segunda-feira, 30 de maio de 2022

Pesquisa BTG/FSB: mais da metade dos eleitores de Ciro Gomes dizem que podem mudar o voto

 Números reforçam a percepção de que os eleitores de Ciro Gomes podem optar pelo voto útil nas urnas, trocando o pedetista por Lula para evitar a reeleição de Bolsonaro

Ciro Gomes (Foto: Reprodução/@cirogomes)


247 - Pesquisa telefônica do Instituto FSB, patrocinada pelo Banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira (30), traz mais um dado negativo para o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes: mais da metade de seus eleitores dizem que podem mudar o voto até outubro.

Ciro aparece na pesquisa com 9% das intenções de voto. Lula (PT) é o líder, com 46%, e Jair Bolsonaro (PL) o segundo colocado, com 32%. 

Entre os que declararam à pesquisa voto em Ciro Gomes, 55% disseram que ainda podem mudar de posição. Os que responderam que a decisão "já está tomada e não vai mudar mais" representam 44%. Não sabem ou não responderam somam 1%.

Os eleitores de Lula e Bolsonaro são os mais decididos. Entre os apoiadores de Lula, 80% garantem o voto no petista e 20% dizem que ainda podem mudar. Entre os bolsonaristas, 79% dizem que o voto está garantido e também 20% dizem que ainda pode ser alterado.

Os índices de Ciro Gomes reforçam a avaliação de que boa parte de seu eleitorado pode optar pelo voto útil nas urnas, trocando o pedetista por Lula para barrar a possibilidade de reeleição de Bolsonaro.


A pesquisa ouviu 2.000 pessoas por telefone entre 27 e 29 de maio. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03196/2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário