sábado, 26 de março de 2022

Bolsonaro diz que evento do PL neste domingo é lançamento de sua “pré-candidatura”, o que é crime eleitoral

 Campanha já havia mudado as características do anúncio para filiação ao partido após alerta de advogados, mas fala de Bolsonaro contraria movimento

Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)


247 - Jair Bolsonaro convidou seus apoiadores neste sábado (26), durante um passeio de moto na Ceilândia, entorno da capital federal, a irem neste domingo ao ato de lançamento de sua pré-candidatura. A declaração foi feita mesmo após sua campanha ter alterado o caráter do evento para filiação ao PL, uma vez que a legislação eleitoral proíbe o lançamento de pré-candidatura.

"Amanhã está previsto às 10 da manhã. Aí não sei, deve ter muita gente lá, muita gente está se inscrevendo. Não precisa se inscrever. Se tiver espaço, vai entrar mesmo quem [não] está inscrito. É o lançamento da pré-candidatura", disse Bolsonaro neste sábado (26).

Questionado por uma apoiadora se este seria o pontapé inicial da campanha, Bolsonaro respondeu: "Não começa a campanha ainda. Campanha é 45 dias antes [da eleição]. Mas é mostrar que eu sou candidato à reeleição".

Para se adequar às regras, o evento passou a se chamar “Movimento filia Brasil”, assim como todo seu material de divulgação. Um ato de anúncio de pré-candidatura poderia ser enquadrado como campanha antecipada e abuso de poder.

Ironicamente, também neste sábado, Bolsonaro foi ao Tribunal Superior Eleitoral contra o festival de música Lollapalooza e contra a cantora Pabllo Vittar por manifestações pró-Lula durante os shows e escrachos contra o seu nome. A acusação é de suposta antecipação de campanha eleitoral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário