quinta-feira, 7 de julho de 2022

APUCARANA: Convênio entre AMP e ONU garante criação da Universidade dos Prefeitos

 


A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) é a primeira associação municipalista do mundo a assinar um termo de cooperação com a ONU, visando a criação da Universidade dos Prefeitos do Paraná”. A afirmação é do presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Junior, que nesta quinta-feira (07/07), visitou o prefeito de Apucarana, Junior da Femac.

O assunto foi debatido pelos gestores durante o encontro, que ocorreu no gabinete municipal. O presidente da AMP explica que a Universidade dos Prefeitos é um programa de capacitação em gestão pública, visando o desenvolvimento dos municípios, a melhoria da administração pública e a ampliação de recursos às cidades a fundo perdido por meio de organizações internacionais.

Assinamos o termo de cooperação na semana passada na sede da ONU, em Genebra, na Suíça”, informa Weiller, acrescentando que a Universidade dos Prefeitos é fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná com o Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) e a Organização Mundial da Família (WFO).

O curso, que será ministrado por meio de uma plataforma digital, terá a duração de nove meses. “Os prefeitos dos 399 municípios do Paraná serão convidados a participar do curso e a certificação será dada pela Unitar”, explica o presidente da AMP.

O prefeito Junior da Femac reiterou a importância da capacitação dos gestores e da troca de experiências. “Conversamos sobre o fortalecimento dos municípios e práticas que desenvolvemos em Apucarana e que podem ser replicadas em outros municípios, como nas áreas da qualificação profissional, mobilidade urbana e turismo”, pontua Junior da Femac.

Junior da Femac destaca a trajetória do presidente da AMP, que foi vereador com 22 anos de idade, vice-prefeito com 26 anos e prefeito aos 30 anos. “Hoje, aos com 48 anos de idade, o Weiller está no quarto mandato de prefeito de Jesuítas. O Weiller é essa liderança jovem que vem sendo preparada para exercer grandes papéis no Paraná. Hoje a AMP é uma das associações de municípios mais atuantes do País. O Weiller mobiliza e defende os interesses dos municípios, mantendo uma interlocução sincera, republicana e sadia com os governos estadual e federal. Sempre através do diálogo, dentro do espírito do consenso e do bom senso”, ressalta Junior da Femac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário