sexta-feira, 22 de abril de 2022

Ministros dos STF avaliam que Bolsonaro 'busca o enfrentamento' e que decreto de graça a Silveira será derrubado pela Corte

 Ministros avaliam que Jair Bolsonaro concedeu o perdão ao deputado Daniel Silveira "para mobilizar sua base e colocar o Supremo na berlinda", diz a jornalista Malu Gaspar

Jair Bolsonaro e Supremo Tribunal Federal (Foto: Agência Brasil)

247 - Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que a decisão de Jair Bolsonaro de conceder a graça ao deputado Daniel Silveira, condenado esta semana por promover ataques contra a Corte e a democracia, tem como objetivo a “busca pelo enfrentamento”. De acordo com a coluna da jornalista Malu Gaspar, de O Globo, ao menos dois ministros teriam adiantado que o decreto” fatalmente será derrubado no plenário do tribunal”.

Segundo os integrantes do STF ouvidos pela reportagem, o processo de Silveira ainda não transitou em julgado, já que ele poderá recorrer da sentença, o que deverá levar o decreto a ser derrubado caso o assunto chegue ao plenário da Corte. Os magistrados também ressaltam que a graça não afeta a inelegibilidade do parlamentar. 

“Os ministros acham que Bolsonaro já sabia das poucas chances de o decreto ser chancelado, mas foi em frente para mobilizar sua base e colocar o Supremo na berlinda”, destaca a colunista. “As justificativas do decreto, lidas na íntegra por Bolsonaro na live, mostram que o Planalto realmente já antecipava que a falta de uma condenação definitiva poderia ser questionada no Supremo”, diz ela mais à frente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário