quinta-feira, 14 de abril de 2022

Assembleia aprova José Mauro Coelho para a presidência da Petrobrás

 O governo, no entanto, perdeu mais uma cadeira no conselho de administração da empresa para acionistas minoritários

(Foto: Reprodução)


247 - Em assembleia confusa nesta quarta-feira (13), o nome de José Mauro Coelho, indicado pelo governo Jair Bolsonaro (PL), foi aprovado para presidir a Petrobrás. A gestão federal, no entanto, teve uma derrota: perdeu mais uma cadeira no conselho de administração da empresa para os acionistas minoritários.

O governo Bolsonaro tentava aprovar oito conselheiros, incluindo José Mauro Coelho, mas com forte mobilização dos acionistas minoritários conseguiu apenas seis. Carlos Eduardo Lessa Brandão e Eduardo Karrer ficaram de fora.

O conselho conta com 11 cadeiras, sendo uma delas reservada a um representante dos empregados da Petrobrás - para esta foi escolhida Rosângela Buzanelli - e duas para acionistas minoritários.

Nos últimos anos, estes conseguiram eleger três representantes, e desta vez conseguiram mais uma cadeira. Francisco Petros, Marcelo Mesquita de Siqueira Filho, Marcelo Gasparino da Silva e João José Abdalla, banqueiro conhecido como Juca Abdalla, foram escolhidos como representantes dos minoritários. 

Além de José Mauro Coelho, o governo conseguiu eleger Marcio Weber e Luiz Henrique Carolli. Murilo Marroquim, Ruy Flaks Schneider e Sônia Villalobos já eram membros do colegiado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário