quinta-feira, 3 de março de 2022

Programas de residências da Autarquia de Saúde iniciam novas turmas



 Os já consolidados programas de Residências Multiprofissional e Médica da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, que entram no 7º ano, iniciaram hoje novas turmas. Na aula inaugural, realizada online devido à pandemia, o prefeito Junior da Femac deu boas vindas aos 31 novos residentes, sendo 24 deles oriundos de outras cidades do Paraná, e ainda dos estados de São Paulo e Mato Grosso.

“Hoje é o dia de dar boas vindas a cada um de vocês que iniciam um curso de excelência. Esta é uma residência única porque acontece dentro de uma Autarquia Municipal de Saúde, enfrentando as situações reais da saúde pública. Apucarana acredita e investe no SUS. A saúde pública de qualidade é um direito de todos e garantir isso é uma das características de Apucarana”, disse Junior da Femac.

O prefeito lembrou que os programas de residências da AMS começaram em 2016 com o então prefeito Beto Preto e hoje secretário de estado da saúde. “Ele é uma pessoa a ser admirada, pelo amor que tem pela saúde pública e gestão pública”, destacou Junior da Femac.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, ressaltou que “há 7 anos, os programas de residência da Autarquia de Saúde vêm qualificando profissionais para o mercado de trabalho, num aprendizado focado no atendimento a aqueles mais necessitados. Apucarana é uma das poucas cidades que tem residência, oferecendo uma oportunidade para seus profissionais sentirem o verdadeiro espírito do trabalho realizado pelo SUS”, afirmou Bachiega.

O coordenador da Comissão de Residência Médica, Odarlone Orente, informou aos novos residentes que Apucarana tornou-se um polo formador de profissionais na área da saúde, com atuação no Sistema Único de Saúde. “A Autarquia de Saúde e a cidade estão gratas por recebê-los”, manifestou Orente.

A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, Angélica Ferreira Domingues, enaltece a entrada do sétimo ano dos programas de residências. “As residências não teriam caminhado sem o apoio dos nossos gestores e também graças aos nossos profissionais, tutores e coordenadores. Quem sai ganhando é a comunidade. São especialistas das mais diversas áreas que atuam na atenção básica de saúde. Estamos felizes com o resultado que a atuação dos residentes tem gerado na melhoria do atendimento na rede pública de saúde do município. Os ganhos são muitos significantes”, avalia Angélica.

Os novos residentes fazem parte da 7ª Turma da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família; da 7ª Turma da Residência Multiprofissional em Saúde Mental; 7ª Turma da Residência Multiprofissional em Enfermagem Obstétrica; 4ª Turma de Residência em Medicina de Família e Comunidade; e da 5ª Turma do Programa de Residência Médica em Dermatologia.
O Programa de Atenção Básica/Saúde da Família reúne 18 residentes, sendo enfermeiros, profissionais de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e psicólogos. No Programa de Saúde Mental são 6 residentes enfermeiros, psicólogos e assistentes Sociais. Já no Programa de Residência em Obstetrícia são 3 enfermeiros.

Os Programas de Residência Médica contam com dois médicos de Medicina de Família e Comunidade e dois de Dermatologia.
A residência em saúde é uma especialização latu sensu que associa teoria e prática com duração de dois anos, e os novos residentes destes programas estarão se capacitando e prestando serviços em diversos pontos da rede de saúde da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário