Maxwell, que é agenciado pelo ex-atleta Moacir Marconi, o Coquinho, alcançou a sua segunda vitória na “28”, pois ele havia sido campeão na prova em 2018. Além da vitória neste sábado, o atleta de Uganda quebrou o recorde da competição, com o tempo de 28’18”. O recorde anterior pertencia ao apucaranense Cláudio Ribeiro, com a marca de 28’42” na corrida disputada em 1982. Ribeiro, que esteve presente acompanhando a corrida, entregou a premiação para Maxwell.
“O Maxwell chegou de seu país ontem (sexta-feira), hoje (sábado) às 5 horas da manhã em Apucarana e conseguiu subir no lugar mais alto do pódio. Para mim ele é um herói”, comemorou Coquinho, que agradeceu o prefeito Junior da Femac e ao público presente. “Eu vivo isso desde 1974, é impressionante, pois aqui chega a dar 30 mil pessoas assistindo e incentivando esses atletas. E por isso esse recorde tem que ser comemorado sendo o quarto melhor resultado do Brasil”, destacou Coquinho. Como premiação, Maxwell ganhou R$ 8 mil reais, troféu e medalha.
O segundo colocado foi o atleta pernambucano Justino Pedro da Silva, seguido por Gilmar Silvestre Lopes (que em 2020 ficou na segunda posição). Giovani dos Santos (seis pódios na Corrida Internacional de São Silvestre) foi o quarto colocado e Altobeli Santos da Silva (bicampeão da “28” em 2017 e 2019) obteve a quinta posição.
Com o tempo de 34’13”, Vivian Kiplagati, também agenciada por Coquinho, foi a campeã, ficando sete segundos a frente da argentina Marcela Cristina Gomez Cordeiro. Jenifer do Nascimento Silva ficou em terceiro lugar, seguida por Amanda Aparecida Oliveira e Felismina Cavela, do Quênia.
O prefeito Junior da Femac elogiou a tradicional competição. “Tivemos aqui em Apucarana uma prova sensacional, de alto nível técnico, com atletas da melhor qualidade. Foi uma grande festa do esporte apucaranense e que teve quebra de recorde na corrida. Agradeço a todos os patrocinadores e apoiadores e, parabenizo a equipe da Secretaria Municipal de Esportes pela organização do evento”, frisou o prefeito Junior da Femac.
O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes, estava muito feliz. “Foi uma das melhores provas realizadas nos últimos anos pelas duas categorias. O Maxwell mostrou o seu favoritismo, assim como a Vivian. A prova superou todas as expectativas e foi realizada com sucesso. No próximo mês de janeiro tem a 60ª edição e com certeza será uma corrida histórica”, frisa o professor Grillo.
Na prova de 10 Km os melhores apucaranenses foram: masculino – 1º) Geison Novais de Souza; 2º) Luis Cláudio de Freitas; 3º) Allan Jones; 4º) Luis Henrique Pereira; e 5º) Renan Tanaka.
Feminino – 1º) Cleide Leandra da Silva; 2º) Renata Paula de Souza; 3º) Lourdes Maria de Jesus; 4º) Elaine Castro; e 5º) Fabiana Siqueira.
PROVA DE 5 KM
Na prova de 5 Km, que teve largada às 19 horas, o vencedor foi o atleta paulista Bruno Santana, de Tarumã, com o tempo de 15’44”, seguido por Anderson dos Santos (Campo Mourão) e Rodrigo Andrade (Apucarana). Pelo naipe feminino, a primeira colocada foi Franciele Maria de Oliveira da Silva (Astorga), com a marca de 18’08”, com Bruna Bueno em segundo lugar e Kerolen Fernanda Calisto em terceiro.
De Apucarana os melhores colocados no masculino foram Roberto Carlos Souza (1º), Fernando França (2º) e Tiago Siqueira (3º). No feminino, Pâmela Weyand (1º), Claudete Pinheiro (2º) e Larissa Cilião (3º).
Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Paulo Vital, os vereadores Tiago Cordeiro de Lima, Luciano Facchiano, Antônio Garcia, Mauro Bertoli e a vereadora Jossuela Pirelli, patrocinadores, apoiadores, empresários e demais autoridades.
A 59ª Prova Pedestre 28 de Janeiro foi realizada pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, contou com patrocínio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Cresol, Unimed Apucarana, UniCesumar, Sanepar/Governo do Paraná, Construtora Hirose, Unopar, Facnopar, Nos Energy Drink, FAP e Nissei, tendo o apoio da Rede Massa/SBT, 98 FM, Rádio Água Viva, Rádio Nova AM, Rádio Cultura, Rede de Rádios e Jornal Tribuna do Norte/Site TNOnline.
Nenhum comentário:
Postar um comentário