terça-feira, 19 de julho de 2022

APUCARANA: Merendeiras participam de formação continuada sobre boas práticas de manipulação de alimentos


A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia de Educação e do Centro de Qualificação Total, está promovendo mais uma formação continuada para os servidores da rede municipal de ensino. Desde hoje (19/7) até a próxima sexta-feira (22/7), aproximadamente 150 merendeiras e auxiliares de cozinha, de 23 centros infantis e 35 escolas, estão participando de um curso técnico de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-PR).


“A alimentação oferecida aos alunos apucaranenses melhorou muito nos últimos anos, principalmente por causa do Programa Terra Forte. Por meio desta iniciativa, o município disponibiliza insumos e mudas gratuitamente aos pequenos agricultores locais e, em contrapartida, recebe frutas, legumes e verduras fresquinhos para enriquecer a merenda escolar. Além disso, a Autarquia de Educação também garante produtos específicos para as crianças que sofrem com restrições alimentares, como diabetes, fenilcetonúria e intolerância ao glúten ou à lactose,” disse o prefeito Junior da Femac.

A secretária de educação, Marli Fernandes, destacou que a qualidade da merenda escolar da rede municipal de Apucarana é atestada pelo selo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP). “As merendeiras e auxiliares de cozinha dos nossos CMEIs e Escolas passam por formação continuada pelo menos duas vezes por ano. A atualização dos conhecimentos é importante para que elas compreendam como os cardápios são elaborados, esclareçam suas dúvidas em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), aprendam sobre a correta manipulação dos alimentos e também a prevenir possíveis acidentes de trabalho,” detalhou.

O curso Boas Práticas na Manipulação de Alimentos será ministrado pelas instrutoras do SENAC-PR, Karina Lenda Alves (nutricionista), Elisângela Schatz Canezin de Carvalho (formada em gastronomia) e Larissa Paula da Silva de Souza (nutricionista). A carga horária total é de 15 horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário