sábado, 21 de maio de 2022

Casamento de Lula e Janja teve repercussão amplamente favorável nas redes sociais

 Casamento do ex-presidente Lula com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, registrou 71,2% de menções positivas no Twitter

Casamento do Lula e Janja (Foto: Ricardo Stuckert)


247 - casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, realizado na quarta-feira (18), registrou 71,2% de menções positivas no Twitter, segundo um levantamento da consultoria Arquimedes, divulgado pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. 

Na análise da consultoria, que analisou 200 mil comentários postados na rede social, “venceu a narrativa de que Lula ‘merece ser feliz de novo, voltar a amar. Influenciadores de fora da bolha política também aprovaram a união’", destaca a reportagem. A presença de influenciadores como Gil do Vigor e Paulo Vieira também ampliou o engajamento positivo pois são "atores de fora da política que chamam outros públicos" , destaca a colunista. 

Segundo a consultoria, os bolsonaristas tentaram argumentar que se tratou de uma festa nababesca, que Lula não liga para os pobres, que gastou muito dinheiro. Mas foram imediatamente confrontados com o argumento de que Bolsonaro gasta dez vezes mais com cartões corporativos em suas viagens, motociatas e férias. E que esses gastos, além de ser com dinheiro público, têm sigilo de cem anos". As críticas ao casamento somaram 27% do total de tuítes analisados.

A análise conclui afirmando que, apesar de não ter sido um evento político, “Lula conseguiu, ao contrário das expectativas até de aliados, transformar a festa num ato com muitos simbolismos positivos para a campanha dele". 

Jair Bolsonaro também obteve uma boa repercussão positiva com a vinda de Elon Musk ao Brasil. O encontro do bilionário sul-africano com Bolsonaro, ocorrido nesta sexta-feira (20), levantou 280 mil tuítes, com 75% de menções positivas e 25% negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário