quarta-feira, 18 de maio de 2022

Bahia: ACM Neto vence no primeiro turno, mas Lula pode reduzir vantagem

 O apoio do ex-presidente Lula a Jerônimo Rodrigues reduz significativamente a vantagem de ACM Neto, que lidera com uma margem de 61 pontos, segundo pesquisa Quaest/Modal

(Foto: Reprodução/Facebook | Ricardo Stuckert)

247 - Pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira, 18, mostra ACM Neto (União Brasil) na liderança isolada pelo governo da Bahia, com 67% da preferência dos eleitores. O segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), tem apenas 6% das intenções de voto.

Rodrigues é seguido por João Roma (PL), que aparece com 5%. Atrás dele vem Kleber Rosa (PSOL), com 1%. Brancos, nulos e aqueles que não pretendem votar somam 12%. 8% estão indecisos. 

Apesar da forte liderança, ACM Neto não é o candidato definitivo da maioria da população, ressalta o diretor da Quaest, Felipe Nunes. 

"A vantagem expressiva de ACM está longe de apontar para uma vitória fácil e antecipada. Para 52% dos entrevistados, a escolha de voto para governador não é definitiva", escreve ele, em seu Twitter. 46% afirmaram que a escolha é definitiva, enquanto 3% não souberam ou não responderam. 

A pesquisa indica que o fator crucial para a mudança de voto dos eleitores baianos é a entrada de Lula como apoiador de Rodrigues. Considerando esse apoio, a margem de liderança de ACM Neto sobre Rodrigues é reduzida significativamente (47% a 34%). Com o apoio de Bolsonaro, Roma vai a 10%. Outros 10% estão indecisos. 

Lula é o favorito na Bahia, com 63% das intenções de voto. O segundo colocado, Jair Bolsonaro, aparece com 17%, seguido por Ciro Gomes (5%), João Doria (2%), André Janones (2%) e Simone Tebet (1%). Brancos, nulos e aqueles que não pretendem votar somam 7%. 3% estão indecisos.

Senado 

Na disputa para o Senado Otto Alencar (PSD) permanece em primeiro, com 34% das intenções de voto, seguido por Marcelo Nilo (Republicanos, 9%), Cacá Leão (PP, 8%), Raíssa Soares (PL, 6%) e Tâmara Azevedo (PSOL, 6%).


Nenhum comentário:

Postar um comentário