quarta-feira, 6 de julho de 2022

Ciclo da dengue em Apucarana registra 246 casos e nenhum óbito

 


Depois de um período de mais de dois anos sem se reunir devido à pandemia, o Comitê Gestor Intersetorial para Controle da Dengue da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) avaliou hoje as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti no município. Na oportunidade foram atualizados os dados da doença durante o último ciclo estatístico iniciado em agosto de 2021 e que encerra no final deste mês.

De acordo com o coordenador de endemias da AMS, Mauro Aguiar, nos últimos 12 meses a cidade registrou 246 casos da dengue e nenhum óbito. “Temos 9 municípios da área da 16ª Regional de Saúde em epidemia de dengue, mas felizmente Apucarana atingiu menos da metade do número que incluiria o município nesta condição preocupante de saúde”, avalia Aguiar.

“Estamos encerrando este ciclo com um índice da doença sob controle e sem o registro de óbito. Isso é resultado da soma de esforços. As equipes de saúde realizando um trabalho porta a porta de vistoria nas casas e sem dúvida com uma importante contribuição da população que atendeu nosso apelo para manter o quintal livre de água parada, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, afirma o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

“Apesar de entrarmos num período em que a fator climático é desfavorável a proliferação do mosquito da dengue, temos que continuar com os cuidados preventivos contra a doença. A população deve manter o estado de alerta permanente, deixando seu quintal livre de qualquer recipiente onde o mosquito pode depositar suas larvas”, avalia o prefeito Junior da Femac.

A reunião do Comitê Gestor Intersetorial para Controle da Dengue, realizada no salão nobre da prefeitura, além das equipes de vários departamentos da AMS teve a participação de representantes da Sanepar, Bombeiros, Cocap, Hospital da Providência, Autarquia Municipal da Educação, UTFPR, Núcleo Regional de Educação, Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário