"Foi um ato muito forte em defesa da democracia e, por isso, o presidente [Bolsonaro] estava muito incomodado, porque ele não gosta de democracia", afirmou o petista
247 - O ex-presidente Lula (PT), em entrevista à Rádio Super, de Belo Horizonte (MG), nesta quarta-feira (17), comentou sobre a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (16).
O petista esteve na cerimômia ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e José Sarney. Jair Bolsonaro (PL), atual ocupante do Palácio do Planalto, esteve na mesa das autoridades, sentado exatamente ao lado de Moraes.
Segundo Lula, "Bolsonaro estava incomodado. "Ele ouviu tantas vezes a palavra 'democracia', ele ouviu tantas críticas ao autoritarismo, tantas críticas às fake news que ele estava muito incomodado. A cada discurso que falava um pouco de democracia era visível a cara dele de constrangimento. Ele quase que não bateu palma para nenhum discurso. Ele, com muita má vontade, ficava em pé para aplaudir as pessoas".
Para o petista, Bolsonaro minou tanto as eleições, as instituições e o processo democrático que ficou deslocado no evento. "Eu compreendo esse comportamento dele, porque ele passou o tempo inteiro desaforando a Justiça Eleitoral, desacreditando as urnas eletrônicas, tentando desmoralizar as instituições e ontem foi um ato de fortalecimento do processo de Estado Democrático de Direito no Brasil. Foi um ato em que a gente valorizou muito a questão da democracia. Acho que foi muito importante, foi um ato muito forte. A presença de tantas autoridades, 22 governadores, praticamente todos os ministros das Cortes superiores, quatro ex-presidentes da República. Foi um ato muito forte em defesa da democracia e, por isso, o presidente estava muito incomodado, porque ele não gosta de democracia".
Nenhum comentário:
Postar um comentário