sábado, 9 de abril de 2022

Jornalistas da CBN e RIC TV são agredidos em Curitiba e sindicato faz denúncia à OAB

                 (Foto: Reprodução / RIC TV)


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) denunciou nesta sexta-feira (8) a agressão a dois jornalistas, uma da Rádio CBN Curitiba e um da RIC TV. A agressão ocorreu durante a cobertura de um protesto de mães de crianças com deficiências no centro de Curitiba. A denúncia foi encaminhada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção do Paraná.

De acordo com os jornalistas que trabalhavam na cobertura, a repórter Simone Giacommetti, da Rádio CBN, teve o celular tomado por um advogado, que saiu com o aparelho e afirmou que não iria devolver. O mesmo advogado ainda empurrou o repórter Raphael Augustus, da RIC TV, e deu um soco na câmera de TV antes de entrar no prédio.

O advogado pode ser identificado pelas imagens gravadas durante o episódio. Ele só devolveu o celular da repórter posteriormente.

“O SindijorPR pede que a OAB Paraná abra processo disciplinar para apurar as denúncias de agressão atribuídas ao advogado do condomínio e também está prestando outras orientações às vítimas”, disse o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

Nesta sexta (8), o Grupo RIC emitiu a seguinte nota: “A propósito de um incidente ocorrido neste dia 8 com equipes de reportagem da RICTV e da rádio CBN Curitiba, queremos ressaltar nosso absoluto repúdio a todo tipo de intimidação e violência, especialmente contra a imprensa no exercício de suas funções de informar a população. Durante a cobertura de um protesto, jornalistas foram agredidos fisicamente, como comprovam as imagens feitas no local. Felizmente eles não sofreram ferimentos. O agressor também danificou equipamento da emissora. O incidente exigiu a interferência de seguranças do local para conter a violência absolutamente injustificada contra os repórteres. O Grupo RIC e a sua emissora RICTV reiteram a completa confiança nas instituições que certamente atuarão para coibir ações lamentáveis como essa, que atenta contra a liberdade de imprensa".

Fonte: Bem Paraná 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário