A estudante de Direito e Filosofia Ana Júlia Ribeiro (PT), de 22 anos, tomou posse no início da tarde desta segunda-feira (4) como vereadora na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ela, que é a mais jovem vereadora da atual legislatura, ocupa a cadeira que estava vaga com a cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT) por quebra de decoro parlamentar.
Em seu discurso de posse, ela classificou de “injusto e desproporcional” o processo movido contra o colega de partido. Ana Júlia também disse que dará continuidade ao trabalho de Freitas e que vai lutar pela volta dele à Câmara.
Da tribuna, já anunciou que irá protocolar, ainda nesta segunda-feira, quatro pedidos de informação oficial ao Município, perguntando a taxa de ocupação das escolas municipais, a condição de saúde dos professores, a alimentação dada nas unidades e do apoio psicológico dado à comunidade escolar. Criticando a entrega do título de cidadão honorário ao ex-juiz Sérgio Moro, disse que irá apresentar projeto para conceder a mesma honraria ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
A nova vereadora faz curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Filosofia na Universidade Federal do Paraná ( UFPR). Ela foi uma das lideranças estudantis secundaristas durante as ocupações dos colégios estaduais, em 2016, em oposição à Reforma do Ensino Médio e à Emenda Constitucional 95/2016, que propôs a implementação do teto para os gastos públicos federais. Nessa época, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), então com 16 anos, Ana Júlia falou aos deputados estaduais em defesa das ocupações, o que a tornou bastante conhecida. Desde então, envolveu-se em campanhas pela erradicação do trabalho infantil.
Fonte: Contraponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário