terça-feira, 15 de março de 2022

Cogitado em novo partido e com Lula, Kalil cresce nas pesquisas

 

O ex-presidente Lula (PT) e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Imagem: Reprodução

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que é pré-candidato ao governo de Minas Gerais, cresce nas intenções de voto quando é vinculado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com uma pesquisa interna, encomendada pelo PT. Cada vez mais próximo do petista, o atual mandatário da capital mineira, ele deve migrar de partido nos próximos dias.

Kalil tem 24% no cenário normal, mas quando é colocado ao lado de Lula sobe para 32%. O atual mandatário estadual, Romeu Zema (Novo), tem 44% no cenário sem os presidenciáveis e cai para 38% quando Lula entra no jogo ao lado de seu adversário. De acordo com a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, é desejo de Kalil ter o apoio do petista e, portanto, ele cogita trocar o PSD pelo PSB.

Alexandre Kalil deve renunciar do cargo de prefeito no dia 25 de março. Ele é desconhecido no interior do estado, onde Lula, com 45% de intenções de votos na região, o ajudaria a ganhar popularidade. Por causa disso, de acordo com a CartaCapital, os números da pesquisa foram comemorados também pelo PSD.

No final de fevereiro, o ex-presidente do Atlético Mineiro se reuniu com Lula, em encontro que serviu para melhorar as conversas, incluindo o debate sobre a candidatura ao Senado. Lula quer lançar o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que aparece com 27% na pesquisa quando recebe seu apoio. No entanto, o atual partido de Kalil, PSD, pretende reeleger Alexandre Silveira (PSD), que ganhou a cadeira após a indicação de Antonio Anastasia (PSD) ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Kalil pode mudar de partido

A coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles, diz que o prefeito de Belo Horizonte negocia trocar o PSD pelo PSB, para facilitar o apoio do ex-presidente Lula (PT) à sua candidatura ao governo de Minas Gerais.

O PSD provavelmente não apoiará Lula no primeiro turno das eleições presidenciais. Além disso, há um outro impasse na vaga ao Senado: Lula quer o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), mas o atual partido de Kalil deverá lançar Alexandre Silveira (PSD) para a reeleição.

No entanto, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, foi procurado e afirmou que “neste momento não me consta que ele esteja cogitando a possibilidade de ingressar no PSB”.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário