quinta-feira, 31 de março de 2022

Conflito de interesses: Castello Branco assume direção de empresa que comprou poços da Petrobrás vendidos em sua gestão


"Será que a atuação de Castello Branco, lá atrás, no momento das vendas e privatizações de cada campo que compõe a nova empresa, já não estava contratada?", questiona o Sindipetro

Roberto Castello Branco (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
 

247 - Roberto Castello Branco assumiu a direção da 3R Petroleum, empresa que comprou campos maduros da Petrobrás quando ele era o presidente da estatal. Castello Branco já é membro independente do conselho de administração e do comitê financeiro da companhia. 

Embora a lei não o enquadre como criminoso, uma vez que Castello Branco cumpriu o chamado "período de quarentena", de 6 meses após deixar o cargo, a situação evidencia conflito de interesses e "porta giratória", aponta o Sindicato dos Petroleiros do RJ. 

"Será que depois de um ano fora da Petrobrás o ex-presidente esqueceu ou apagou de sua memória todos as informações estratégicas sobre as atividades da Petrobrás? Será que Bolsonaro e Paulo Guedes deram alguma pílula azul para Castello apagar de sua memória e HDs informações privilegiadas? Será que a atuação de Castello, lá atrás, no momento das vendas e privatizações de cada campo que compõe a nova empresa, já não estava contratada?", questiona o Sindipetro-RJ. 

O Sindipetro mapeou os negócios fechados entre a Petrobrás e a 3R Petroleum durante a gestão de Castello Branco, entre 2019 e março de 2021. Estes são: 

  • Polo Peroá
  • Polo de Macau
  • Fazenda Belém
  • Polo Ventura
  • Campos na Bacia Potiguar (Polo Pescada)
  • Polo Recôncavo (confira detalhes sobre cada poço aqui). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário