Ex-presidente do STF diz que ataques ao sistema eleitoral e às instituições fazem com que o país passe por grave momento político
247 - Ex-decano e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello afirmou nesta terça-feira (26) que Jair Bolsonaro (PL) tem um comportamento "intolerante" e que ignora "valores democráticos".
Na avaliação de Mello, o país passa por um grave momento político diante dos reiterados ataques ao sistema eleitoral e às instituições. "Muito grave o momento político que estamos a viver , notadamente quando se tem presente o comportamento intolerante e audacioso de Bolsonaro que insiste em ignorar o sentido essencial dos valores democráticos e a importância fundamental das instituições da República !", afirmou Celso de Mello de acordo com reportagem do jornal O Globo.
Celso de Mello criticou os pronunciamentos de Bolsonaro , especialmente aqueles que ofendem e atacam o Supremo Tribunal Federal , o Tribunal Superior Eleitoral e o sistema eleitoral. Para o ex-decano do Supremo, esses pronunciamentos "são suficientes para revelar a figura de um político sem qualquer noção dos limites que o regime democrático e o dogma constitucional da separação de poderes impõem a quem , como ele, exerce as altas funções de Presidente da República".
Celso de Mello enfatizou que Bolsonaro demonstra "ostensivo desapreço" pela Constituição. Ele acredita que a sociedade vai reagir e não vai permitir retrocesso institucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário