De acordo com o presidente venezuelano, a nova ordem pressupõe um mundo sem impérios hegemônicos
247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou nesta segunda-feira (20) que o mundo está caminhando para a construção de uma nova ordem. As declarações foram feitas em entrevista à rede de televisão pan-árabe Al Mayadeen durante sua viagem internacional a países da Eurásia e Norte da África, informa a Telesul.
"Escolhemos estar na vanguarda da construção de um novo mundo, de uma nova humanidade, e fazemos isso com todas as forças que na Ásia, África, Europa, Estados Unidos, América Latina e Caribe acreditam nesse caminho", enfatizou o chefe de Estado venezuelano.
Sobre esta nova construção mundial, Nicolás Maduro sublinhou que se trata de um planeta sem impérios hegemônicos. Da mesma forma, o presidente insistiu que nesta nova ordem mundial todos os países se respeitem e sejam iguais.
“Um mundo onde prevaleçam a cooperação, a solidariedade e a responsabilidade compartilhada”, disse o chefe de Estado venezuelano, enfatizando a pluralidade e a multicentralidade desta ordem nascente. "Direito, paz e respeito ao ser humano em primeiro lugar: esse é o consenso do século 21", valorizou.
Uma nova era geopolítica está surgindo para os próximos anos, enfatizou Nicolás Maduro, ao avaliar que "a hegemonia dos impérios está em fase de declínio, novos países e novas regiões estão surgindo".
Ao posicionar a Venezuela neste mundo emergente, Maduro disse que a nação estará na vanguarda. “Escolhemos estar na vanguarda da construção de uma nova humanidade que nasce e se consolida", destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário