Pacote de benefícios sociais que tramita no Congresso "é apenas uma desesperada tentativa de Jair Bolsonaro de organizar uma ‘virada’ nas eleições”, diz o jornalista
247 - O jornalista William Waack afirma, em sua coluna no jornal O Estado de S. Paulo, que o pacote de benefícios sociais que o governo tenta aprovar junto ao Congresso Nacional “é apenas uma desesperada tentativa de Jair Bolsonaro de organizar uma ‘virada’ nas eleições” que irá deixar uma “herança maldita” para o seu sucessor.
“Essa atabalhoada operação política faz parte também do modo de fazer negócios do Congresso. Outros países, como a Alemanha, recorreram a subsídios para atenuar o impacto dos preços dos combustíveis. No Brasil se alteram a Constituição, as regras fiscais e as normas para ano de eleições”, destaca Waack no artigo. “Nesse ‘estado de emergência’ causado pelos preços dos combustíveis, o Congresso interferiu também na capacidade dos governadores de arrecadar”, observa.
“Bolsonaro não inventou nada disso aí, apenas a sua incompetência política tornou mais fácil o “modo business” (Marcos Mendes) do Congresso. Sem qualquer plano de governo a não ser continuar no governo, não tem ideia da armadilha que preparou caso se reeleja”, destaca o jornalista.
“Para o País, criaram-se um cipoal de judicializações e um profundo descrédito na capacidade do sistema político de levar política fiscal a sério. Achando que o adversário está fazendo o serviço sujo (arrebentar com o teto de gastos), Lula não parece até aqui ter noção do que será – esta, sim – a herança maldita”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário