

 União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore) vai atuar como observadora internacional nas eleições deste ano

Edson Fachin (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

247 - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e o vice-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, assinaram o acordo para que a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore) atue como observadora internacional nas eleições deste ano.

Trata-se do terceiro acordo assinado pelo TSE com organismos internacionais que realizarão missões de observação no Brasil. Além da Uniore, participarão como observadores o Parlasul e a Organização dos Estados Americanos (OEA).


“Com todos esses organismos, o propósito do TSE é o mesmo: cooperar com a comunidade internacional e dialogar para fins de aprimoramento do sistema eleitoral brasileiro e, portanto, de nossa democracia. O Tribunal, fiel à missão de preparar, organizar e realizar eleições limpas e seguras, abre suas portas à observação e análise internacional, com total transparência, para que sejam efetuadas observações e recomendações que colaborem para nosso esforço contínuo e incessante de modernização e de aprofundamento da integridade institucional”, disse Fachin.

Segundo o jornal O Globo, nos próximos dias, a Corte também deve assinar outros acordos, como a Comunidade dos Países de Línguas Portuguesa (CPLP) e com a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário