quinta-feira, 2 de junho de 2022

APUCARANA: Quinta edição do Feira Verde contempla moradores do Recanto do Lago

 


O Programa Feira Verde avança e já atendeu cinco bairros. Nesta quinta-feira (02/06), foi a vez dos moradores do Núcleo Habitacional Michel Soni (Recanto do Lago) trocarem recicláveis por hortifruti. O programa vem se consolidando e conquistando cada vez mais a adesão dos moradores, que separam antecipadamente plástico, papel e papelão.

Silva Travagli avalia que o programa gera economia para as famílias e garante alimentos frescos na mesa. “Tem muita gente que precisa e não tem condições de comprar. Os produtos são bem fresquinhos e bastante variados. Estou levando para casa duas sacolas e acredito, se fosse comprar no mercado, eu gastaria em torno de R$ 50”, estima Silvia.

O secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto, afirma que o programa possui uma logística garantindo que os produtos cheguem frescos para as famílias. “Os hortifruti são fornecidos por agricultores familiares um dia antes da feira acontecer no bairro. Os produtos são entregues na parte da manhã, à tarde nossa equipe faz a separação das sacolas, à noite eles são conservados na câmara fria e no outro dia eles são repassados às famílias”, explica Canuto.

O prefeito Junior da Femac reitera que o “Feira Verde” veio para ficar. “Estamos muito satisfeitos com a adesão das famílias e isso permite evitar que os recicláveis cheguem ao aterro sanitário, contribuindo para alongar a sua utilização. O programa incentiva as famílias a fazer a separação do lixo, aumentando a consciência sobre a importância da reciclagem”, frisa Junior da Femac.

Edeson Luiz Martins, que trabalha na separação e na entrega das sacolas, afirma que os itens variam de uma edição para outra. “Sempre há algum item novo. Nesta semana, por exemplo, pudemos incluir a berinjela, pimentão e a pitaia, além do alface, repolho, salsinha, cebolinha, tomate, beterraba, banana, laranja e doce de banana e de abóbora”, cita Martins.

O vereador Rodrigo Lievore, que sugeriu a criação do programa ao prefeito Junior da Femac, acompanhou os trabalhos no Recanto do Lago. “Estive presente em todas as edições realizadas, que já contemplaram também o Solo Sagrado, o Adriano Correia, o Sumatra e o Jaçanã. Podemos ver a satisfação das famílias com o programa, que vem se consolidando e trazendo ganhos para o meio ambiente, agricultores familiares, cooperados da Cocap e moradores dos bairros”, reitera Lievore.

As próximas edições do “Feira Verde” vão acontecer no dia 7 de junho no Residencial Orlando Bacarin e no dia 9 de junho no Jardim Marissol, sempre no período das 9 às 11 horas. No dia 9, também haverá uma edição na parte da tarde, das 14h30 às 16h30, que atenderá os moradores do Núcleo Habitacional Marcos Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário