quarta-feira, 20 de julho de 2022

Saúde do Paraná orienta sobre vacinação contra a Covid de crianças acima de 3 anos

 

Imunização de nova idade deve começar pelas imunossuprimidas (Foto: José Cruz/ABr)

O Ministério da Saúde encaminhou ao Paraná, nesta terça-feira (19), a Nota Técnica Nº 213/2022 , que orienta o processo de vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 com o imunizante Coronavac/Butantan. Com a publicação, a medida recebe detalhamentos e indicações sobre a imunização do novo público.

De acordo com o documento, é recomendado que o início da vacinação aconteça de forma gradual para todas as crianças, iniciando pelas imunocomprometidas, seguida pela imunização de maneira decrescente.


Há, ainda, orientação de um intervalo de 28 dias para a aplicação da segunda dose para este grupo. Crianças acima de 5 anos devem ser imunizadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados, conforme a Nota Técnica.

A aplicação nesse público foi liberada para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a comprovação da eficácia dos estudos preliminares. Para crianças de 3 anos ou mais, a vacina CoronaVac começou a ser utilizada em diferentes partes do mundo em 2021. Entre os países que aprovaram a sua utilização para o público infantil estão China, Hong Kong, Indonésia, Chile, Equador, Camboja e Colômbia.

Os municípios do Paraná têm cerca de 290 mil doses em estoque. A orientação do governo federal é para que estados e municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos.

Curitiba

Nesta semana a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vacina a população nascida entre 1º de julho de 1978 e 31 de dezembro de 1980 com a 2ª dose de reforço da vacina contra a Covid. O chamamento faz parte da convocação escalonada por faixas etárias das pessoas entre 40 e 49 anos.

O 2º reforço corresponde a 4ª dose para quem iniciou a vacinação com Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer ou 3ª dose para quem iniciou com Janssen.

Na segunda-feira foram vacinadas pessoas nascidas no 2º semestre de 1978, vacinadas com 1ª reforço até 20/3; e na terça-feira as pessoas nascidas no 1º semestre de 1979, vacinadas com 1ª reforço até 21/3.

Nesta terça, a vacina é para pessoas nascidas no 2º semestre de 1979, vacinadas com 1ª reforço até 22/3; amanhã para as nascidas no 1º semestre de 1980, vacinadas com 1ª reforço até 23/3; e na sexta-feira as nascidas no 2º semestre de 1980, vacinadas com 1ª reforço até 24/3.

Problemas respiratórios: UPA de Campo Largo volta a ver alta no movimento

Os primeiros 15 dias de julho tiveram nova alta no movimento da Unidade de Pronto Atendimento Vitor de Almeida Barboza (UPA 24h), em Campo Largo. Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo revelou que, entre os dias 01 e 15 de julho, foram atendidas 8.792 pessoas na UPA, entre adultos e crianças.

“Estamos com uma média de 60% dos atendimentos de casos respiratórios. Tudo gira em torno da mudança climática, da baixa vacinação, e ainda dos resquícios pós pandemia quando a orientação era, na primeira suspeita e sintomas, já vir buscar atendimento. Agora nossa orientação para a população é que, estando vacinado, busque primeiro as Unidades Básicas de Saúde. A UPA é para casos de emergência, de traumas. E no caso dos não vacinados, busquem se imunizar o quanto antes para se proteger e também não ser um potencial transmissor. A vacina ajuda até nisso, a não sobrecarregar o sistema de saúde”, disse a diretora da UPA, Katiuscia do Nascimento, diretora de urgência e emergência da UPA.

Dia D de imunização: maioria das vacinas estão com procura abaixo da meta no Paraná

Pelo menos 235 postos de vacinação estarão abertos no Paraná neste sábado com horário estendido até as 21h para atualização da carteirinha vacinal. A ação inclui todos os imunizantes elencados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e as campanhas pontuais, como sarampo e gripe.

A cobertura vacinal contra a gripe, cuja meta é de 90%, atingiu somente 70% neste ano até o momento. Ela está disponível para a população em geral acima de seis meses de idade. O sarampo, que tem meta de 95%, também ficou abaixo do esperado, com 46,16% de cobertura vacinal nas crianças menores de 5 anos.

Também estão baixas as coberturas das vacinas de rotina indicadas pelo Ministério da Saúde: BCG (77,23%), Febre Amarela (71,38%), Hepatite A (77,39%), Hepatite B (57,18), Meningocócica (78,77%), Pentavalente (78,23%), Pneumocócica (80,46%), Poliomielite (77,19%), Rotavírus (78,41%), Tríplice Viral (82,45%) e HPV em meninas (62,51%) e meninos (46,10%).

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 26 milhões de doses contra a Covid-19 já foram aplicadas no Paraná. A vacinação contra a Covid-19 abrange público acima de cinco anos: de 5 a 11 na fase da D1 e D2, de 12 a 39 anos também com a dose de reforço e acima de 40 anos com a segunda dose de reforço, incluindo trabalhadores de saúde.

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é procurar o posto de saúde do seu município e verificar os horários de vacinação.

A mobilização conta com o apoio de prefeituras e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), deve ganhar mais adesões nos próximos dias e tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal da população.

Em Curitiba, o Dia D terá 19 unidades de saúde abertas para a multivacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, das 9h às 17h

Curitiba registra mais três mortes por Covid; vítimas tinham entre 82 e 95 anos

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, nesta terça-feira (19), 795 novos casos de Covid-19 e três óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. As três mortes foram nas últimas 48 horas. As vítimas foram três homens, entre 82 e 95 anos. Até o momento, foram contabilizadas 8.419 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Com os novos casos confirmados, 506.002 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 491.865 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

Eram 5.718 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Curitiba tinha cinco pacientes com Covid internados em leitos de UTI; outros 17 pacientes, referentes a casos suspeitos ou confirmados, estavam em leitos de enfermaria.

Paraná — A Secretaria estadual da Saúde divulgou nesta terça-feira (19) mais 2.514 casos confirmados e 30 mortes em decorrência da Covid-19 no Paraná. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Estado soma agora 2.658.740 diagnósticos positivos e 44.006 mortos pela doença.

Os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os suspeitos ou confirmados de Covid-19. Ontem, 528 pessoas estavam internadas em leitos SUS (147 em UTIs e 381 em enfermaria), somando casos de suspeita ou diagnóstico da infecção causada pelo novo coronavírus e de outras SRAGs.

Brasil — O Brasil registrou 57.999 novos casos de Covid e 353 óbitos, nesta terça-feira (19), segundo o boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O total foi para 33.397.814 casos e 675.871 mortes desde o início da pandemia.

Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário