domingo, 3 de abril de 2022

Coritiba x Maringá: escalações, onde assistir e disputa por título inédito ou fim de jejum

 

(Foto: Divulgação/Coritiba/Felipe Dalke)

Coritiba e Maringá decidem neste domingo (3 de abril), a partir das 16 horas, quem será o grande vencedor do Campeonato Paranaense de 2022. As duas equipes, que chegaram à decisão também com as melhores campanhas ao longo da competição, terão força máxima para o confronto no Couto Pereira, com o Coxa tendo a vantagem do empate após vencer a partida de ida, no Estádio Willie Davids, por 2 a 1, de virada. 

Abaixo você confere todos os detalhes e curiosidades sobre o decisivo e histórico jogo deste domingo.

Onde assistir

A finalíssima do Campeonato Paranaense será transmitida pela NSports e também pelo aplicativo OneFootball, no streaming (serviço pago). Na TV aberta, será possível acompanhar a decisão através da TV Assembleia. Além disso, para quem mora em Maringá, a Prefeitura municipal vai disponibilizar um telão na Vila Olímpica, com transmissão ao vivo da partida. O evento é gratuito.

Título inédito ou fim de jejum?

O Coritiba busca o 39º título estadual da sua história. É o maior campeão da competição, seguido por Athletico (26) e Ferroviário (8). Contudo, não levanta ataça desde 2017, o que significa um jejum de cinco anos sem que a torcida coxa-branca solte o grito de 'é campeão'.

Já o Maringá FC foi fundado em 2010 e chegou à final do estadual em 2014, quando acabou derrotado pelo Londrina. O clube, portanto, busca o título inédito. Já a cidade de Maringá conquistou o Paranaense três vezes, todas com o Grêmio Maringá, em 1963, 1964 e 1977.

O título do Paranaense ficou 95 vezes na capital e 14 vezes no Interior (5 em Londrina, 3 em Maringá e 6 em outras cidades).

Histórico

Coritiba e Maringá se enfrentaram dez vezes na história, com cinco vitórias para o time da capital paranaense, dois empates e três derrotas. Nos confrontos, o clube do Alto da Glória marcou 16 vezes, enquanto o do interior balançou as redes em 13 ocasiões.

Na atual edição do Paranaense, o Maringá já disputou 16 jogos e só conseguiu o resultado que precisa para ficar com taça em quatro confrontos (contra Rio Branco, Operário e União, na primeira fase, e no jogo de volta das quartas de final, contra o Cascavel).

O Coritiba, por sua vez, está invicto como mandante, somando quatro vitórias e três empates no Couto Pereira (dois desses empates em confrontos contra o seu maior rival, o Athletico).

Regulamento

O Coritiba venceu o jogo de quarta-feira por 2 a 1. Com isso, só precisa de um empate para ser campeão no domingo. Se perder por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. O gol como visitante não é critério de desempate. O Maringá precisa vencer por dois gols de diferença no tempo normal para ficar com o título;

Escalação do Coritiba

O time do Coxa deve ter cinco mudanças para a finalíssima, com o técnico Gustavo Morínigo escalando o zagueiro Henrique, o lateral-esquerdo Egídio, os volantes Willian Farias e Andrey e o meia Thonny Anderson nos lugares do zagueiro Guillermo, do lateral-esquerdo Guilherme Biro, dos volantes Matheus Sales e Val e do meia Robinho. Henrique e Willian Farias estavam suspensos no jogo de ida, em Maringá, enquanto Egídio, Andrey e Thonny Anderson não começaram jogando a partida no interior do Paraná por algum desgaste físico excessivo (os três entraram no segundo tempo da partida de quarta-feira.

As principais dúvidas na escalação são nas laterais. Pela direita, Warley, que é lateral de origem, é o favorito para iniciar jogando no setor. O zagueiro Guillermo, contudo, já foi improvisado na lateral em algumas partidas e pode ser a novidade no domingo. Pela esquerda, Guilherme Biro começou a partida de ida e teve participação decisiva no gol do empate coxa-branca. O experiente Egídio, porém, foi titular da equipe na maior parte da campanha no Estadual e pode retomar a titularidade.

O técnico Gustavo Morínigo vem utilizando o esquema tático 4-2-3-1, com Alef Manga e Igor Paixão pelos lados do campo e Thonny Anderson como meia ofensivo centralizado.

Escalação do Maringá

O Maringá não terá desfalques para a decisão no Couto Pereira e viajou na sexta-feira para a capital paranaense, fazendo neste sábado, véspera do jogo, um treino recreativo no CT do Caju, do Athletico Paranaense.

O time titular não foi confirmado pelo técnico Jorge Castilho, que pode, se quiser, repetir a formação titular da partida passada. Há a possibilidade, no entanto, dele apostar num meio de campo diferente, mais ofensivo. Se seguir por esse caminho, o meia Guilherme Castro pode ganhar a titularidade para a saída de Denoni, Parrudo ou Matheus Bianqui.

FICHA TÉCNICA

Coritiba x Maringá

Coritiba: Alex Muralha; Warley (Guillermo), Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias e Andrey; Igor Paixão, Thonny Anderson e Alef Manga; Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo
Maringá: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Vilar e Raphinha; João Denoni, Matheus Bianqui e Parrudo (Guilherme Castro); Mirandinha, Alemão e Felipe Saraiva. Técnico: Jorge Castilho.
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo (3/4) às 16 horas

Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário