O lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no último dia 7, ajudou a aumentar as interações nas redes sociais do presidente. No entanto, o atual presidente e pré-candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) segue liderando as interações entre todos os candidatos à Presidência da República.
A constatação é do Monitoramento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (Dapp/FGV). O levantamento identificou mais de 25,3 milhões de interações e visualizações dos perfis dos presidenciáveis e de seus apoiadores, durante o período
Segundo os dados, Lula e seus apoiadores têm 40,28% dos perfis e geraram 32,08% das interações no Twitter no período. Em 7 de maio, destacou-se o compartilhamento do jingle da campanha e do slogan #vamosjuntospelobrasil, com uma alta de 634 mil interações durante o dia.
Os internautas também criticaram a gestão de Bolsonaro, principalmente em relação ao sigilo imposto a informações do Planalto e aos gastos com o cartão corporativo.
Bolsonaro tem 37,90% dos perfis, partiram 58,75% das interações no período. No sábado (7), os bolsonaristas apostaram na hashtag #brasilcombolsonaro e interagiram com repostas do presidente à Anitta, que incentivou o eleitorado jovem a tirar o título de eleitor, e também ao ator Leonardo DiCaprio, que postou um vídeo com críticas ao governo Bolsonaro sobre a preservação da floresta amazônica.
O grupo também fez ataques a imagens que mostraram seguranças de Lula armados, o que chamaram de hipocrisia, e à presença do petista na capa da revista Time.
Bolsonaro teve vantagem em relação a Lula durante o período no Facebook com respectivamente 7,3 milhões de interações contra 3,4 milhões; e no Instagram com 6,3 milhões contra 5 milhões. No Twitter, porém, eles ficaram próximos com 3,6 milhões contra 3,1 milhões. No YouTube a liderança é do petista com 1 milhão contra 750 mil de Bolsonaro.
Os presidenciáveis da terceira via seguem em baixa nas redes. Juntos, os nomes do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e Ciro Gomes (PDT) respondem por 7,3% das interações a partir de 6,13% dos perfis no Twitter.
Fonte: DCM
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