domingo, 21 de agosto de 2022

Documentário revela conexões entre protestos de junho de 2013 e a ascensão do bolsonarismo no Brasil

 Documentário "Ecos de Junho", dirigido pelo jornalista Paulo Markun e pela socióloga Angela Alonso, revela que protestos de 2013 serviram de incubadora para grupos políticos

Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro (Foto: 247 | Reuters)


247 - O documentário "Ecos de Junho", dirigido pelo jornalista Paulo Markun e pela socióloga Angela Alonso, revela a conexão entre os protestos de junho de 2013, que pavimentaram o caminho para o golpe contra a presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016, e a eleição que levou Jair Bolsonaro PL) ao poder, em 2018. Markun e Angela são autores da série documental "Junho 2013 – O Começo do Avesso'', lançada recentemente. 

"[Na série,] a gente queria mostrar que havia muitas possibilidades, que não foi um protesto de direita ou de esquerda, mas que tinha uma variedade", dise Angela Alonso ao jornal Folha de S. Paulo. "[No filme,] a gente quis documentar [com mais ênfase] uma das linhas que estavam em junho e que foi a bem-sucedida, a que vingou nessa configuração política [atual]", completou.


O documentário revela, ainda, que muitos dos grupos de direita em atuação no país  nasceram ou cresceram vinculados aos protestos de junho de 2013, além de coletivos coletivos de esquerda,

“Mesclando depoimentos e imagens, o documentário acompanha a pressão crescente sobre Dilma e a insatisfação acumulada que deságua nas grandes manifestações pelo impeachment dali a dois anos, orquestradas por grupos que não existiriam sem a incubadora de 2013”, ressalta a reportagem. 

Para Markun, “essa disputa, de certa maneira, ainda não acabou". "Tem muito de junho de 2013 na atual disputa eleitoral”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário