Imagem abriu margem para várias teorias
247 - A foto de uma formação geológica em Marte viralizou nas redes sociais, suscitando comentários apreensivos e teorias mirabolantes sobre seu aspecto.Muitos usuários viram nela uma "porta", enquanto outros se aventuraram em suposições sobre se uma civilização extraterrestre poderia criar uma "passagem" no planeta vermelho. A reportagem é do portal BBC.
Mas o que é mostrado na foto tirada pelo robô Curiosity, que envia informações sobre Marte desde que pousou ali em 2012, tem uma explicação mais lógica.
Segundo a Nasa, a agência espacial americana, trata-se de uma questão de perspectiva.
A origem e sua explicação
Em 7 de maio, a Nasa publicou uma nova fotografia do solo de Marte que a câmera Mast do robô Curiosity registrou.
A agência espacial americana identificou a imagem como parte da série "Sol 3466" que foi publicada em vários fotogramas no site do Programa de Exploração de Marte.
Desde a publicação, alguns usuários começaram a teorizar sobre sua forma e sua aparência de "porta" ou "passagem".
Mas essa imagem em particular é apenas uma parte de uma série que, vista em toda a sua composição, muda a perspectiva de sua dimensão e forma.
"É uma foto muito, muito, muito ampliada de uma pequena rachadura em uma rocha", explicou a Nasa à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC.
Na imagem a seguir você pode ver a composição que forma toda a série de imagens 3466 e quão pequena é a fissura naquela rocha da cratera Jezero, que o robô Curiosity explorou nas últimas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário