Acordo prevê um cessar-fogo e até mesmo a retirada das tropas russas do território ucraniano, mas a Ucrânia precisará aceitar algumas condições
247 - O jornal britânico Financial Times publicou reportagem nesta quarta-feira (16) afirmando que Rússia e Ucrânia já têm um esboço do que pode ser um acordo de paz para pôr fim à guerra que já se aproxima do primeiro mês de duração. Enquanto o acordo não é de fato selado, a Rússia mantém seus ataques contra a Ucrânia, como forma de pressionar o país a ceder.
Segundo o jornal, os dois países avançaram nas negociações por um cessar-fogo. Há ainda a possibilidade de retirada das tropas russas da Ucrânia. Para isso, porém, ucranianos precisam concordar em declarar sua neutralidade, pôr limite ao tamanho de suas forças armadas, renunciar ao pedido de ingresso na Otan e se recusar a abrigar bases militares de outros países em seu território.
Em contrapartida, a Rússia retiraria suas tropas e ofereceria proteção contra os Estados Unidos e seus aliados.
De acordo com a publicação, o ponto que ainda causa divergência é o reconhecimento da Crimeia como russa e da independência dos Estados em Donbass por parte da Ucrânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário